Astrônomos encontram “embrião” de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

(dr) Instituto de Astrofísica das Canárias

Impressão artística do exoplaneta WASP-127b e da sua estrela hospedeira

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês.

A estrela em questão é a HD 163296, que já possui três planetas em formação ao seu redor. Se o ponto quente observado pelos pesquisadores se desenvolver e se tornar um planetinha bebê, será o quarto mundo na órbita dessa estrela jovem.

A descoberta foi feita através de um telescópio virtual chamado MATISSE. Trata-se de um instrumento que combina a analisa a luz infravermelha de quatro telescópios do Very Large Telescope do Observatório, do ESO, localizado em Cerro Paranal, Chile.

Com a junção dos quatro telescópios, o MATISSE ganha uma lente com diâmetro virtual de 200 metros. Foi graças à leitura do infravermelho que os astrônomos detectaram um ponto de calor incomum perto da HD 163296. O trabalho foi revisado e aceito para publicação na revista Astronomy & Astrophysics.

Essa estrela fica na constelação de Sagitário, a cerca de 330 anos-luz de distância da Terra (um pulinho ali na esquina, em proporções cósmicas). Os outros três planetas em torno da HD 163296 também foram encontrados recentemente.

Estamos falando de uma estrela Herbig Ae/Be, ou seja, é jovem, tem algo entre 2 a 8 massas solares e ainda não entrou na sequência principal. Como é de se esperar de estrelas desse tipo, há uma nuvem de gás e poeira ao seu redor, e alguns detritos começando a se aglutinar.

Os pesquisadores estudaram a estrela durante quatro noites em 2019, focando na parte interna do disco protoplanetário, e notaram um anel de poeira fina e quente. Até aí, poderia ser apenas uma agitação da poeira. Mas havia ali um pontinho muito mais quente e brilhante do que o restante do anel.

Os astrônomos então suspeitaram que esse ponto seria um vórtice de poeira onde um planeta pode se formar. Ele está a uma distância da estrela semelhante à distância entre Mercúrio e o nosso Sol.

No resto do disco, poeira e pequenos detritos continuam girando ao redor da estrela, aglutinando-se entre si para, quem sabe, um dia formar outros corpos rochosos como asteroides ou mesmo planetas. Mas no meio desse mesmo disco, o vórtice aquece e os detritos são transformados em poeira fina.

Essa poeira fina é visível no pontinho quente que chamou a atenção dos astrônomos. E esse material aquecido pode aglutinar ainda mais no suposto embrião de planeta, para que ele cresça e se torne mais um de bilhões de mundos universo afora.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …