TIM tem melhor 4G do Brasil e São Paulo é a cidade com conexão mais rápida da América Latina

Estudo feito pela Opensignal concluiu que a TIM se destaca em vários dos quesitos analisados em relação ao 4G – Claro é a segunda colocada. Além disso, análise também concluiu que São Paulo é a cidade com 4G mais rápido da América Latina.

A empresa de análise móvel Opensignal fez um estudo sobre a rapidez do 4G no Brasil e na America Latina – e chegou a conclusões no mínimo interessantes. A primeira delas é de que usuários da TIM são os que conseguem maior acesso a 4G em território nacional e a segunda é a de que São Paulo é a cidade mais com a conexão mais rápida na América Latina.

No que diz respeito ao Brasil, foram cinco pontos de estudo da empresa: disponibilidade 4G, experiência de vídeo, experiência de velocidade de download, experiência de velocidade de upload e experiência de latência.

Tim, Claro, Vivo, Oi e Nextel foram analisadas nesses quesitos, sendo as quatro primeiras as que receberam maior destaque na disputa. Foram um total de 999.385 aparelhos analisados entre 1º de março e 29 de maio de 2019 para esta pesquisa.

Disponibilidade 4G

Como o próprio nome diz, essa categoria diz respeito à disponibilidade a conexão 4G em território brasileiro. A TIM foi a vencedora, com cobertura em 82,4% do Brasil, seguida da Claro, com 71,9%, Vivo com 72,1% e Oi, com 61,4%.

De acordo com a Opensignal, a Oi não teve um resultado tão bom devido a falta de espectro de frequências mais baixas. A expectativa é de que o governo brasileiro invista em novos leilões de licenças de 700 MHz, mas pode ser que estes já sejam voltados para o 5G.

Experiência de vídeo

Essa categoria é dividida entre “boa experiência de vídeo” e “experiência de vídeo média” ou “justa”, na tradução literal do inglês. Para se levar em consideração a qualidade do vídeo, a Opensignal analisa tempo de carregamento e interrupções na reprodução deles. A Claro se destacou nesta categoria, alcançando 56,9 pontos e a colocação de “boa experiência de vídeo”.

Em segundo lugar ficou a TIM, com 54,3, seguido da Vivo com 54,2 e Oi com 45,5. Todas essas tiveram uma “experiência de vídeo média”. Mas é importante ressaltar que, para classificar a experiência como sendo boa, era preciso alcançar uma pontuação entre 55 e 65 – o que faz com que TIM e Vivo fiquem menos dessa classificação.

Ainda nesta categoria, a Opensignal verificou que a qualidade dos vídeos melhorou muito com o passar do tempo e que a Vivo acaba se destacando mais que as outras operadoras neste quesito.

Experiência de velocidade de download

Mais uma vez, o nome da categoria diz tudo. A Opensignal relatou que, desde o último relatório, todas as operadoras brasileiras se destacaram nesse campo – mas nenhum avanço individual fez com que conseguissem chegar perto da atual (e já antiga) campeã: a Claro.

A velocidade média de download da Claro é de 19,8 Mbps. Vivo está em segundo lugar com 14,2 Mbps, seguida da TIM (11,6 Mbps) e Oi (8,6 Mbps).

Segundo a pesquisa, comparando os dados atuais com os de seis meses atrás, todas as operadoras aumentaram sua velocidade de download em pelo menos 9%. Mas ainda segundo ela “curiosamente, o crescimento da Experiência em Velocidade de Download não foi resultado de conexões 4G mais rápidas, mas sim devido à crescente amplitude de acesso 4G no Brasil”.

Experiência de velocidade de upload

Mais uma vez, a Claro foi a vencedora nesse quesito. O mais interessante é que a distância entre as concorrentes é relativamente grande, o que faz com que a operadora não precise se preocupar com as outras tão cedo.

A Claro, portanto, alcançou 6,4 Mbps de velocidade de upstream, seguida da Vivo com 4,6 Mbps, TIM com 4,4 Mbps e Oi com 2,9 Mbps.

