Astrônomos detectam campo magnético fraco e desorganizado perto de protoestrela emergente

NRAO / AUI / NSF / D. Berry

Impressão artística das linhas do campo magnético muito perto de uma jovem protoestrela emergente

Impressão artística das linhas do campo magnético muito perto de uma jovem protoestrela emergente

Durante décadas, os cientistas pensavam que as linhas do campo magnético em torno de uma estrela em formação eram extremamente poderosas e ordenadas, deformando-se somente sob extrema força e a uma grande distância da estrela nascente.

Agora, uma equipe de astrônomos usando o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) descobriu um campo magnético fraco e desorganizado surpreendentemente perto de uma protoestrela emergente. As observações sugerem que o impacto dos campos magnéticos na formação de estrelas é muito mais complexo do que se pensava.

Os cientistas usaram o ALMA para mapear o campo magnético surpreendentemente desorganizado ao redor de uma jovem protoestrela chamada Ser-emb 8, localizada a cerca de 1.400 anos-luz de distância na região de formação estelar de Serpentário.

As novas observações são as mais sensíveis já feitas do campo magnético em pequena escala que inunda a região ao redor de uma estrela em formação, e fornecem novas informações sobre a formação de estrelas de baixa massa – como o Sol.

As observações anteriores, com outros telescópios, já tinham confirmado que os campos magnéticos ao redor de algumas protoestrelas jovens têm forma de “ampulheta” clássica – a marca de um forte campo magnético – que começa perto da protoestrela e se estende muitos anos-luz além da nuvem molecular circundante.

“Até agora, não sabíamos se todas as estrelas eram formadas em regiões controladas por fortes campos magnéticos. Usando o ALMA, encontramos a resposta”, comenta Charles Hull, astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica em Cambridge, em Massachusetts, e autor principal do artigo publicado no Astrophysical Journal Letters.

“Agora podemos estudar os campos magnéticos em nuvens de formação estelar desde a mais ampla das escalas até a própria estrela nascente. Isto é emocionante porque pode significar que as estrelas podem emergir a partir de uma gama maior de condições do que pensávamos”, afirma o astrônomo.

O ALMA é capaz de estudar os campos magnéticos, em pequenas escalas, no interior de regiões de formação estelar através do mapeamento da polarização da luz emitida por grãos de poeira que se alinharam com o campo magnético.

Comparando a estrutura do campo magnético nas observações com simulações de computador, em várias escalas de tamanho, os astrônomos obtiveram informações muito importantes sobre os estágios iniciais da formação estelar magnetizada.

As simulações, que se estendem desde 140 UA da protoestrela (cerca de 4 vezes a distância entre o Sol e Plutão) até 17 anos-luz, foram realizadas pelos astrônomos Philip Mocz e Blakesley Burkhart.

No caso da Ser-emb 8, os astrônomos pensam ter capturado “em flagrante” o campo magnético original em torno da protoestrela, antes do fluxo de material da estrela poder apagar a assinatura do campo magnético na nuvem molecular circundante.

“Nossas observações mostram que a importância do campo magnético na formação estelar pode variar muito de estrela para estrela”, disse Hull.

“Esta protoestrela parece ter sido formada num ambiente pouco magnetizado dominado por turbulência, enquanto que várias observações anteriores mostram a formação de protoestrelas em ambientes fortemente magnetizados. Os estudos futuros irão revelar quão comum é cada cenário”, concluiu.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …