Austrália: aviões jogam alimentos para animais sobreviventes dos incêndios

Fernando Tatagiba / ICMBio

Incêndio que assola a Chapada dos Veadeiros desde o dia 17 de outubro foi criminoso

Os incêndios que ardem por toda a Austrália desde setembro do ano passado vem atingindo e ameaçando a vida dos animais locais não só diretamente – mais de 500 milhões de animais já morreram por conta do fogo – mas também pelo efeito das queimadas sobre as floresta e, com isso, na fonte de alimento e vida para a fauna australiana.

Sem floresta não há frutos e vegetais para os animais, que sobreviveram somente se alimentando – e para tentar amenizar ao menos esse aspecto da tragédia, o governo do estado de New South Wales está utilizando aviões para lançar toneladas de cenouras e batatas doce para que os animais famintos possam se comer e sobreviver.

A operação é comandada pelo Serviço de Parques Nacionais e Vida Selvagem local, e o principal objetivo é alimentar os marsupiais, cada vez mais ameaçados pelo efeito dos incêndios.

Segundo o ministro do meio-ambiente do estado de New South Wales, os animais locais não têm nesse momento nenhuma fonte de alimento, em especial os Wallabys, espécie menor de marsupial, como versões pequenas dos cangurus.

O propósito é seguir alimentando os animais enquanto a floresta não começa a renascer, e para tal a população local segue inclusive preparando comida para ser oferecida aos animais.

Até aqui cerca de 2,2 toneladas de cenouras e batatas doce já foram lançadas por aviões na região. Imagens espaciais mostram que 70% do céu do país está coberto pela fumaça, que já chegou até o Brasil. O cenário é tão trágico que especialistas afirmam que em breve a fumaça irá completar a volta ao mundo, e retornar até a Austrália.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …

A menina de 6 anos que foi presa por se comportar mal na escola nos EUA

Imagens gravadas pela câmera corporal de um policial mostram o momento em que uma criança de seis anos foi presa em uma escola de Orlando, na Florida, em setembro de 2019. As mãos da menina foram …

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …