Cientistas do MIT ensinam IA a fazer pizza

As pesquisas em Inteligência Artificial estão a todo vapor. Dessa vez, um grupo de cientistas do MIT ensinou uma delas a preparar uma pizza.

Um grupo de pesquisadores do MIT desenvolveu um modelo de inteligência artificial que, após receber uma lista de instruções, consegue gerar um produto completo. As implicações futuras dessa invenção para os campos doméstico e da construção civil são enormes, mas a equipe resolveu começar com algo mais simples, saboroso e prático: uma pizza.

O PizzaGAN é a mais nova rede neural do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL). Trata-se de uma rede gerativa adversária – uma dupla de redes colocadas uma contra a outra – capaz de criar imagens de uma pizza tanto antes, quanto depois de ela ser assada. A máquina infelizmente (ainda) não produz pizzas comestíveis, no entanto.

O que o MIT criou é uma rede neural que pode visualizar a imagem de uma pizza, determinar qual é o tipo e a distribuição de ingredientes, e adivinhar a ordem correta de montagem do alimento antes de assá-lo.

O algoritmo compreende como deve ser a preparação de uma pizza do início ao fim. E isso porque sua IA foi construída para identificar cada ingrediente adicionado ou removido da pizza, por exemplo. Assim que você retirar cogumelos e cebolas, por exemplo, a máquina reconhece e gera uma nova imagem da pizza sem estes ingredientes.

Segundo a ZDNet, todo o processo parte do princípio de que uma pizza é formada por camadas: a massa, o molho e as coberturas. O time então determinou que se a IA conseguisse identificar as mudanças visuais no processo de preparação de uma pizza, poderia aprender o passo a passo da preparação de uma.

PizzaGAN / MIT

O time alimentou a IA com cerca de 14 mil imagens de pizzas em diferentes estágios de sua preparação, incluindo fotografias e desenhos. O código, então, aprendeu os procedimentos necessários e a ordem que eles chegam na pizza. É possível ver um pouco do projeto na prática através desse site.

Segundo o Olhar Digital, a pizza da Domino’s, por exemplo, já está testando uma solução de visão computacional para controle de qualidade, aplicando IA para monitorar todas as pizzas que saem dos fornos. Coisas como distribuição de cobertura, formato e até o assado da pizza podem ser medidas e quantificadas pelo aprendizado de máquina em tempo real para garantir que os clientes não recebam um alimento ruim.

A solução do MIT integra a fase anterior, antes de levar a pizza ao forno, e determina o preparo adequado para fazer uma pizza saborosa e atraente. Pelo menos em teoria, poderíamos estar a alguns anos de uma solução de inteligência artificial que prepare, cozinhe e sirva pizza.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …