As histórias de Mafalda ganham tradução para o guarani

(dr) Quino

-

Depois de ser traduzida para 26 diferentes línguas nos últimos 54 anos, Mafalda agora será publicada em mais uma – o guarani.

Que a personagem Mafalda, criada pelo grande cartunista argentino Quino, é muito inteligente, sobre isso não restam dúvidas. Mas que ela tenha aprendido a falar 27 idiomas desde 1964, quando foi primeiro publicada, até hoje, isso é algo que impressiona – especialmente considerando que Quino deixou de publica-la em 1973.

Pois, depois de ser traduzida para 26 diferentes línguas nos últimos 54 anos, Mafalda agora será publicada em mais uma – o guarani.

Mbaeinchapa, che ha’e Mafalda tem ko’aga añe’ema guaraníme” – assim ela se apresenta no idioma indígena, que é a segunda língua oficial do Paraguai, depois do espanhol. A frase quer dizer “Como estão vocês? Sou Mafalda e agora falo guarani”.

A tradução visa ampliar o interesse infantil pela língua, que possui tradição profundamente oral, assim como pela cultura. Serão dez volumes lançados, um a cada três meses, compreendendo toda a obra da personagem de Quino.

Ministerio de Cultura de la Nación / Flickr

A ministra da Cultura da Argentina, Teresa Parodi, com Joaquín Salvador Lavado, “Quino”, numa homenagem aos 50 anos de Mafalda

A ministra da Cultura da Argentina, Teresa Parodi, com Joaquín Salvador Lavado, “Quino”, numa homenagem aos 50 anos de Mafalda

Segundo a tradutora María Gloria Pereira, ela manteve algumas expressões no espanhol original, mas outras pareceram ganhar graça especial na nova língua – como a sopa, que Mafalda tanto detesta, que em guarani se diz “jukysy”.

Instituições como o Banco Mundial, o FMI ou os Beatles – que, diferentemente da sopa, Mafalda ama apaixonadamente – ficaram com a escrita original. Talvez a mais curiosa tradução, no entanto, seja de uma das palavras mais repetidas pela contestadora menina – uma das mais amadas e importantes personagens de todos os tempos no quadrinho: não.

Em guarani, “não” é “nahániri”, e isso, seja na língua que for, contra as injustiças do mundo ou a insistência em lhe darem sopa, Mafalda sempre dirá.

(dr) Quino

-

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …