O popular aplicativo de ensino de idiomas Duolingo está prestes a lançar uma novidade: o curso de Klingon, o idioma fictício falado pela raça alienígena de mesmo nome na série Star Trek (também conhecida como Jornada nas Estrelas), estará disponível a partir do dia 31 de dezembro.
A criação do curso já tinha sido anunciada no ano passado, e os planos da Duolingo era disponibilizá-lo no final de 2017, planejamento antecipado em um ano. A princípio, as aulas de Klingon serão dadas tendo o inglês como língua-base, e a empresa não anunciou planos para expandir o curso a outros idiomas.
O curso está sendo criado na Incubadora Duolingo, em que usuários fluentes em algum idioma se dispõem a ajudar a desenvolver novas opções para o aplicativo. Mais de cem mil pessoas já se inscreveram na pré-lista das aulas, pedindo que a Duolingo as avise assim que o programa estiver disponível.
O idioma Klingon foi criado em 1982, pelo linguista norte-americano Marc Okrand, que criou palavras e regras gramaticais pelas quais os alienígenas Klingons se comunicam.
A língua fez sucesso entre os fãs de Star Trek, e, até hoje, há muitos deles dispostos a aprender a se comunicar como os personagens, e até trechos de trabalhos de Shakespeare e da Bíblia já foram traduzidos para o idioma.
// Hypeness