Asteroidezinho do tamanho de uma casa passa “raspando” a Terra

NASA / JPL-Caltech

Cientistas da Universidade Federal Báltica de Immanuel Kant modelaram a trajetória do asteroide 2012 TC4 e o visualizaram com ajuda do ambiente de modelação própria de processos e fenômenos espaciais Astro-Model.

O asteroide 2012 TC4 vai passar bem perto da Terra. O corpo tem 13 metros de diâmetro, que é considerado pequeno, significando que, mesmo quando ele estiver o mais perto possível de nós, será necessário um telescópio potente para observá-lo.

À meia-noite, o 2012 TC4 vai passar a 50 mil quilômetros do nosso planeta. Em dimensões espaciais, é muito perto: para comparar, a distância entre a Terra e a Lua é sete vezes maior. Não é todos os dias que corpos celestes passam tão perto.

Na verdade, as consequências de tal evento podem ser diferentes, já que até um asteroide pequeno, devido à sua extrema velocidade, pode causar grandes destruições, como, por exemplo o aniquilamento de uma cidade inteira.

Por exemplo, o asteroide de Chelyabinsk, com um tamanho semelhante ao do 2012 TC4, caiu na Terra em fevereiro de 2013.

Felizmente, astrônomos observam cuidadosamente e sem parar todos os “visitantes indesejáveis” potenciais e avaliam com alguma antecedência a possibilidade de colisão com a Terra.

Com ajuda de programas contemporâneos, é possível calcular com antecedência as órbitas de corpos celestes e projetar as trajetórias de seus voos. Integrantes da Comunidade de Astrônomos da Universidade Federal Báltica de Immanuel Kant calcularam os parâmetros da órbita do asteroide 2012 TC4 e visualizaram seu movimento.

Aleksei Baigashov, diretor da Comunidade dos Astrônomos, explica: “O veredito é certo: embora um asteroide pequeno voe perto da Terra, sua trajetória não atingirá nosso planeta e não há chance de cair aqui. Os resultados calculados coincidem com os mundiais – cientistas avaliam a possibilidade de colisão com este asteroide como muito pequena, menos de 1%“.

Graças aos esforços de astrônomos, o voo do asteroide 2012 TC4 ao lado do nosso planeta já pode ser observado agora.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da vovó" em alemão, estabelecimento barra menores de 14 anos após 17h. Proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" a seus clientes. Um restaurante no balneário de Binz, na ilha alemã de Rügen, …

Sobe número de mortos com queda de ponte em Gênova

Com a morte do motorista romeno de 36 anos Marian Rosca, subiu para 43 o número de mortos após o desabamento de um viaduto na cidade de Gênova, na Itália. Dos nove feridos que estavam …

Identificadas as galáxias mais antigas do Universo (no quintal da Via Láctea)

Astrônomos identificaram algumas das galáxias mais antigas do Universo em órbita da Via Láctea. Encontrar estas entidades cósmicas é como encontrar os restos dos primeiros humanos que habitaram a Terra. Segundo os autores do estudo, publicado …

Sul da Índia "se afoga" nas piores inundações em um século

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século por causa das torrenciais chuvas de monção, que já deixaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil evacuados …

200 mil bombas de Hiroshima: o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo, realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

Matemáticos do MIT resolvem um velho mistério sobre o espaguete

Partir um palito de espaguete seco em somente dois pedaços é uma missão praticamente impossível. Ou era, até que matemáticos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, conseguiram descobrir um truque que permite …

Colapso de ponte em Gênova: sobe para 41 o número de mortos

O número de vítimas da desmoronamento de uma pontos na cidade de Gênova, no noroeste da Itália, subiu para 41, depois que as equipes de bombeiros encontraram entre os blocos de concreto um veículo com …

Morre o ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz Kofi Annan

Morreu neste sábado (18) o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e vencedor do prêmio Nobel da Paz, o ganês Kofi Annan, de 80 anos. A informação foi confirmada pela família. Não foram divulgados …

Dos 27,4 mil registros de candidaturas, 8,4 mil são de mulheres

As candidaturas femininas nas eleições de outubro chegam a 30,7%, o equivalente a 8.435, do total de 27.485 pedidos de registros encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Centro-Oeste é a região com maior percentual …

"Multa do bem" diminui casos de atropelamento no trânsito

Elogiar motoristas que dão preferência aos pedestres no trânsito é uma maneira simples de evitar atropelamentos. Afinal, quem não gosta de ser elogiado quando faz a coisa certa? Qualquer pessoa gosta, e a psicologia tem …