Biden pedirá a americanos para usarem máscara por cem dias

Joe Biden

Em entrevista à CNN, presidente eleito afirma que medida pode ajudar a reduzir números da pandemia e garante que Anthony Fauci continua como conselheiro-chefe de saúde em seu governo.

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, disse nesta quinta-feira (04/12) que vai pedir aos americanos para usarem máscaras por cem dias assim que iniciar seu mandato.

Em entrevista à emissora CNN, ao lado da vice-presidente eleita Kamala Harris, Biden disse que fará o pedido aos americanos no dia da posse, 20 de janeiro. “Apenas cem dias com máscara – não para sempre, apenas cem dias. E acho que veremos uma redução significativa no vírus”, observou o democrata.

Recorde de mortes

Nesta quinta-feira, os Estados Unidos registraram um novo recorde de mortes por covid-19. Em 24 horas, foram registrados no país 3.157 óbitos em decorrência da doença. O número de novas infecções pelo coronavírus também superou a média diária de 200 mil, e o de internações passou pela primeira vez de 100 mil. Quase 20 mil pacientes estão em unidades de terapia intensiva (UTI) em todo o país.

O presidente eleito reiterou seu apelo para que o Congresso aprove uma proposta de auxílio emergencial de 908 bilhões de dólares apresentada esta semana por um grupo bipartidário de legisladores. “Seria um bom começo, mas não é o suficiente”, disse. “As pessoas estão realmente sofrendo”, acrescentou.

Biden disse que sua equipe de transição está trabalhando num pacote próprio de auxílio econômico à pandemia de coronavírus, que deverá ser lançado como uma de suas primeiras medidas econômicas.

“Fauci fica”

O presidente eleito também disse que pediu ao principal infectologista do país, Anthony Fauci, que continue exercendo sua função de conselheiro-chefe de saúde em sua administração, “exatamente na mesma função que teve para os ​​vários presidentes anteriores”, como diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e principal membro da força-tarefa de combate à pandemia nos Estados Unidos.

Fauci conversou nesta quinta-feira com Biden e sua equipe para preparar o combate ao vírus, disse o democrata na entrevista à CNN.

Biden ainda afirmou que tomaria publicamente uma vacina para coronavírus para demonstrar sua segurança ao público. “As pessoas perderam a fé na capacidade de a vacina funcionar”, disse o presidente eleito, que elogiou os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton por também terem manifestado disposição em tomar a vacina na TV para tranquilizar a população.

Biden declarou também que a presença do presidente americano, Donald Trump, em sua posse seria importante para “demonstrar, no final deste caos que ele criou, que há transferência pacífica de poder, com as partes concorrentes, ali, apertando as mãos e indo adiante”.

Sem ter admitido a derrota até agora na eleição presidencial de 3 de novembro, Trump insiste em dizer que teria havido ampla fraude eleitoral, sem apresentar provas, e se nega a dizer se vai comparecer à posse de Biden, em 20 de janeiro.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …