Scott Kelly voltou do espaço com o DNA diferente do irmão gêmeo

Bill Ingalls / NASA

O astronauta Scott Kelly

Depois de ter passado um ano no espaço, Scott Kelly regressou à Terra mas algo mudou: 7% dos genes do astronauta da NASA não voltaram ao normal após seu retorno.

Há dois anos, um estudo realizado pela NASA analisou Scott Kelly antes, durante e depois de passar um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), através de uma comparação com seu irmão gêmeo, Mark, que permaneceu na Terra.

Os resultados preliminares revelaram que 7% dos genes do astronauta não voltaram ao normal após seu retorno à Terra. A transformação do DNA sugere assim mudanças à longo prazo em seus genes.

A agência já tinha divulgado no ano passado alguns resultados. Os dados mais recentes foram publicados pela agência e retirados do Workshop de Pesquisa de 2018 para o Programa de Pesquisa Humana da NASA, realizado em janeiro deste ano.

De modo a acompanhar as mudanças físicas, os cientistas mediram os metabolitos de Scott, citocinas e proteínas antes, durante e depois da missão.

Com os resultados, os cientistas descobriram que as missões espaciais estão associadas ao estresse provocado pela privação de oxigênio, aumento da inflamação e deslocamentos de nutrientes que afetam a expressão genética.

Algumas das mutações, encontradas depois da missão, podem ter sido causadas pelo estresse das viagens espaciais. Uma das mudanças mais importantes foi a hipoxia, uma quantidade de oxigenação tecidual diferente.

NASA

Scott e Mark Kelly, os astronautas gêmeos

A hipoxia pode ter sido provocada pela falta de oxigênio e, pelo contrário, a existência de altos níveis de dióxido de carbono. Além disso, foram registradas mudanças nos cromossomos, colágeno, coagulação do sangue e na formação óssea do astronauta.

O estudo realizado com os gêmeos é importante, já que ajuda a NASA a obter informações sobre o que acontece com o corpo humano no espaço, especialmente em missões que superam os seis meses de duração.

A pesquisa sobre como o corpo humano se ajusta à gravidade, ao isolamento, à radiação e ao estresse das viagens espaciais é necessária antes que os astronautas sejam enviados em missões que irão durar o triplo do tempo, como uma viagem a Marte, por exemplo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, Evo …

Vespas insaciáveis: outro desastre provocado pela radiação de Chernobyl?

A radiação de Chernobyl intensificaria o metabolismo e o consumo de néctar em vespas se comparadas com as de outras regiões. A intensificação pode ter maiores consequências ecológicas. A mudança poderia estar relacionada à constante exposição …

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …