Bomba em Nova York explodiu antes do previsto

Benjamin Kanter / Mayoral Photo Office

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista fracassada.

O ataque ocorreu em um túnel na estação de Port Authority, no centro de Manhattan, em plena hora de pico, quando um homem explodiu um artefato que levava amarrado ao corpo. A detonação do engenho explosivo fez, esta segunda-feira, quatro feridos. O suspeito foi detido.

As primeiras investigações levam à conclusão de que a bomba explodiu antes do previsto. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e o governador, Andrew Cuomo, ambos do Partido Democrata, afirmam que foi a ação rápida e eficaz da polícia norte-americana que evitaram uma tragédia maior.

Segundo a RFI, a “tentativa de ataque terrorista”, como classificou Bill de Blasio, foi realizada por Aayed Ullah, de 27 anos, que teria agido sozinho. O suspeito está internado no Hospital de Bellevue em estado grave.

O presidente Donald Trump se ronunciou, em nota oficial, seis horas após o ataque. A Casa Branca afirma que o incidente reforça a necessidade de uma reforma mais rigorosa do sistema de imigração dos Estados Unidos.

Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, diz que é preciso “proteger as nossas fronteiras. Temos que garantir que os indivíduos a entrarem no nosso país não vêm para causar danos às nossas pessoas. E temos de passar para um sistema de imigração baseado no mérito”.

À Reuters, uma fonte governamental disse que Ullah chegou aos Estados Unidos há sete anos. O suspeito teria conseguido obter o visto de entrada devido à presença de familiares em território norte-americano.

Motivações do suspeito

O JN avança que vários meios de comunicação, citados pela agência France Press, afirmam que o suspeito teria dito à polícia que atuou inspirado pelo Estado Islâmico, referindo que a escolha do local está relacionada com os ataques que ocorreram na Alemanha, devido ao Natal.

De acordo com as autoridades norte-americanas, Ullah culpa as ações israelenses em Gaza como um dos motivos para a sua tentativa de ataque terrorista. Os ataques aéreos ocorreram após Hamas ter disparado mísseis e ter convocado uma rebelião no mundo islâmico contra a decisão de Washington reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

Sobre o Oriente Médio, a porta-voz da Casa Branca referiu que “estamos decididos a continuar exercendo a nossa liderança no processo de paz na região e lamentamos se a Autoridade Palestina se retirar da mesa de negociações”.

Ciberia // ZP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …