A árvore mais solitária do mundo registrou “o princípio do fim da humanidade”

Um abeto isolado, conhecido como “a árvore mais solitária do mundo”, contém o marcador geológico que assinala o início do Antropoceno, época que alguns definem como “o princípio do fim da humanidade”.

Se quisermos definir o Antropoceno como o momento em que “a humanidade inventou a tecnologia para se tornar extinta”, então “a árvore mais solitária do mundo” diz que tudo começou em 1965.

Essa é a conclusão dos pesquisadores Chris Turney e Jonathan Palmer, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, e Mark Maslin, da Universidade do Colégio de Londres, no Reino Unido, destacam em um artigo no The Conversation.

O Antropoceno ou Antropocêntrico, também descrito como “a idade recente do homem”, é um termo ainda controverso, sendo usado por cientistas para definir a fase atual da história da Terra, assinalando aquele que teria sido o momento em que os humanos assumiram domínio absoluto sobre a natureza.

Há cientistas que defendem que a intervenção humana na Terra, fruto do desenvolvimento tecnológico, teve um impacto tão importante no planeta que originou uma ruptura com o passado e um novo começo, à semelhança do que teria acontecido quando um asteroide aniquilou os dinossauros, acabando com o período Cretáceo e dando início ao Paleógeno, constata o Live Science.

Esse momento, do fim do Cretáceo, é detectável nos registros geológicos como um “pico no elemento iridium“, substância provavelmente originária do asteroide que colidiu com a Terra.

Assim, uma “assinatura” geológica semelhante teria que existir para “definir o Antropoceno como uma época real”, salienta a publicação. O caminho para essa “assinatura” pode estar nos testes nucleares realizados acima do solo, durante o período mais tenso da Guerra Fria.

“Potencial marcador para o início do Antropoceno”

Já se especulou que o aumento dos gases de efeito estufa ou do carbono na atmosfera, ou ainda o boom populacional do pós-Segunda Guerra Mundial, seriam marcadores dessa nova época.

Mas, afinal, o Antropoceno teria começado em 1965, concluem os pesquisadores no artigo científico publicado nos Scientific Reports. É um abeto isolado, da espécie Sitka, que fica na Ilha Campbell, ao sul da Nova Zelândia, que aponta para a data, explicam os autores do estudo.

Localizado a mais de 275 quilômetros de qualquer outra árvore, o abeto é descrito como “a árvore mais solitária do mundo” e não é nativa da ilha. Foi plantada no local, no início do século XX, pelo governador da Nova Zelândia, Lord Ranfurly.

“A madeira da árvore registrou o radiocarbono produzido por testes de bombas atômicas acima do solo” que foram realizados nos anos de 1950 e 1960, explicam os cientistas.

As “análises detalhadas do crescimento ano a ano da árvore mostram que o pico nos elementos radioativos aconteceu entre outubro e dezembro de 1965, o que coincide com o mesmo sinal no hemisfério norte”, acrescentam.

Assim, os pesquisadores acreditam que o abeto nos dá “um potencial marcador para o início do Antropoceno“, demonstrando “inequivocamente que os humanos deixaram um impacto no planeta”, que ficará “preservado no registro geológico por dezenas de milênios e para além disso”.

Os arbustos da ilha também registraram o aumento do radiocarbono na atmosfera a partir de 1954, atingindo seu pico entre 1965 e 1966.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …