Astrônomos detectam campo magnético fraco e desorganizado perto de protoestrela emergente

NRAO / AUI / NSF / D. Berry

Impressão artística das linhas do campo magnético muito perto de uma jovem protoestrela emergente

Impressão artística das linhas do campo magnético muito perto de uma jovem protoestrela emergente

Durante décadas, os cientistas pensavam que as linhas do campo magnético em torno de uma estrela em formação eram extremamente poderosas e ordenadas, deformando-se somente sob extrema força e a uma grande distância da estrela nascente.

Agora, uma equipe de astrônomos usando o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) descobriu um campo magnético fraco e desorganizado surpreendentemente perto de uma protoestrela emergente. As observações sugerem que o impacto dos campos magnéticos na formação de estrelas é muito mais complexo do que se pensava.

Os cientistas usaram o ALMA para mapear o campo magnético surpreendentemente desorganizado ao redor de uma jovem protoestrela chamada Ser-emb 8, localizada a cerca de 1.400 anos-luz de distância na região de formação estelar de Serpentário.

As novas observações são as mais sensíveis já feitas do campo magnético em pequena escala que inunda a região ao redor de uma estrela em formação, e fornecem novas informações sobre a formação de estrelas de baixa massa – como o Sol.

As observações anteriores, com outros telescópios, já tinham confirmado que os campos magnéticos ao redor de algumas protoestrelas jovens têm forma de “ampulheta” clássica – a marca de um forte campo magnético – que começa perto da protoestrela e se estende muitos anos-luz além da nuvem molecular circundante.

“Até agora, não sabíamos se todas as estrelas eram formadas em regiões controladas por fortes campos magnéticos. Usando o ALMA, encontramos a resposta”, comenta Charles Hull, astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica em Cambridge, em Massachusetts, e autor principal do artigo publicado no Astrophysical Journal Letters.

“Agora podemos estudar os campos magnéticos em nuvens de formação estelar desde a mais ampla das escalas até a própria estrela nascente. Isto é emocionante porque pode significar que as estrelas podem emergir a partir de uma gama maior de condições do que pensávamos”, afirma o astrônomo.

O ALMA é capaz de estudar os campos magnéticos, em pequenas escalas, no interior de regiões de formação estelar através do mapeamento da polarização da luz emitida por grãos de poeira que se alinharam com o campo magnético.

Comparando a estrutura do campo magnético nas observações com simulações de computador, em várias escalas de tamanho, os astrônomos obtiveram informações muito importantes sobre os estágios iniciais da formação estelar magnetizada.

As simulações, que se estendem desde 140 UA da protoestrela (cerca de 4 vezes a distância entre o Sol e Plutão) até 17 anos-luz, foram realizadas pelos astrônomos Philip Mocz e Blakesley Burkhart.

No caso da Ser-emb 8, os astrônomos pensam ter capturado “em flagrante” o campo magnético original em torno da protoestrela, antes do fluxo de material da estrela poder apagar a assinatura do campo magnético na nuvem molecular circundante.

“Nossas observações mostram que a importância do campo magnético na formação estelar pode variar muito de estrela para estrela”, disse Hull.

“Esta protoestrela parece ter sido formada num ambiente pouco magnetizado dominado por turbulência, enquanto que várias observações anteriores mostram a formação de protoestrelas em ambientes fortemente magnetizados. Os estudos futuros irão revelar quão comum é cada cenário”, concluiu.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reino Unido aprova vacina da Pfizer para uso já na semana que vem

O governo do Reino Unido anunciou nesta quarta-feira (02/11) a aprovação da vacina para covid-19 produzida em parceria pela Pfizer e pela Biontech e adiantou que ela estará disponível já na próxima semana. O governo comunicou …

Com 14 prêmios no Oscar do turismo, Portugal tenta se reinventar na pandemia de COVID-19

Portugal conquistou 14 prêmios no World Travel Awards 2020, considerado o Oscar do turismo mundial, na noite de sexta-feira (27). Lisboa, Madeira e Algarve foram os destaques como melhores destinos do mundo na premiação, feita …

Um traumatizado veterano SEAL da Marinha dos EUA disse que uma viagem "mágica" de cogumelo pôs fim à sua depressão

Antes de sua primeira viagem guiada de cogumelos “mágicos”, Chad Kuske era prisioneiro de sua própria raiva no trânsito. Se um carro parasse na frente dele, ele ficava consumido pela raiva, ultrapassando todos os veículos em …

Esta espécie rara de uva é maior que um ovo de galinha

Não, as fotos de uvas gigantes (do tamanho de ovos de galinha) não são falsas. Se você passa um tempo considerável na internet, deve ter visto imagens dessas frutas atípicas por aqui. Para a surpresa …

Reino Unido anuncia novas restrições após fim do lockdown para tentar conter segunda onda de covid-19

O Reino Unido sai na próxima semana de um novo lockdown, mas, diante do aumento de casos de covid-19 no país, não entra em um período de flexibilização das medidas de distanciamento social. Nesta quinta-feira (26/11), …

Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia. Os dedos do …

Catarro? Som da tosse? Conheça métodos alternativos para detectar a covid-19

Desde o início da pandemia, a realização de testes para detectar a covid-19 fez-se extremamente necessária. No entanto, com o passar dos meses, instituições e empresas privadas ao redor do mundo deram início ao desenvolvimento …

Ativistas preparam protesto global contra a Amazon

Um grupo internacional de ativistas climáticos, aliados a trabalhadores de armazéns da Amazon, lançou uma campanha online global, cujo objetivo é pressionar a gigante do e-commerce a oferecer melhores condições de trabalho para seus funcionários …

Pesquisadores descobrem em cometa elemento essencial para vida na Terra

A descoberta indica que os elementos imprescindíveis para o surgimento da vida podem ter chegado à Terra por meio de cometas. Pesquisadores identificaram fósforo e flúor em partículas de poeira sólida coletadas no interior do cometa …

Consumo de plásticos explode na pandemia e Brasil recicla menos de 2% do material

Com o avanço do delivery de alimentos e do comércio eletrônico, além do maior uso de material hospitalar descartável como máscaras e luvas, o consumo de plásticos explodiu durante a pandemia do coronavírus. O aumento do …