Astronauta da NASA bate recorde como a mulher a passar mais tempo no espaço

(dr) NASA

Christina Koch

Christina Koch, a astronauta que participou da primeira caminhada espacial exclusivamente feminina ao lado de Jessica Meir, entrou mais uma vez para a história. É que, no último sábado, Koch bateu o recorde de missão espacial mais longa realizada por uma mulher, superando a marca estabelecida anteriormente por Peggy Whitson em 2017.

Não que haja alguma rivalidade entre as mulheres da NASA. Em uma série de entrevistas à imprensa, Koch disse que, na verdade, Peggy é uma heroína para ela. Também revelou que Peggy “teve a gentileza de me orientar ao longo dos anos, portanto isso é um lembrete para retribuir e orientar (outras astronautas) quando eu voltar”.

Koch voou para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 14 de março. O plano era permanecer durante uma missão típica de seis meses, mas sua permanência foi prolongada pela NASA.

Um dos motivos foi a necessidade de coletar mais dados sobre os efeitos de voos espaciais de longa duração na saúde de astronautas, e ela deverá voltar em 6 de fevereiro de 2020, registrando 328 dias no espaço – apenas 12 dias a menos do voo espacial mais longo de qualquer astronauta da NASA.

Sobre essa tarefa secundária que resultou em sua permanência prolongada na ISS, Koch afirmou que “é uma coisa maravilhosa para a ciência; vemos outro aspecto de como o corpo humano é afetado pela microgravidade a longo prazo e isso é realmente importante para nossos planos de futuro voos espaciais, indo rumo à Lua e Marte”, disse Koch.

Apesar de se sentir honrada pelo tempo que passou na ISS, Koch afirma que a importância em estabelecer o novo recorde “não é tanto sobre quantos dias você está aqui, mas o que você traz a cada dia”. Para ela, este é um “grande lembrete para trazer o seu melhor”. Além disso, ela espera que o recorde seja logo superado por outra mulher, “porque isso significa que continuamos a ultrapassar esses limites”.

Koch também destacou a importância de falar sobre recordes como este para inspirar as próximas pessoas que continuarão o trabalho. “Acho que é inspirador, porque os futuros exploradores espaciais precisam ver pessoas que os lembrem de si mesmos”. Ter uma inspiração para si mesma foi importante para a formação de Koch e, por isso, “ter a oportunidade de fazer isso para futuros exploradores espaciais é uma verdadeira honra”.

Além de astronauta, Koch é engenheira e física, e realizou missões científicas em lugares como o polo sul e a Groelândia. Ela também trabalhou como engenheira eletrotécnica no laboratório de astrofísica do Centro de Voo Espacial Goddard, e foi selecionada como candidata a astronauta em 2013.

É possível que outras conquistas preencham ainda mais o currículo de Koch: ela está entre as 12 candidatas para participar do Programa Artemis, que levará uma mulher à Lua pela primeira vez em 2024.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …