Atriz espanhola nega ter se apropriado de desenho de Picasso

A atriz espanhola Lucía Bosé negou, nesta quinta-feira, em julgamento, ter se apropriado de um desenho de Pablo Picasso, cuja venda em 2008 lhe rendeu 198 mil euros (cerca de R$ 860 mil).

A obra tinha sido dada por Picasso a uma empregada de Lucía, que garantiu que essa a presenteou antes de morrer, embora a obra tivesse sido dedicada pelo pintor à funcionária.

A atriz, de 88 anos, é acusada de apropriação indébita do desenho. A Promotoria pede que ela seja condenada a dois anos de prisão e a uma multa de 4.800 euros, além do pagamento de indenizações correspondentes aos herdeiros da sua antiga empregada, Remedios T.M.

Em depoimento, Lucía afirmou que Remedios passou toda a vida em sua casa em Madri, e disse que a relação era familiar, se referindo a ela como “tata”, afirmando que quando Remedios morreu em 1999, um sobrinho dela foi recolher seus pertences.

Segundo Lucía, o desenho é um presente, dado em 1963 pelo próprio pintor a Remedios após a empregada passar três meses na casa do artista enquanto sua patroa viajava. “Mas ela disse que não havia gostado e me deu sem pegá-lo e sem tocá-lo”, afirmou a atriz, destacando que “Picasso gargalhava e não esboçou nenhum impedimento”.

A partir daí, o desenho passou a fazer parte da coleção da família, e chegou a ser exposto na Espanha, na Itália e na França. A atriz diz que não lembra de ter recebido nenhum pedido oficial dos herdeiros de Remedios para recuperar a obra.

Já duas sobrinhas de Remedios afirmam que a tia não presenteou o desenho à família Bosé mas, ao contrário, sempre disse que era seu e que quando morresse passaria à sua família, e que tinha muito orgulho de tê-lo”.

Para a Promotoria, Lucía se apropriou da obra, já que na parte de trás do desenho é possível ler a data “16-2-63” e a dedicatória “a Reme”. A obra foi vendida em um leilão no dia 25 de junho de 2008 e atingiu o preço de 198.607 euros.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …