Ativista do Pussy Riot supostamente envenenado é tratado em Berlim

Jean-Christophe Bott / EPA

O ativista russo Pyotr Verzilov e a companheira, Nadezda Tolokonnikova (aka Nadya Tolokno), vocalista do grupo feminista Pussy Riot, invadiram o campo na final da Copa 2018

Segundo informações do jornal alemão “Bild”, Pyotr Verzilov chegou à capital alemã numa emergência aérea. Ele é um dos quatro membros do grupo anti-Kremlin que invadiram o campo de futebol na final da Copa de 2018.

O ativista do grupo russo anti-Kremlin Pussy Riot Pyotr Verzilov, de 30 anos, foi transferido neste sábado (16/09) para Berlim, onde está sendo tratado de suposto envenenamento, segundo informações do jornal alemão Bild. Membros da banda punk falam de uma tentativa de assassinato.

Verzilov chegou à capital alemã no final da noite de sábado a bordo de uma aeronave ambulância e está sendo atendido por especialistas no Hospital Charité, continuou o jornal. Um porta-voz do aeroporto berlinense Schönefeld confirmou à agência de notícias DPA a chegada de uma ambulância aérea por volta das 22h45 (hora local).

Segundo relatou a sua companheira, Veronika Nikulshina, Verzilov começou a se sentir mal pouco depois de uma audiência num tribunal, na terça-feira, após o que seu estado piorou rapidamente e foi levado ao hospital.

No sábado, Nikulshina afirmou que Verzilov havia recuperado a consciência e saiu dos cuidados intensivos. De acordo com relatos da mídia, os médicos encontraram em seu sangue drogas psicotrópicas fortes.

Nikulshina disse que Vezilov fora envenenado “com qualquer coisa como atropina. A questão é que foi uma grande dose”. Nenhuma fonte oficial adiantou uma causa para o estado de Verzilov.

Verzilov e Nikulshina são dois dos quatro membros do Pussy Riot que invadiram o campo na final do Campeonato Mundial de Futebol da Rússia 2018, tendo sido condenados por esse ato a 15 dias de detenção. Verzilov é também fundador da MediaZona, plataforma que divulga informações sobre processos contra ativistas dos direitos humanos.

Sua ex-companheira Nadezhda Tolokonnikova disse ao jornal Bild que acredita que seu ex-parceiro havia sido envenenado de propósito e que se trataria de um ato de intimidação ou até mesmo de uma tentativa de assassinato.

Pussy Riot tornou-se conhecido mundialmente com ações espetaculares contra a arbitrariedade judicial e a corrupção. Tolokonnikova, com quem Verzilov tem uma filha, foi presa em 2012 depois de uma “oração punk” numa igreja moscovita, tendo sido condenada por “vandalismo de ódio religioso” e libertada no final de 2013.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e teve muito amor envolvido)

O que acontece quando um polvo consome drogas, mais precisamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de descobrir. De acordo com o Science Alert, a equipe de pesquisadores deu MDMA, substância psicoativa também conhecida por ecstasy, …

Companhia austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou nesta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico (material fabricado a partir desse recurso natural). A inovadora tecnologia, batizada de ReOil, …

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontrou uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …