O composto chamado “malacidinas” foi encontrado em várias amostras de solo e conseguiu aniquilar bactérias gram-positivas em ratos.
Uma nova família de antibióticos capaz de curar infecções de difícil tratamento foi descoberta em amostras de solo analisadas por cientistas norte-americanos, segundo consta em um estudo publicado esta semana na revista Nature Microbiology.
A pesquisa foi levada a cabo por cientistas da Universidade de Rockfeller, dos EUA, e consistiu no estudo de mais de mil amostras de terra recolhidas em diferentes zonas do país norte-americano.
Como resultado das análises com técnicas de sequenciação genética, os cientistas descobriram compostos naturais chamados “malacidinas“, que têm um efeito poderoso bactericida capaz de aniquilar inúmeros agentes patogênicos gram-positivos resistentes aos antibióticos.
Depois de administrar estes compostos em ratos de laboratório infectados com Staphylococcus aureus resistentes à meticilina – um antibiótico pertencente ao grupo das penicilinas –, os cientistas observaram que as malacidinas conseguiram curar a condição em roedores.
Atualmente, os autores trabalham para melhorar a eficácia do composto, mas optam por não demonstrar muito otimismo prematuro na hora de falar sobre uma futura aplicação clínica da descoberta.
“É impossível dizer quando“, se é que acontecerá. “Um antibiótico em uma fase inicial da descoberta passa para uso clínico”, expressou o médico Sean Brady, e salienta “o grande e duro caminho” desde a atual etapa do composto até chegar à fase de uso clínico.
Ciberia // ZAP