É importante ressaltar que o estudo também identificou uma mudança no perfil do usuário. A tendência é que as pessoas queiram cada vez mais produzir conteúdo, além de consumi-los como normalmente fazem. Com isso, a velocidade de upload fornecida por operadoras é cada vez mais importante.

Experiência de latência

Essa categoria diz respeito ao tempo de resposta nas conexões, ou seja, quanto tempo leva para uma página ou vídeo começar a carregar. Dessa vez, a Opensignal percebeu uma mudança nos padrões: nesta última análise a TIM foi a operadora mais rápida, mas na passada, era a Claro. Mesmo assim a diferença entre ambas não é tão grande.

A TIM registrou pontuação de 60.9ms, já a Claro 62.7ms, Vivo 69,2ms e Oi 72,5ms. A Nextel não ficou tão bem colocada. A pesquisa foi feita em 24 regiões e apenas em três delas a operadora em questão apareceu. A cidade de São Paulo, do Rio de Janeiro e Campinas foram as que Nextel de destacou o suficiente para fazer parte do ranking.

São Paulo é a cidade com 4G mais rápido da América Latina

Como dito anteriormente, a Opensignal fez não apenas uma análise do Brasil como também da América Latina. Neste caso, o Brasil foi o vencedor. Foram seis das maiores cidades analisadas: Bogotá, Buenos Aires, Lima, Cidade do México, Santiago e São Paulo.

No quesito velocidade do 4G, São Paulo venceu, com uma velocidade média de download de 21,3 Mbps – 0,3 Mbps mais rápido que a segunda colocada, Cidade do México. Por último ficou Buenos Aires, com velocidade de 16,2 Mbps.

Além disso, a pesquisa concluiu que existe uma “tendência consistente em todas as seis cidades analisadas: os usuários passam por uma grande variedade de velocidades em diferentes horas do dia. O horário mais ágil foi às 4 da manhã, quando poucas pessoas estavam online e as redes estavam menos congestionadas. Nesse período do dia, São Paulo chegou a 31,9 Mbps, seguido por Santiago, com 31,4 Mbps”.

Nesse quesito de alterações na velocidade ao longo do dia, a cidade que apresentou menor flutuação foi Buenos Aires, seguida de Lima e Cidade do México. Já Santiago sofre mudanças de quase 50% dependendo do horário.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e aposentar as baterias no futuro

O mundo já conhece os benefícios da tecnologia 5G como a alta velocidade na transmissão de dados e baixa latência. Agora, os cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, descobriram que essas redes …

Covid: como evitar a trágica marca de 5 mil mortes por dia no Brasil?

No dia 19 de maio de 2020, o Brasil atingiu pela primeira vez a marca das mil mortes diárias por covid-19. Esse número permaneceu relativamente estável, em um patamar considerado alto, durante todo o segundo semestre …

Físicos afirmam que o universo é um computador de aprendizado de máquina

Físicos teóricos que trabalham com a Microsoft lançaram um artigo na sexta-feira afirmando que o universo é essencialmente um computador de aprendizagem de máquina (machine learning, em inglês). Os pesquisadores, vários afiliados à Microsoft, pré-publicaram um …

Mundo ainda tem países sem uma única dose de vacina

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 600 milhões de doses de vacina contra a covid-19 já foram aplicadas em todo o mundo. Mas a discrepância entre países é alta: enquanto, …

Covid: site calcula quando você será vacinado. Resultados não animam

Um grupo de voluntários chamado CoronavirusBra desenvolveu uma plataforma para calcular quando você será vacinado contra a covid-19. O ‘Quando vou ser vacinado?’ utiliza dados públicos como a média de imunizados com o número de pessoas …

Rússia inicia desenvolvimento de mais uma vacina contra COVID-19

Sendo o primeiro país a registrar uma vacina contra a COVID-19, a Rússia anunciou o início do desenvolvimento de mais uma vacina contra o coronavírus. A criação do novo medicamento estará a cargo do Instituto Smorodintsev …

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …