Artista catarinense cria cerâmicas poéticas inspiradas no coração humano

O coração humano é responsável pela pequena circulação, quando o trajeto do sangue se restringe ao coração e aos pulmões, e também pela grande circulação, caso em que o sangue é bombeado para as células do nosso corpo para deixar o gás oxigênio e capturar o gás carbônico.

Isso a gente já sabe, aprendeu na escola desde cedo, e percebeu que as características desse músculo pouco se assemelha ao coração que casais apaixonados distribuem por aí ao seu amor.

O que a gente não sabe sobre o coração humano, ou o anatômico, é que ele também pode ser usado com maestria como tema na decoração. Parece chocante? Sem estética para enfeitar? Grosseiro demais? Não é bem isso que a artista visual Lena Muniz acredita.

A catarinense de Joinville que cresceu em Florianópolis consegue enxergar militância, política, poesia e feminismo no desenho. “Estava lendo alguns temas da contemporaneidade, coisas como identidade e afeto, e o órgão humano veio como outra fonte de inspiração. (…) O coração pode ser o oposto da misoginia, é amar as mulheres, aceitar e tomar conta”, explicou Lena, em entrevista ao FTC.

A inspiração apareceu em 2008, mas a artista já brincava com o desenho ao assinar seus trabalhos. Hoje os corações de Lena são produzidos à mão em cerâmica e decorados de maneiras diversas. Alguns lembram a azulejaria portuguesa, outros são costurados, sempre semelhantes ao órgão humano mesmo.

A inserção das peças na decoração e como acessório também varia. Dá pra usar de maneira simples como esculturas sobre livros na mesa de centro, ou como vasos, já que também se consegue acomodar plantinhas nas cerâmicas (neste último caso, existem peças próprias para isso).

Ao todo, são cinco modelos de coração anatômico disponíveis no ateliê de Lena Muniz. “Tenho ele inteiro, costurado, bordado, com espaço para air plant e como vaso”, explicou. Agora há também a versão miniatura, para ser usada como pingente.

“A gente tem que valorizar o racional, mas as emoções enriquecem nossa existência, aprender a lidar com elas também, como nos relacionamos com quem amamos, com quem concorda com a gente, com quem discorda. Precisamos do diálogo, do debate, mas também temos que saber a hora que é enfrentamento. Isso exige muito de nós, mulheres”, observou.

Lena Muniz também é ilustradora e designer gráfico. Já participou de algumas exposições coletivas e individuais entre 2012 e 2014, em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Cursou especialização em Poéticas Visuais na Embap de Curitiba e ministra cursos e workshops de bordados confessionais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Viagem tripulada a Marte seria melhor com passagem por Vênus, afirmam astrônomos

De acordo com cientistas norte-americanos, cálculos das órbitas entre a Terra e Marte os levaram a concluir que tais viagens seriam mais rápidas, eficientes, e permitiriam estudar os dois planetas. Uma viagem da Terra a Marte …

EUA: Suprema corte autoriza a divulgação de documentos financeiros de Trump

A Suprema Corte dos Estados Unidos impôs uma grande derrota a Donald Trump, ao decidir que um procurador de Nova York tem direito de acesso a vários documentos financeiros do presidente, incluindo declarações de …

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …