Asteroidezinho do tamanho de uma casa passa “raspando” a Terra

NASA / JPL-Caltech

Cientistas da Universidade Federal Báltica de Immanuel Kant modelaram a trajetória do asteroide 2012 TC4 e o visualizaram com ajuda do ambiente de modelação própria de processos e fenômenos espaciais Astro-Model.

O asteroide 2012 TC4 vai passar bem perto da Terra. O corpo tem 13 metros de diâmetro, que é considerado pequeno, significando que, mesmo quando ele estiver o mais perto possível de nós, será necessário um telescópio potente para observá-lo.

À meia-noite, o 2012 TC4 vai passar a 50 mil quilômetros do nosso planeta. Em dimensões espaciais, é muito perto: para comparar, a distância entre a Terra e a Lua é sete vezes maior. Não é todos os dias que corpos celestes passam tão perto.

Na verdade, as consequências de tal evento podem ser diferentes, já que até um asteroide pequeno, devido à sua extrema velocidade, pode causar grandes destruições, como, por exemplo o aniquilamento de uma cidade inteira.

Por exemplo, o asteroide de Chelyabinsk, com um tamanho semelhante ao do 2012 TC4, caiu na Terra em fevereiro de 2013.

Felizmente, astrônomos observam cuidadosamente e sem parar todos os “visitantes indesejáveis” potenciais e avaliam com alguma antecedência a possibilidade de colisão com a Terra.

Com ajuda de programas contemporâneos, é possível calcular com antecedência as órbitas de corpos celestes e projetar as trajetórias de seus voos. Integrantes da Comunidade de Astrônomos da Universidade Federal Báltica de Immanuel Kant calcularam os parâmetros da órbita do asteroide 2012 TC4 e visualizaram seu movimento.

Aleksei Baigashov, diretor da Comunidade dos Astrônomos, explica: “O veredito é certo: embora um asteroide pequeno voe perto da Terra, sua trajetória não atingirá nosso planeta e não há chance de cair aqui. Os resultados calculados coincidem com os mundiais – cientistas avaliam a possibilidade de colisão com este asteroide como muito pequena, menos de 1%“.

Graças aos esforços de astrônomos, o voo do asteroide 2012 TC4 ao lado do nosso planeta já pode ser observado agora.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Popular guru indiano é condenado à prisão perpétua por estuprar jovem

Um tribunal indiano condenou nesta quarta-feira à prisão perpétua o popular guru Asaram Bapu por ter estuprado uma menor, em meio a fortes medidas de segurança em vários estados para evitar distúrbios entre os seguidores …

Não às fake news: o Brasil não terá o inverno mais frio dos últimos 100 anos

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia.” Certamente você já ouviu em algum momento de sua vida este ditado. Ele é muito valioso quando se trata de fake news. Termo do momento, inflado especialmente …

Finlândia desiste da experiência de rendimento básico universal

O projeto-piloto consistia em pagar a 2 mil desempregados um rendimento mensal de 560 euros, sem condições. Mas a experiência vai ficar por aqui. O primeiro país da Europa a implementar a ideia de um rendimento básico universal …

Com 12 anos, menino pega um trem, dois aviões e viaja sozinho até a Indonésia

Drew* é um menino de 12 anos, natural de Sydney, que não gostou de ouvir a mãe dizer não a uma viagem a Bali, na Indonésia. Sem aceitar, ele decidiu ir sozinho. Drew conseguiu cruzar meio …

Espécie de formiga explode para defender a colônia

Uma equipe internacional de cientistas identificou uma nova espécie de formiga kamikaze que explode, lançando um líquido para defender a sua colônia dos inimigos. Nas florestas do Bornéu, da Tailândia e da Malásia existem formigas que explodem …

Trump chama Kim de "honroso" e diz que quer vê-lo "o mais rápido possível"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta terça-feira (24) de "muito honroso" o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e disse que a Coreia do Norte comunicou aos Estados Unidos que quer que a reunião …

Dia da Liberdade: Portugal comemora a Revolução dos Cravos

Portugal comemora nesta quarta-feira (25) 44 anos da Revolução dos Cravos, como ficou conhecida a revolta que marcou o fim da ditadura do Estado Novo. Apesar de abalar as estruturas políticas e econômicas do país, …

Queijos mineiros levam 11 medalhas em prêmio na França

Existe uma disputa oculta, mas saudável entre mineiros e baianos para saber qual é a melhor cozinha do Brasil. Quando o assunto é queijo, não tem pra ninguém e Minas Gerais toma a dianteira como …

STF derruba decisão de enviar delação envolvendo Lula para Moro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (24) derrubar a decisão individual do ministro Edson Fachin que determinou o envio de acusações de delatores da Odebrecht contra o ex-presidente Luiz Inácio …

Prisão perpétua para inventor que matou e esquartejou jornalista sueca no próprio submarino

O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado nesta quarta-feira (25) a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado, em agosto de 2017, perto de Copenhague. O engenheiro autodidata Peter …