Ativista negra Harriet Tubman será o novo rosto da nota de 20 dólares, afirma governo Biden

Marcos Santos / USP Imagens

A nota de dólar é seguramente um dos mais emblemáticos e representativos símbolos dos EUA e do próprio capitalismo, e por isso a medida anunciada pelo governo Biden de retomar o projeto de incluir o rosto da ativista negra e abolicionista Harriet Tubman na cédula de 20 dólares tornou-se bandeira importante da nova administração.

Apontando uma mudança expressiva em diversas frentes com relação à administração anterior, o atual governo anunciou que pretende iniciar esforços para acelerar o processo e enfim homenagear a ativista.

O plano de estampar a nota com o rosto de Tubman foi anunciado em 2016 ao fim da administração Obama, mas acabou abandonado pelo governo Trump – o ex-presidente chegou a afirmar considerar a homenagem um gesto “puramente politicamente correto”.

“É importante que o nosso dinheiro reflita a história e a diversidade do do nosso país e a imagem de Harriet Tubman enfeitando as novas notas de 20 dólares seguramente refletem isso”, afirmou Jen Psaki, atua secretária de imprensa da Casa Branca, em coletiva recente.

Tubman nasceu escravizada em 1822 no estado de Maryland, mas conseguiu escapar para se tornar uma das mais importantes ativistas e revolucionárias contra a escravidão no país – realizando 19 missões para libertar cerca de 300 pessoas, trabalhando ao lado de nomes como o abolicionista Frederick Douglass.

Durante a Guerra Civil, Tubman atuou como batedora armada e espiã para o exército da União até a abolição da escravatura no país, em 1865, e o fim do conflito. Quando morreu, aos 91 anos em 1913, ela estava, nos últimos anos de sua vida, trabalhando pela causa do sufrágio feminino.

A escolha por Tubman se deu em 2015, através de uma campanha intitulada “Women on 20s”, quando mais de 600 mil pessoas pediram que uma mulher passasse a estampar a nota de 20 dólares.

Caso a medida seja mesmo confirmada, a ativista será a primeira mulher negra a estampar uma cédula no país – entrando no lugar do ex-presidente Andrew Jackson, sétima pessoa eleita para o cargo no país, ocupando a cadeira entre 1829 e 1837.

Jackson é o rosto na cédula de 20 dólares desde 1928, mas hoje sua história é revista: além de ter sido escravocrata, Jackson assinou medidas que provocaram a morte de milhares de pessoas da comunidade nativa da época.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …