Como a decoração do Salão Oval mudou desde a mudança de Biden para a Casa Branca

Joe Biden

A eleição de Joe Biden como presidente dos EUA mudou radicalmente a postura da Casa Branca diante de todos os assuntos.

Mas a transformação não foi somente política: pra além das 17 ordens executivas que o novo comandante-em-chefe do país assinou no seu primeiro dia de trabalho, a administração Biden também mudou a Casa Branca literalmente – alterando consideravelmente a decoração do local, também como forma de se posicionar, direta ou indiretamente, em contraste completo com o que a administração Trump vinha fazendo.

Segundo consta, a mudança na Casa Branca tradicionalmente leva somente cerca de cinco horas para sair uma família presidencial e entrar a nova – mas Biden veio preparado para marcar a diferença com relação ao agora ex-presidente Trump: atrás de sua cadeira, Biden rapidamente mandou posicionar o busto de Cesar E. Chavez, um trabalhador rural que, nos anos 1960, liderou diversas greves e manifestações pacíficas para mulher as condições de trabalho nas fazendas do país.

“O busto do meu pai no salão oval [escritório do presidente na Casa Branca] simboliza a esperança de que um novo dia está nascendo para nossa nação”, comentou Paul F. Chavez, filho do líder rural, em entrevista.

E as mudanças seguiram: diversos retratos de ícones americanos, como Lincoln e George Washington, com a pintura de Franklin Roosevelt em claro destaque na galeria que se mudou para seu escritório – onde também se destacam os retratos de Thomas Jefferson e Alexander Hamilton. Uma mudança profundamente simbólica foi a retirada do retrato do ex-presidente Andrew Jackson e a inclusão de Benjamin Franklin à esquerda da mesa de Biden.

A inclusão de Franklin, que era cientista, foi vista como um claro aceno da Casa Branca sobre a importância da ciência no momento atual. Já a retirada de Jackson foi vista como um posicionamento antirracista: Jackson foi um presidente escravocrata que também assinou o Ato de Remoção dos Índios Nativos, determinação que forçou milhares de nativos para fora de suas casas e rumo à morte pela miséria ou assassinato. Andrew Jackson era admirado por Trump, que havia incluído seu retrato no Salão Oval.

Além de outras transformações, como mudanças nas bandeiras e a inclusão de bustos à sala como os de Eleanor Roosevelt, Martin Luther King Jr., Robert F. Kennedy e Rosa Parks para simbolizar a inclinação humanista, antirracista e progressista da nova administração, umas das decisões mais comentadas foi a retirada do botão vermelho que Trump havia mando instalar em sua mesa. A função do botão era pedir automaticamente um copo de Coca Diet, que era trazido até Trump de imediato em uma bandeja de prata.

Outra mudança importante no Salão Oval foram as máscaras como parte do protocolo de segurança contra a Covid-19: Biden as usa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …