Afinal, o Sol é mesmo uma estrela do tipo solar

NASA

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Montreal confirmou que o Sol é uma estrela do tipo solar. O estudo ajuda a pôr fim à questão sobre o Sol assumir ou não o mesmo comportamento cíclico que as estrelas de tipo solar vizinhas.

A atividade do sol, como a atividade solar, níveis de radiação e ejeção de material varia em um ciclo de 11 anos, conduzido por mudanças no campo magnético. Outras estrelas de tipo solar têm o próprio ciclo, mas o Sol parece não “combinar” com o seu comportamento.

Compreender o ciclo do Sol era tido como um dos maiores desafios da física solar. Em um conjunto de simulações de campos magnéticos estelares, o pesquisador da Universidade de Montreal, Antoine Strugarek, e os coautores descobriram que o ciclo magnético do Sol depende do raio de rotação e luminosidade, revela em um artigo publicado na Science.

“A relação pode ser expressa em termos do chamado número de Rossby – número sem dimensão utilizado para descrever fluxos nos oceanos e na atmosfera terrestre. O que mostramos é que o ciclo magnético do Sol é inversamente proporcional a este número”, explicaram os cientistas.

Os pesquisadores compararam os resultados das simulações com as observações disponíveis da atividade cíclica em uma amostra de estrelas do tipo solar próximas do Sol. Descobriram que os períodos de ciclo do Sol e de outras estrelas de tipo solar seguem o mesmo relacionamento – ou seja, o número de Rossby.

“O campo magnético de uma estrela extrai energia dos fluxos de matéria que animam o interior. Graças às simulações, agora sabemos que a rotação da estrela influencia a eficiência da transferência de energia entre esses fluxos turbulentos e o campo magnético”, explicaram os autores.

“A descoberta de tal lei de escala para o período do ciclo magnético da estrela a partir de simulações 3D turbulentas auto consistentes aconteceu pela primeira vez”, afirmam.

Os resultados demonstram que o Sol é mesmo uma estrela do tipo solar, e também avança a compreensão dos cientistas da forma como as estrelas geram os campos magnéticos.

“Esses resultados fornecem uma nova interpretação teórica dos ciclos magnéticos estelares e colocam o Sol como a pedra angular da nossa compreensão da dinâmica das estrelas”, disseram os cientistas.

“Ao caracterizar o magnetismo das estrelas do tipo solar, as nossas simulações permitirão, em particular, preparar o retorno científico das próximas missões europeias Solar Orbiter e PLATO”, afirmaram.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …