Afinal, o Sol é mesmo uma estrela do tipo solar

NASA

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Montreal confirmou que o Sol é uma estrela do tipo solar. O estudo ajuda a pôr fim à questão sobre o Sol assumir ou não o mesmo comportamento cíclico que as estrelas de tipo solar vizinhas.

A atividade do sol, como a atividade solar, níveis de radiação e ejeção de material varia em um ciclo de 11 anos, conduzido por mudanças no campo magnético. Outras estrelas de tipo solar têm o próprio ciclo, mas o Sol parece não “combinar” com o seu comportamento.

Compreender o ciclo do Sol era tido como um dos maiores desafios da física solar. Em um conjunto de simulações de campos magnéticos estelares, o pesquisador da Universidade de Montreal, Antoine Strugarek, e os coautores descobriram que o ciclo magnético do Sol depende do raio de rotação e luminosidade, revela em um artigo publicado na Science.

“A relação pode ser expressa em termos do chamado número de Rossby – número sem dimensão utilizado para descrever fluxos nos oceanos e na atmosfera terrestre. O que mostramos é que o ciclo magnético do Sol é inversamente proporcional a este número”, explicaram os cientistas.

Os pesquisadores compararam os resultados das simulações com as observações disponíveis da atividade cíclica em uma amostra de estrelas do tipo solar próximas do Sol. Descobriram que os períodos de ciclo do Sol e de outras estrelas de tipo solar seguem o mesmo relacionamento – ou seja, o número de Rossby.

“O campo magnético de uma estrela extrai energia dos fluxos de matéria que animam o interior. Graças às simulações, agora sabemos que a rotação da estrela influencia a eficiência da transferência de energia entre esses fluxos turbulentos e o campo magnético”, explicaram os autores.

“A descoberta de tal lei de escala para o período do ciclo magnético da estrela a partir de simulações 3D turbulentas auto consistentes aconteceu pela primeira vez”, afirmam.

Os resultados demonstram que o Sol é mesmo uma estrela do tipo solar, e também avança a compreensão dos cientistas da forma como as estrelas geram os campos magnéticos.

“Esses resultados fornecem uma nova interpretação teórica dos ciclos magnéticos estelares e colocam o Sol como a pedra angular da nossa compreensão da dinâmica das estrelas”, disseram os cientistas.

“Ao caracterizar o magnetismo das estrelas do tipo solar, as nossas simulações permitirão, em particular, preparar o retorno científico das próximas missões europeias Solar Orbiter e PLATO”, afirmaram.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid: saúde mental piorou para 53% dos brasileiros sob pandemia, aponta pesquisa

Mais da metade dos brasileiros entrevistados por uma pesquisa declararam que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia, em índice superior à média dos 30 países e territórios pesquisados. Segundo pesquisa do …

Senado oficializa criação da CPI da Pandemia

Presidente do Senado diz que foco deve estar nas ações e omissões do governo federal e no repasse de recursos da União para estados e municípios. STF julgará determinação do ministro Barroso que ordenou abertura …

Bernie Madoff, maior golpista da história, morre em prisão norte-americana, diz relato

Bernard Madoff, o ex-financista que realizou a maior fraude de investimento na história dos Estados Unidos, morreu aos 82 anos de idade, de acordo com relatos da mídia. Em 2009, o notório financista recebeu uma sentença …

Salvator Mundi, obra mais cara de Da Vinci avaliada em R$2,6 bi, é vista em iate de príncipe

A obra de arte mais cara do mundo é ‘Salvator Mundi’, atribuída a Leonardo da Vinci. Com valor estimado em mais de 400 milhões de dólares ou superior aos 2,6 bilhões de reais, seu paradeiro …

Variante indiana da Covid-19 se propaga mais rápido e é menos detectada por testes PCR

A Índia enfrenta a pior onda de contaminações da Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 165 mil casos registrados nas últimas 24 horas: duas vezes mais do que no último pico, em …

Tipo sanguíneo não afeta risco de contrair COVID-19, diz novo estudo

Um estudo buscou entender se determinados tipos sanguíneos trazem mais riscos de contrair a COVID-19, e concluiu que não é o caso. Com a pandemia, muito se questiona em relação ao comportamento da COVID-19 em nosso …

Buracos negros são famintos, mas possuem boas maneiras à 'mesa', aponta estudo

Todos os buracos negros supermassivos nos centros das galáxias possuem períodos nos quais devoram a matéria situada de seus arredores. De acordo com um estudo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, as galáxias ativas têm …

Pnad e Caged: No auge do desemprego, Brasil enfrenta falhas nas estatísticas do mercado de trabalho que confundem e desorientam

Num momento em que o país tem registrado números diários de mortes por covid-19 que ultrapassam 4 mil e diversos Estados e municípios reforçam medidas de distanciamento social, na tentativa de conter a propagação do …

Jovem negro de Minnesota morreu por “disparo acidental”, afirma polícia

Policial teria confundido arma de descarga elétrica com arma de fogo. Incidente em meio a julgamento da morte de George Floyd acirra tensões e agrava protestos. Mineápolis e outras cidades ampliam toque de recolher. A policial …

Bia, assistente de voz do Bradesco, vai responder mensagens de assédio

O Bradesco precisou tomar providências para proteger uma mulher de assédio. No caso, uma mulher que nem existe fisicamente. A mulher que dá voz ao sistema de inteligência artificial do aplicativo, a Bia (sigla para Bradesco …