Ativista negra Harriet Tubman será o novo rosto da nota de 20 dólares, afirma governo Biden

Marcos Santos / USP Imagens

A nota de dólar é seguramente um dos mais emblemáticos e representativos símbolos dos EUA e do próprio capitalismo, e por isso a medida anunciada pelo governo Biden de retomar o projeto de incluir o rosto da ativista negra e abolicionista Harriet Tubman na cédula de 20 dólares tornou-se bandeira importante da nova administração.

Apontando uma mudança expressiva em diversas frentes com relação à administração anterior, o atual governo anunciou que pretende iniciar esforços para acelerar o processo e enfim homenagear a ativista.

O plano de estampar a nota com o rosto de Tubman foi anunciado em 2016 ao fim da administração Obama, mas acabou abandonado pelo governo Trump – o ex-presidente chegou a afirmar considerar a homenagem um gesto “puramente politicamente correto”.

“É importante que o nosso dinheiro reflita a história e a diversidade do do nosso país e a imagem de Harriet Tubman enfeitando as novas notas de 20 dólares seguramente refletem isso”, afirmou Jen Psaki, atua secretária de imprensa da Casa Branca, em coletiva recente.

Tubman nasceu escravizada em 1822 no estado de Maryland, mas conseguiu escapar para se tornar uma das mais importantes ativistas e revolucionárias contra a escravidão no país – realizando 19 missões para libertar cerca de 300 pessoas, trabalhando ao lado de nomes como o abolicionista Frederick Douglass.

Durante a Guerra Civil, Tubman atuou como batedora armada e espiã para o exército da União até a abolição da escravatura no país, em 1865, e o fim do conflito. Quando morreu, aos 91 anos em 1913, ela estava, nos últimos anos de sua vida, trabalhando pela causa do sufrágio feminino.

A escolha por Tubman se deu em 2015, através de uma campanha intitulada “Women on 20s”, quando mais de 600 mil pessoas pediram que uma mulher passasse a estampar a nota de 20 dólares.

Caso a medida seja mesmo confirmada, a ativista será a primeira mulher negra a estampar uma cédula no país – entrando no lugar do ex-presidente Andrew Jackson, sétima pessoa eleita para o cargo no país, ocupando a cadeira entre 1829 e 1837.

Jackson é o rosto na cédula de 20 dólares desde 1928, mas hoje sua história é revista: além de ter sido escravocrata, Jackson assinou medidas que provocaram a morte de milhares de pessoas da comunidade nativa da época.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …