As pesquisas em Inteligência Artificial estão a todo vapor. Dessa vez, um grupo de cientistas do MIT ensinou uma delas a preparar uma pizza.
Um grupo de pesquisadores do MIT desenvolveu um modelo de inteligência artificial que, após receber uma lista de instruções, consegue gerar um produto completo. As implicações futuras dessa invenção para os campos doméstico e da construção civil são enormes, mas a equipe resolveu começar com algo mais simples, saboroso e prático: uma pizza.
O PizzaGAN é a mais nova rede neural do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL). Trata-se de uma rede gerativa adversária – uma dupla de redes colocadas uma contra a outra – capaz de criar imagens de uma pizza tanto antes, quanto depois de ela ser assada. A máquina infelizmente (ainda) não produz pizzas comestíveis, no entanto.
O que o MIT criou é uma rede neural que pode visualizar a imagem de uma pizza, determinar qual é o tipo e a distribuição de ingredientes, e adivinhar a ordem correta de montagem do alimento antes de assá-lo.
O algoritmo compreende como deve ser a preparação de uma pizza do início ao fim. E isso porque sua IA foi construída para identificar cada ingrediente adicionado ou removido da pizza, por exemplo. Assim que você retirar cogumelos e cebolas, por exemplo, a máquina reconhece e gera uma nova imagem da pizza sem estes ingredientes.
Segundo a ZDNet, todo o processo parte do princípio de que uma pizza é formada por camadas: a massa, o molho e as coberturas. O time então determinou que se a IA conseguisse identificar as mudanças visuais no processo de preparação de uma pizza, poderia aprender o passo a passo da preparação de uma.
O time alimentou a IA com cerca de 14 mil imagens de pizzas em diferentes estágios de sua preparação, incluindo fotografias e desenhos. O código, então, aprendeu os procedimentos necessários e a ordem que eles chegam na pizza. É possível ver um pouco do projeto na prática através desse site.
Segundo o Olhar Digital, a pizza da Domino’s, por exemplo, já está testando uma solução de visão computacional para controle de qualidade, aplicando IA para monitorar todas as pizzas que saem dos fornos. Coisas como distribuição de cobertura, formato e até o assado da pizza podem ser medidas e quantificadas pelo aprendizado de máquina em tempo real para garantir que os clientes não recebam um alimento ruim.
A solução do MIT integra a fase anterior, antes de levar a pizza ao forno, e determina o preparo adequado para fazer uma pizza saborosa e atraente. Pelo menos em teoria, poderíamos estar a alguns anos de uma solução de inteligência artificial que prepare, cozinhe e sirva pizza.
Ciberia // Nerd Bunker / Olhar Digital