Atriz espanhola nega ter se apropriado de desenho de Picasso

A atriz espanhola Lucía Bosé negou, nesta quinta-feira, em julgamento, ter se apropriado de um desenho de Pablo Picasso, cuja venda em 2008 lhe rendeu 198 mil euros (cerca de R$ 860 mil).

A obra tinha sido dada por Picasso a uma empregada de Lucía, que garantiu que essa a presenteou antes de morrer, embora a obra tivesse sido dedicada pelo pintor à funcionária.

A atriz, de 88 anos, é acusada de apropriação indébita do desenho. A Promotoria pede que ela seja condenada a dois anos de prisão e a uma multa de 4.800 euros, além do pagamento de indenizações correspondentes aos herdeiros da sua antiga empregada, Remedios T.M.

Em depoimento, Lucía afirmou que Remedios passou toda a vida em sua casa em Madri, e disse que a relação era familiar, se referindo a ela como “tata”, afirmando que quando Remedios morreu em 1999, um sobrinho dela foi recolher seus pertences.

Segundo Lucía, o desenho é um presente, dado em 1963 pelo próprio pintor a Remedios após a empregada passar três meses na casa do artista enquanto sua patroa viajava. “Mas ela disse que não havia gostado e me deu sem pegá-lo e sem tocá-lo”, afirmou a atriz, destacando que “Picasso gargalhava e não esboçou nenhum impedimento”.

A partir daí, o desenho passou a fazer parte da coleção da família, e chegou a ser exposto na Espanha, na Itália e na França. A atriz diz que não lembra de ter recebido nenhum pedido oficial dos herdeiros de Remedios para recuperar a obra.

Já duas sobrinhas de Remedios afirmam que a tia não presenteou o desenho à família Bosé mas, ao contrário, sempre disse que era seu e que quando morresse passaria à sua família, e que tinha muito orgulho de tê-lo”.

Para a Promotoria, Lucía se apropriou da obra, já que na parte de trás do desenho é possível ler a data “16-2-63” e a dedicatória “a Reme”. A obra foi vendida em um leilão no dia 25 de junho de 2008 e atingiu o preço de 198.607 euros.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …

Governo argentino é alvo de roubo de 10 anos de arquivos administrativos

O governo da Argentina foi alvo de um ataque por meio de um ransonware e está com cerca de 10 anos de dados públicos sequestrados desde do dia 25 de novembro. Em entrevista, a ministra da …

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …