Cabelo grisalho está ligado a maior risco de doença cardíaca em homens

De acordo com um novo estudo da Universidade do Cairo, no Egito, o cabelo grisalho está associado a um risco aumentado de doença cardíaca em homens.

“O envelhecimento é um fator de risco coronariano inevitável e está associado a sinais dermatológicos que poderiam sinalizar aumento do risco. Mais pesquisas são necessárias sobre esses sinais, que nos permitam intervir mais cedo na prevenção de doenças”, disse a cardiologista Dra. Irini Samuel.

Aterosclerose e cabelos grisalhos compartilham mecanismos semelhantes, como reparo de DNA danificado, estresse oxidativo, inflamação, alterações hormonais e senescência de células funcionais.

Logo, o objetivo do estudo era avaliar a prevalência de cabelos grisalhos em pacientes com doença arterial coronariana, e se isso era um marcador de risco independente da doença.

A pesquisa

O estudo incluiu 545 homens submetidos a angiografia coronária por tomografia computadorizada por suspeita de doença arterial coronariana. Os pacientes foram divididos em subgrupos de acordo com a presença ou ausência de doença arterial coronariana e a quantidade de cabelo cinza ou branco.

A quantidade de cabelos grisalhos foi graduada usando uma pontuação de branqueamento: 1 = cabelo preto puro, 2 = mais preto do que branco, 3 = tão preto quanto branco, 4 = mais branco que preto e 5 = branco puro. A classificação de cada paciente foi determinada por dois observadores independentes.

Também foram coletados dados sobre fatores de risco cardiovasculares tradicionais, incluindo hipertensão, diabetes, tabagismo, dislipidemia e histórico familiar de doença arterial coronariana.

Resultados

Os pesquisadores descobriram que uma alta pontuação de branqueamento do cabelo (grau 3 ou mais) estava associada com um aumento do risco de doença arterial coronariana, independentemente da idade e fatores de risco cardiovascular tradicionais.

Pacientes com doença arterial coronária apresentaram mais cabelo branco e maior calcificação coronariana do que aqueles sem condições cardíacas.

A idade, a pontuação de clareamento capilar, a hipertensão e a dislipidemia foram todos preditores independentes da presença de doença arterial coronariana. Somente a idade foi um preditor independente de branqueamento do cabelo.

“A aterosclerose e cabelos grisalhos ocorrem através de caminhos biológicos semelhantes e a incidência de ambos aumenta com a idade. Nossas descobertas sugerem que, independentemente da idade cronológica, cabelo grisalho indica idade biológica e poderia ser um sinal de alerta de risco cardiovascular aumentado”, concluiu a Dra. Samuel.

No futuro

Estudos adicionais são necessários para aprender mais sobre os fatores genéticos causais e possíveis fatores ambientais evitáveis nesta ligação, bem como para confirmar a associação entre cabelos grisalhos e doenças cardiovasculares em pacientes sem outros fatores de risco cardiovasculares conhecidos.

Se os novos achados forem confirmados, a avaliação de cabelos grisalhos poderia ser usada como um preditor de doença cardíaca, junto com outros fatores.

Pacientes assintomáticos em alto risco de doença arterial coronariana devem fazer check-ups regulares para evitar eventos cardíacos precoces, então é importante que os homens saibam que muito cabelo branco pode ser um indicador de risco.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …

Tiro de PM causou morte da menina Ágatha no Rio, aponta inquérito

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou nesta terça-feira (19/11) que um cabo da Polícia Militar foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, de …