Cabelo grisalho está ligado a maior risco de doença cardíaca em homens

De acordo com um novo estudo da Universidade do Cairo, no Egito, o cabelo grisalho está associado a um risco aumentado de doença cardíaca em homens.

“O envelhecimento é um fator de risco coronariano inevitável e está associado a sinais dermatológicos que poderiam sinalizar aumento do risco. Mais pesquisas são necessárias sobre esses sinais, que nos permitam intervir mais cedo na prevenção de doenças”, disse a cardiologista Dra. Irini Samuel.

Aterosclerose e cabelos grisalhos compartilham mecanismos semelhantes, como reparo de DNA danificado, estresse oxidativo, inflamação, alterações hormonais e senescência de células funcionais.

Logo, o objetivo do estudo era avaliar a prevalência de cabelos grisalhos em pacientes com doença arterial coronariana, e se isso era um marcador de risco independente da doença.

A pesquisa

O estudo incluiu 545 homens submetidos a angiografia coronária por tomografia computadorizada por suspeita de doença arterial coronariana. Os pacientes foram divididos em subgrupos de acordo com a presença ou ausência de doença arterial coronariana e a quantidade de cabelo cinza ou branco.

A quantidade de cabelos grisalhos foi graduada usando uma pontuação de branqueamento: 1 = cabelo preto puro, 2 = mais preto do que branco, 3 = tão preto quanto branco, 4 = mais branco que preto e 5 = branco puro. A classificação de cada paciente foi determinada por dois observadores independentes.

Também foram coletados dados sobre fatores de risco cardiovasculares tradicionais, incluindo hipertensão, diabetes, tabagismo, dislipidemia e histórico familiar de doença arterial coronariana.

Resultados

Os pesquisadores descobriram que uma alta pontuação de branqueamento do cabelo (grau 3 ou mais) estava associada com um aumento do risco de doença arterial coronariana, independentemente da idade e fatores de risco cardiovascular tradicionais.

Pacientes com doença arterial coronária apresentaram mais cabelo branco e maior calcificação coronariana do que aqueles sem condições cardíacas.

A idade, a pontuação de clareamento capilar, a hipertensão e a dislipidemia foram todos preditores independentes da presença de doença arterial coronariana. Somente a idade foi um preditor independente de branqueamento do cabelo.

“A aterosclerose e cabelos grisalhos ocorrem através de caminhos biológicos semelhantes e a incidência de ambos aumenta com a idade. Nossas descobertas sugerem que, independentemente da idade cronológica, cabelo grisalho indica idade biológica e poderia ser um sinal de alerta de risco cardiovascular aumentado”, concluiu a Dra. Samuel.

No futuro

Estudos adicionais são necessários para aprender mais sobre os fatores genéticos causais e possíveis fatores ambientais evitáveis nesta ligação, bem como para confirmar a associação entre cabelos grisalhos e doenças cardiovasculares em pacientes sem outros fatores de risco cardiovasculares conhecidos.

Se os novos achados forem confirmados, a avaliação de cabelos grisalhos poderia ser usada como um preditor de doença cardíaca, junto com outros fatores.

Pacientes assintomáticos em alto risco de doença arterial coronariana devem fazer check-ups regulares para evitar eventos cardíacos precoces, então é importante que os homens saibam que muito cabelo branco pode ser um indicador de risco.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …