A viagem espacial pode ser totalmente nojenta

(dr) Tematis

-

Para ser astronauta, é preciso graduação em algum campo da ciência – e um estômago muito forte.

Candidatos a astronautas da NASA devem ter graduação em algum campo da ciência natural, estar em boa forma física e ter entre 1,50m e 1,93m. Há também outras exigências mais subjetivas, como manter a calma sob pressão, mentalidade para revolver problemas e a habilidade de trabalhar em grupo.

O que a NASA não divulga, porém, é que é preciso ter um estômago muito forte. Viver na Estação Espacial Internacional exige que o astronauta não tenha nojo de limpar vômitos que ficam flutuando pela cabine ou conviver com pedacinhos de pele morta.

“Os calos nos seus pés acabam caindo quando você está no espaço. Então a planta do pé fica macia como os pés de um bebê, mas a parte de cima vira pele de jacaré, porque usamos a parte de cima do pé para nos movimentar pela estação espacial, usando os apoios de pés”, diz o astronauta Scott Kelly., citado pela LiveScience.

Um calo flutuante com o potencial de entrar na boca de alguma pessoa distraída é o suficiente para causar agonia em muita gente, mas há situações ainda piores.

Em abril de 1981, os astronautas John Young e Robert Crippen pilotavam o ônibus espacial Columbia com sucesso, quando o vaso sanitário entupiu e eles foram obrigados a usar sistemas de contenção de fezes – bolsas em formato de tubo que são afixadas nas nádegas para armazenar as fezes.

Pior do que isso, durante o retorno para a superfície da Terra, partículas do material fecal seco da privada quebrada acabaram entrando no sistema de ventilação e na cabine principal.

Os sistemas de contenção de fezes também foram usados nas missões Apolo, com alguns probleminhas. Na Apolo 10, Tom Stafford, Gene Cernan e John Young orbitavam a lua quando alguns cocôs passaram flutuano no meio da cabine. O diálogo registrado naquele momento foi o seguinte:

– Me dê um guardanapo, rápido. Tem um cocô flutuando no ar – diz Stafford.
– Não fui eu. Este não é um dos meus – responde Young.
– Não acho que seja uns dos meus – completa Cernan.
– O meu estava um pouco mais grudento. Jogue isso fora – diz Stafford.

A situação é controlada e os três astronautas continuam com o trabalho normal, até que outra emergência acontece:

– Tem outro cocô maldito. Qual é o problema de vocês? – reclama Cernan.

Graças aos vasos sanitários de vácuo desenvolvidos mais tarde e sistemas eficientes de filtragem, cocôs à solta não são mais problema na Estação Espacial Internacional atualmente – uma boa notícia para todo o candidato a astronauta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …