Ativista do Pussy Riot supostamente envenenado é tratado em Berlim

Jean-Christophe Bott / EPA

O ativista russo Pyotr Verzilov e a companheira, Nadezda Tolokonnikova (aka Nadya Tolokno), vocalista do grupo feminista Pussy Riot, invadiram o campo na final da Copa 2018

Segundo informações do jornal alemão “Bild”, Pyotr Verzilov chegou à capital alemã numa emergência aérea. Ele é um dos quatro membros do grupo anti-Kremlin que invadiram o campo de futebol na final da Copa de 2018.

O ativista do grupo russo anti-Kremlin Pussy Riot Pyotr Verzilov, de 30 anos, foi transferido neste sábado (16/09) para Berlim, onde está sendo tratado de suposto envenenamento, segundo informações do jornal alemão Bild. Membros da banda punk falam de uma tentativa de assassinato.

Verzilov chegou à capital alemã no final da noite de sábado a bordo de uma aeronave ambulância e está sendo atendido por especialistas no Hospital Charité, continuou o jornal. Um porta-voz do aeroporto berlinense Schönefeld confirmou à agência de notícias DPA a chegada de uma ambulância aérea por volta das 22h45 (hora local).

Segundo relatou a sua companheira, Veronika Nikulshina, Verzilov começou a se sentir mal pouco depois de uma audiência num tribunal, na terça-feira, após o que seu estado piorou rapidamente e foi levado ao hospital.

No sábado, Nikulshina afirmou que Verzilov havia recuperado a consciência e saiu dos cuidados intensivos. De acordo com relatos da mídia, os médicos encontraram em seu sangue drogas psicotrópicas fortes.

Nikulshina disse que Vezilov fora envenenado “com qualquer coisa como atropina. A questão é que foi uma grande dose”. Nenhuma fonte oficial adiantou uma causa para o estado de Verzilov.

Verzilov e Nikulshina são dois dos quatro membros do Pussy Riot que invadiram o campo na final do Campeonato Mundial de Futebol da Rússia 2018, tendo sido condenados por esse ato a 15 dias de detenção. Verzilov é também fundador da MediaZona, plataforma que divulga informações sobre processos contra ativistas dos direitos humanos.

Sua ex-companheira Nadezhda Tolokonnikova disse ao jornal Bild que acredita que seu ex-parceiro havia sido envenenado de propósito e que se trataria de um ato de intimidação ou até mesmo de uma tentativa de assassinato.

Pussy Riot tornou-se conhecido mundialmente com ações espetaculares contra a arbitrariedade judicial e a corrupção. Tolokonnikova, com quem Verzilov tem uma filha, foi presa em 2012 depois de uma “oração punk” numa igreja moscovita, tendo sido condenada por “vandalismo de ódio religioso” e libertada no final de 2013.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …