As árvores têm sentimentos, fazem amigos e cuidam umas das outras

O especialista em florestas alemão Peter Wohlleben se uniu à ecologista canadense Suzanne Simard para gravar um documentário chamado “Árvores inteligentes”, que explora a conexão entre as árvores de uma floresta.

A parceria entre os dois surgiu quando Suzanne Simard, pesquisadora da Universidade de British Columbia, publicou um trabalho na revista Nature explicando o funcionamento das redes de comunicação e troca de substâncias entre árvores.

Nenhuma árvore é uma ilha – ela evoluiu nos últimos milhares de anos como parte de uma floresta. Escondido abaixo do solo fica um labirinto de fungos chamado de rede micorriza. Essa relação de troca de ajuda e proteção entre árvores e fungos em uma floresta também é conhecida como Wood-Wide Web, a “internet da natureza”.

Através dessa rede de fungos, as árvores mais velhas podem ajudar as mais novas e plantas de folhagem perene podem ajudar as caducifólias. Além disso, espécies que estão morrendo na região por conta de pragas ou mudança climática podem enviar nutrientes para espécies mais resistentes antes de morrer.

(dr) Peter Wohlleben, Suzanne Simard / intelligent-trees.com

Rede de conexão entre as arvores através de fungos: a Internet da Natureza

Rede de conexão entre as arvores através de fungos: a Internet da Natureza

Essas conexões são compostas de filamentos de fungos que crescem ao redor e nas raízes das plantas, e geram florestas de cogumelo, que conecta as árvores – inclusivamente de espécies diferentes.

“Árvores são muito mais do que filas de madeira aguardando serem transformadas em móveis, construções ou lenha”, diz Peter Wohlleben.

“Elas são mais do que organismos que produzem oxigênio ou limpam o ar para nós. Elas são seres individuais que têm sentimentos, que conhecem amizade, têm uma linguagem comum e cuidam umas das outras”, explica o cientista alemão.

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. moro em uma floresta pequena plantada 17 anos atrás, em um lote de 1000 m2. Há uma interação entre homem/aarvores que se alterna entre quem é o dono de quem ou se é só uma grande familia.Gostaria de poder entrar em contato com pessoas que pensem parecido.

  2. Está semana em alguns minutos de relaxamento fui ao encontro
    De um pequeno espaço que o Chamei de jardim secreto.
    Onde pude brincar , plantar, e cuidar na época com minha filhinha.
    amo a natureza em qualquer ordem, mesmo em vasos.

    Sonho em me despedir com a idade em um local assim.

    Ricardo, parabéns pela iniciativa.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …