Qin Gang, o desaparecido ministro das Relações Exteriores da China, é substituído por Wang Yi

// P.R. Bénim; Xinhua

Na China, de tempos em tempos um funcionário do alto escalão “desaparece”, e parece melhor não fazer muitas perguntas.

O cargo de chanceler da China está mudando de mãos e Qin Gang, que ocupou o posto desde dezembro de 2022, mas não foi visto em público por um mês, foi dispensado de suas funções, de acordo com relatos da mídia oficial. Ele foi substituído, sem maiores explicações, por seu antecessor Wang Yi, que é responsável pela diplomacia dentro do Partido Comunista Chinês.

Um comunicado oficial muito curto anuncia o decreto presidencial número 8, datado desta terça-feira, 25 de julho de 2023, removendo Qin Gang, que era Ministro das Relações Exteriores desde o final do ano passado, de seu cargo. O locutor do noticiário noturno da CCTV confirmou a informação fornecida pela agência oficial Nova China.

Qin está sendo substituído, de forma no mínimo incomum, por seu antecessor Wang Yi, que na verdade já estava no cargo há três semanas. O chefe do Escritório Central de Relações Exteriores do PCC já atuou como substituto em diversas ocasiões, incluindo a recepção de diversos líderes estrangeiros na China e a participação na cúpula da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático).

Não foram fornecidos detalhes sobre o motivo de sua demissão. O desaparecimento de Qin Gang dos holofotes da mídia gerou muita especulação. As redes sociais estão falando sobre um suposto caso com uma apresentadora de televisão da Hong Kong Phoenix, com quem ele teria tido um filho secreto. Mas esses são apenas rumores e, para muitos observadores, se os fatos forem confirmados, isso poderia ser apenas um pretexto para outro motivo para sua demissão.

Por enquanto, a única coisa que foi oficialmente filtrada foi uma ausência por motivos de saúde. Aos 53 anos, Qin Gang foi destituído do cargo em uma sessão especial do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo, realizada um dia após a reunião do Politburo na segunda-feira (24). De forma incomum, a sessão durou apenas um dia.
“Quem?”

Se você perguntar onde Qin Gang está nas ruas da China, a maioria das pessoas dirá: “Quem? “Bu zhi dao”, “Não sei!” É preciso dizer que, sempre que uma pessoa famosa desaparece aqui, os últimos a saber disso são os chineses, pois a mídia estatal não menciona o fato.

A imprensa estrangeira se encontra igualmente silenciosa. Há uma semana, quando o ministro das Relações Exteriores da China se ausentou mais uma vez de uma reunião internacional, uma fonte do jornal de Hong Kong South China Morning Post, aliado do governo chinês, informou que o líder de 53 anos estava com problemas de saúde.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, disse em 11 de julho que Qin Gang tinha “dificuldade em participar da série de reuniões de ministros das Relações Exteriores (ASEAN) por motivos físicos”, mas nada aconteceu desde então. O porta-voz da diplomacia chinesa disse em 14 de julho que não tinha informações sobre o assunto.

// RFI

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …