TIM tem melhor 4G do Brasil e São Paulo é a cidade com conexão mais rápida da América Latina

Estudo feito pela Opensignal concluiu que a TIM se destaca em vários dos quesitos analisados em relação ao 4G – Claro é a segunda colocada. Além disso, análise também concluiu que São Paulo é a cidade com 4G mais rápido da América Latina.

A empresa de análise móvel Opensignal fez um estudo sobre a rapidez do 4G no Brasil e na America Latina – e chegou a conclusões no mínimo interessantes. A primeira delas é de que usuários da TIM são os que conseguem maior acesso a 4G em território nacional e a segunda é a de que São Paulo é a cidade mais com a conexão mais rápida na América Latina.

No que diz respeito ao Brasil, foram cinco pontos de estudo da empresa: disponibilidade 4G, experiência de vídeo, experiência de velocidade de download, experiência de velocidade de upload e experiência de latência.

Tim, Claro, Vivo, Oi e Nextel foram analisadas nesses quesitos, sendo as quatro primeiras as que receberam maior destaque na disputa. Foram um total de 999.385 aparelhos analisados entre 1º de março e 29 de maio de 2019 para esta pesquisa.

Disponibilidade 4G

Como o próprio nome diz, essa categoria diz respeito à disponibilidade a conexão 4G em território brasileiro. A TIM foi a vencedora, com cobertura em 82,4% do Brasil, seguida da Claro, com 71,9%, Vivo com 72,1% e Oi, com 61,4%.

De acordo com a Opensignal, a Oi não teve um resultado tão bom devido a falta de espectro de frequências mais baixas. A expectativa é de que o governo brasileiro invista em novos leilões de licenças de 700 MHz, mas pode ser que estes já sejam voltados para o 5G.

Experiência de vídeo

Essa categoria é dividida entre “boa experiência de vídeo” e “experiência de vídeo média” ou “justa”, na tradução literal do inglês. Para se levar em consideração a qualidade do vídeo, a Opensignal analisa tempo de carregamento e interrupções na reprodução deles. A Claro se destacou nesta categoria, alcançando 56,9 pontos e a colocação de “boa experiência de vídeo”.

Em segundo lugar ficou a TIM, com 54,3, seguido da Vivo com 54,2 e Oi com 45,5. Todas essas tiveram uma “experiência de vídeo média”. Mas é importante ressaltar que, para classificar a experiência como sendo boa, era preciso alcançar uma pontuação entre 55 e 65 – o que faz com que TIM e Vivo fiquem menos dessa classificação.

Ainda nesta categoria, a Opensignal verificou que a qualidade dos vídeos melhorou muito com o passar do tempo e que a Vivo acaba se destacando mais que as outras operadoras neste quesito.

Experiência de velocidade de download

Mais uma vez, o nome da categoria diz tudo. A Opensignal relatou que, desde o último relatório, todas as operadoras brasileiras se destacaram nesse campo – mas nenhum avanço individual fez com que conseguissem chegar perto da atual (e já antiga) campeã: a Claro.

A velocidade média de download da Claro é de 19,8 Mbps. Vivo está em segundo lugar com 14,2 Mbps, seguida da TIM (11,6 Mbps) e Oi (8,6 Mbps).

Segundo a pesquisa, comparando os dados atuais com os de seis meses atrás, todas as operadoras aumentaram sua velocidade de download em pelo menos 9%. Mas ainda segundo ela “curiosamente, o crescimento da Experiência em Velocidade de Download não foi resultado de conexões 4G mais rápidas, mas sim devido à crescente amplitude de acesso 4G no Brasil”.

Experiência de velocidade de upload

Mais uma vez, a Claro foi a vencedora nesse quesito. O mais interessante é que a distância entre as concorrentes é relativamente grande, o que faz com que a operadora não precise se preocupar com as outras tão cedo.

A Claro, portanto, alcançou 6,4 Mbps de velocidade de upstream, seguida da Vivo com 4,6 Mbps, TIM com 4,4 Mbps e Oi com 2,9 Mbps.

É importante ressaltar que o estudo também identificou uma mudança no perfil do usuário. A tendência é que as pessoas queiram cada vez mais produzir conteúdo, além de consumi-los como normalmente fazem. Com isso, a velocidade de upload fornecida por operadoras é cada vez mais importante.

Experiência de latência

Essa categoria diz respeito ao tempo de resposta nas conexões, ou seja, quanto tempo leva para uma página ou vídeo começar a carregar. Dessa vez, a Opensignal percebeu uma mudança nos padrões: nesta última análise a TIM foi a operadora mais rápida, mas na passada, era a Claro. Mesmo assim a diferença entre ambas não é tão grande.

A TIM registrou pontuação de 60.9ms, já a Claro 62.7ms, Vivo 69,2ms e Oi 72,5ms. A Nextel não ficou tão bem colocada. A pesquisa foi feita em 24 regiões e apenas em três delas a operadora em questão apareceu. A cidade de São Paulo, do Rio de Janeiro e Campinas foram as que Nextel de destacou o suficiente para fazer parte do ranking.

São Paulo é a cidade com 4G mais rápido da América Latina

Como dito anteriormente, a Opensignal fez não apenas uma análise do Brasil como também da América Latina. Neste caso, o Brasil foi o vencedor. Foram seis das maiores cidades analisadas: Bogotá, Buenos Aires, Lima, Cidade do México, Santiago e São Paulo.

No quesito velocidade do 4G, São Paulo venceu, com uma velocidade média de download de 21,3 Mbps – 0,3 Mbps mais rápido que a segunda colocada, Cidade do México. Por último ficou Buenos Aires, com velocidade de 16,2 Mbps.

Além disso, a pesquisa concluiu que existe uma “tendência consistente em todas as seis cidades analisadas: os usuários passam por uma grande variedade de velocidades em diferentes horas do dia. O horário mais ágil foi às 4 da manhã, quando poucas pessoas estavam online e as redes estavam menos congestionadas. Nesse período do dia, São Paulo chegou a 31,9 Mbps, seguido por Santiago, com 31,4 Mbps”.

Nesse quesito de alterações na velocidade ao longo do dia, a cidade que apresentou menor flutuação foi Buenos Aires, seguida de Lima e Cidade do México. Já Santiago sofre mudanças de quase 50% dependendo do horário.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …

EUA antecipam veto a entrada de estrangeiros que passaram pelo Brasil

Restrição passa a valer às 23h59 desta terça-feira, dois dias antes do anteriormente anunciado. Medida atinge cidadãos não americanos que estiveram em território brasileiro nos últimos 14 dias, salvo algumas exceções. O governo dos Estados Unidos …

Coronavírus: por precaução, OMS suspende ensaios clínicos com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira, que suspendeu "temporariamente" os ensaios clínicos com hidroxicloroquina que realiza com parceiros em diversos países, por medida de precaução. A decisão segue a publicação na sexta-feira …

Exoplanetas habitáveis poderiam ser identificados por 'código de cores', afirma estudo

As enormes distâncias até os exoplanetas teoricamente capazes de suportar vida impedem a observação direta e a exploração dessas possibilidades, levando cientistas a procurar soluções inovadoras. Uma equipe de astrônomos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, …

Remdesivir melhorou tempo de recuperação da covid-19

Um novo estudo envolvendo 50 pesquisadores da área da saúde descobriu que o remédio antiviral remdesivir, projetado originalmente para o tratamento do ebola, reduziu o tempo de recuperação em pacientes de Covid-19 de uma média …