A viagem espacial pode ser totalmente nojenta

(dr) Tematis

-

Para ser astronauta, é preciso graduação em algum campo da ciência – e um estômago muito forte.

Candidatos a astronautas da NASA devem ter graduação em algum campo da ciência natural, estar em boa forma física e ter entre 1,50m e 1,93m. Há também outras exigências mais subjetivas, como manter a calma sob pressão, mentalidade para revolver problemas e a habilidade de trabalhar em grupo.

O que a NASA não divulga, porém, é que é preciso ter um estômago muito forte. Viver na Estação Espacial Internacional exige que o astronauta não tenha nojo de limpar vômitos que ficam flutuando pela cabine ou conviver com pedacinhos de pele morta.

“Os calos nos seus pés acabam caindo quando você está no espaço. Então a planta do pé fica macia como os pés de um bebê, mas a parte de cima vira pele de jacaré, porque usamos a parte de cima do pé para nos movimentar pela estação espacial, usando os apoios de pés”, diz o astronauta Scott Kelly., citado pela LiveScience.

Um calo flutuante com o potencial de entrar na boca de alguma pessoa distraída é o suficiente para causar agonia em muita gente, mas há situações ainda piores.

Em abril de 1981, os astronautas John Young e Robert Crippen pilotavam o ônibus espacial Columbia com sucesso, quando o vaso sanitário entupiu e eles foram obrigados a usar sistemas de contenção de fezes – bolsas em formato de tubo que são afixadas nas nádegas para armazenar as fezes.

Pior do que isso, durante o retorno para a superfície da Terra, partículas do material fecal seco da privada quebrada acabaram entrando no sistema de ventilação e na cabine principal.

Os sistemas de contenção de fezes também foram usados nas missões Apolo, com alguns probleminhas. Na Apolo 10, Tom Stafford, Gene Cernan e John Young orbitavam a lua quando alguns cocôs passaram flutuano no meio da cabine. O diálogo registrado naquele momento foi o seguinte:

– Me dê um guardanapo, rápido. Tem um cocô flutuando no ar – diz Stafford.
– Não fui eu. Este não é um dos meus – responde Young.
– Não acho que seja uns dos meus – completa Cernan.
– O meu estava um pouco mais grudento. Jogue isso fora – diz Stafford.

A situação é controlada e os três astronautas continuam com o trabalho normal, até que outra emergência acontece:

– Tem outro cocô maldito. Qual é o problema de vocês? – reclama Cernan.

Graças aos vasos sanitários de vácuo desenvolvidos mais tarde e sistemas eficientes de filtragem, cocôs à solta não são mais problema na Estação Espacial Internacional atualmente – uma boa notícia para todo o candidato a astronauta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …