OMS alerta para aumento da transmissão de covid-19 por jovens

Propagação do coronavírus está sendo impulsionada por assintomáticos que possuem entre 20 e 40 anos, afirma Organização Mundial de Saúde. Na Alemanha, autoridades pedem regulamentação de festas para evitar novos surtos.

A transmissão do novo coronavírus vem sendo cada vez mais impulsionada por pessoas na faixa etária entre os 20 e os 40 anos que, muitas vezes, não apresentam sintomas e desconhecem que estão infectadas, alertou nesta terça-feira (18/08) a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Isso aumenta o risco de transmissão para os mais vulneráveis: os idosos, os doentes que precisam de cuidados em longo prazo, os que vivem em regiões densamente povoadas e áreas rurais sem serviços suficientes”, afirmou o diretor da OMS para o Pacífico Ocidental, Takeshi Kasai.

Por serem muitas vezes assintomáticos, ou apresentarem sintomas leves de covid-19, os jovens acabam transmitindo a doença, explicou Kasai. “Devemos redobrar nossos esforços para impedir que o vírus passe para as comunidades vulneráveis.”

Segundo a OMS, a região do Pacífico Ocidental, que abrange 27 países na Ásia e no Pacífico, já soma mais de 9,3 mil mortes e 400 mil casos confirmados de covid-19, o que representa 2,3% das infecções em todo o mundo.

A entidade avalia que os países da Ásia-Pacífico entraram em “uma nova fase da pandemia”, onde os governos passaram a adotar novas medidas e estratégias para minimizar as perturbações em larga escala na vida das pessoas e na economia.

“Muitos [países] estão agora detectando os surtos mais cedo e reagindo de modo mais rápido, com mais intervenções localizadas e metodologias ágeis que renovam as condições de saúde nas sociedades e, ao mesmo tempo, as economias”, observou Kasai.

Risco de infecções entre jovens na Alemanha

Na Alemanha, a associação médica Margburger Bund também alertou para o maior risco de transmissão da doença entre os jovens e pediu a padronização das regras para a realização de festas e eventos em todo o país.

A presidente da entidade, Susanne Johna, alertou que para reduzir o risco de novas infecções nos próximos meses, “os estados devem chegar logo um consenso sobre regras uniformes para comemorações públicas e privadas”.

Para a associação, os limites do número máximo de participantes e os planos referentes à ventilação são de extrema importância. Quanto maior o número de pessoas participando de festas em locais fechados, maior o risco de contaminação.

Com as infecções aumentando rapidamente no país, uma comemoração familiar com 150 convidados é numerosa demais, alerta Johna. Para ela, principalmente, os jovens devem ser alertados para evitarem maiores riscos.

Johna ressalta ainda que a doença não deve ser subestimada, uma vez que uma parcela significativa de recuperados sofrem de problemas decorrentes da infecção.

O ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, também alertou que as festas estão entre os principais focos de riscos na Alemanha, juntamente com o retorno de viajantes que estavam em áreas com grande propagação da doença. Por esse motivo, ele também deseja negociar com os estados as regras para impor limites aos eventos e festas.

Atualmente, as regulamentações variam em cada estado. Na Baviera, por exemplo, são permitidos casamentos com até 100 convidados, enquanto no estado de Brandemburgo estão liberados os eventos públicos com até mil pessoas. Nas últimas semanas, as autoridades de saúde vêm atribuindo às festas o surgimento de novos surtos locais de covid-19.

Segundo o Instituto Robert Koch, que atua no controle e prevenção de doenças infeccionas, a Alemanha registrou 1.390 novos casos nesta terça-feira, elevando o total para 225.404. O país soma 9.232 mortes e 202.100 pessoas recuperadas da doença.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …