As árvores têm sentimentos, fazem amigos e cuidam umas das outras

O especialista em florestas alemão Peter Wohlleben se uniu à ecologista canadense Suzanne Simard para gravar um documentário chamado “Árvores inteligentes”, que explora a conexão entre as árvores de uma floresta.

A parceria entre os dois surgiu quando Suzanne Simard, pesquisadora da Universidade de British Columbia, publicou um trabalho na revista Nature explicando o funcionamento das redes de comunicação e troca de substâncias entre árvores.

Nenhuma árvore é uma ilha – ela evoluiu nos últimos milhares de anos como parte de uma floresta. Escondido abaixo do solo fica um labirinto de fungos chamado de rede micorriza. Essa relação de troca de ajuda e proteção entre árvores e fungos em uma floresta também é conhecida como Wood-Wide Web, a “internet da natureza”.

Através dessa rede de fungos, as árvores mais velhas podem ajudar as mais novas e plantas de folhagem perene podem ajudar as caducifólias. Além disso, espécies que estão morrendo na região por conta de pragas ou mudança climática podem enviar nutrientes para espécies mais resistentes antes de morrer.

(dr) Peter Wohlleben, Suzanne Simard / intelligent-trees.com

Rede de conexão entre as arvores através de fungos: a Internet da Natureza

Rede de conexão entre as arvores através de fungos: a Internet da Natureza

Essas conexões são compostas de filamentos de fungos que crescem ao redor e nas raízes das plantas, e geram florestas de cogumelo, que conecta as árvores – inclusivamente de espécies diferentes.

“Árvores são muito mais do que filas de madeira aguardando serem transformadas em móveis, construções ou lenha”, diz Peter Wohlleben.

“Elas são mais do que organismos que produzem oxigênio ou limpam o ar para nós. Elas são seres individuais que têm sentimentos, que conhecem amizade, têm uma linguagem comum e cuidam umas das outras”, explica o cientista alemão.

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. moro em uma floresta pequena plantada 17 anos atrás, em um lote de 1000 m2. Há uma interação entre homem/aarvores que se alterna entre quem é o dono de quem ou se é só uma grande familia.Gostaria de poder entrar em contato com pessoas que pensem parecido.

  2. Está semana em alguns minutos de relaxamento fui ao encontro
    De um pequeno espaço que o Chamei de jardim secreto.
    Onde pude brincar , plantar, e cuidar na época com minha filhinha.
    amo a natureza em qualquer ordem, mesmo em vasos.

    Sonho em me despedir com a idade em um local assim.

    Ricardo, parabéns pela iniciativa.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina contra covid-19: a estratégia do país que decidiu vacinar os jovens antes dos idosos

A Indonésia lançou um programa de vacinação em massa gratuito contra a covid-19 em uma tentativa de impedir a propagação do vírus e fazer sua economia voltar a se aquecer. Mas o país está adotando uma …

Com popularidade a mil, Signal vai contratar mais pessoas e otimizar recursos

Recentemente, o Canaltech noticiou que um simples tweet publicado pelo empresário Elon Musk fez com que o Signal, um mensageiro instantâneo conhecido por respeitar a privacidade de seus usuários e ser 100% em código aberto, …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Bolsonaro colocou vida de brasileiros em risco, diz Human Rights Watch

O novo relatório mundial da ONG Human Rights Watch (HRW) de 2021 acusa o presidente Jair Bolsonaro de tentar sabotar os esforços para retardar a disseminação da Covid-19 no Brasil e investir em políticas …

Novo navio insígnia da Rússia é considerado 'maior ameaça' pelo Ocidente

Com novos mísseis, modernos equipamentos a bordo e uma capacidade de combate única, o cruzador nuclear pesado do projeto 1144 Orlan, Admiral Nakhimov, deverá assumir o posto de navio insígnia da Marinha russa em 2022. O …

Biden anuncia pacote de estímulo de quase US$ 2 trilhões

Para revitalizar a maior economia do mundo em meio à pandemia, "Plano de resgate americano" apresentado pelo presidente eleito inclui auxílio a desempregados e escolas e investimento na vacinação. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe …

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …