Cabelo grisalho está ligado a maior risco de doença cardíaca em homens

De acordo com um novo estudo da Universidade do Cairo, no Egito, o cabelo grisalho está associado a um risco aumentado de doença cardíaca em homens.

“O envelhecimento é um fator de risco coronariano inevitável e está associado a sinais dermatológicos que poderiam sinalizar aumento do risco. Mais pesquisas são necessárias sobre esses sinais, que nos permitam intervir mais cedo na prevenção de doenças”, disse a cardiologista Dra. Irini Samuel.

Aterosclerose e cabelos grisalhos compartilham mecanismos semelhantes, como reparo de DNA danificado, estresse oxidativo, inflamação, alterações hormonais e senescência de células funcionais.

Logo, o objetivo do estudo era avaliar a prevalência de cabelos grisalhos em pacientes com doença arterial coronariana, e se isso era um marcador de risco independente da doença.

A pesquisa

O estudo incluiu 545 homens submetidos a angiografia coronária por tomografia computadorizada por suspeita de doença arterial coronariana. Os pacientes foram divididos em subgrupos de acordo com a presença ou ausência de doença arterial coronariana e a quantidade de cabelo cinza ou branco.

A quantidade de cabelos grisalhos foi graduada usando uma pontuação de branqueamento: 1 = cabelo preto puro, 2 = mais preto do que branco, 3 = tão preto quanto branco, 4 = mais branco que preto e 5 = branco puro. A classificação de cada paciente foi determinada por dois observadores independentes.

Também foram coletados dados sobre fatores de risco cardiovasculares tradicionais, incluindo hipertensão, diabetes, tabagismo, dislipidemia e histórico familiar de doença arterial coronariana.

Resultados

Os pesquisadores descobriram que uma alta pontuação de branqueamento do cabelo (grau 3 ou mais) estava associada com um aumento do risco de doença arterial coronariana, independentemente da idade e fatores de risco cardiovascular tradicionais.

Pacientes com doença arterial coronária apresentaram mais cabelo branco e maior calcificação coronariana do que aqueles sem condições cardíacas.

A idade, a pontuação de clareamento capilar, a hipertensão e a dislipidemia foram todos preditores independentes da presença de doença arterial coronariana. Somente a idade foi um preditor independente de branqueamento do cabelo.

“A aterosclerose e cabelos grisalhos ocorrem através de caminhos biológicos semelhantes e a incidência de ambos aumenta com a idade. Nossas descobertas sugerem que, independentemente da idade cronológica, cabelo grisalho indica idade biológica e poderia ser um sinal de alerta de risco cardiovascular aumentado”, concluiu a Dra. Samuel.

No futuro

Estudos adicionais são necessários para aprender mais sobre os fatores genéticos causais e possíveis fatores ambientais evitáveis nesta ligação, bem como para confirmar a associação entre cabelos grisalhos e doenças cardiovasculares em pacientes sem outros fatores de risco cardiovasculares conhecidos.

Se os novos achados forem confirmados, a avaliação de cabelos grisalhos poderia ser usada como um preditor de doença cardíaca, junto com outros fatores.

Pacientes assintomáticos em alto risco de doença arterial coronariana devem fazer check-ups regulares para evitar eventos cardíacos precoces, então é importante que os homens saibam que muito cabelo branco pode ser um indicador de risco.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …