Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova Gales do Sul. A região foi uma das mais atingidas pelos incêndios florestais nos últimos dias.

A polícia australiana informou que o corpo de um homem foi achado em uma área de mata, perto de Kempsey. Segundo a polícia, a identificação formal ainda não foi feita. A vítima, de 58 anos, morava em um galpão e foi vista pela última vez na sexta-feira (11). Outras três pessoas morreram na mesma região.

Centenas de casas foram danificadas ou destruídas e mais de um milhão de hectares de terra foram queimados. De acordo com as autoridades australianas, as temperaturas e os ventos devem subir em Queensland e Nova Gales do Sul no final de semana, criando condições desfavoráveis. Mais de 100 focos estavam ativos nesta quinta-feira.

Todos os anos, o país é atingido pelos incêndios durante a primavera e o verão. Mas, neste ano, o fogo começou mais cedo que o habitual e de forma mais violenta, de acordo com as autoridades. Michael Wassing, chefe dos bombeiros de Queensland, disse que uma nova mudança na direção ou intensidade do vento na tarde de quarta-feira pode aumentar os incêndios em áreas de difícil acesso.” As previsões de longo prazo nos fazem pensar que isso está longe de terminar“, disse ele.

Segundo Shane Fitzsimmons, chefe dos bombeiros de Nova Gales do Sul, a situação só estará sob controle dentro de “várias semanas”. “O que precisamos é que chova. Chova muito. E as previsões do tempo não indicam que as condições atuais mudarão”, afirmou o chefe.

Os incêndios florestais também provocaram a morte de pelo menos 350 cangurus na reserva de Port Macquerie, colocando em risco a preservação da espécie na área. Nick Boyle, da Taronga Conservation Society, disse também que os koalas sofrem com o fogo.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Lausanne, na Suíça, é a melhor cidade pequena do mundo

A cidade de Lausanne, na Suíça, foi considerada a melhor cidade pequena do mundo pela influente revista britânica “Monocle”. A publicação fez uma lista com as 25 melhores cidades pequenas do mundo, com população …

Esse organismo unicelular toma "decisões" complexas mesmo sem um cérebro

Um organismo unicelular de água fresca chamado Stentor roeseli demonstra comportamento inteligente. Ele foi descoberto em 1906, e quando estimulado no microscópio, essa criatura com formato de trompete conseguiu tomar decisões consideradas complexas para um …

Rússia é banida de eventos esportivos mundiais por quatro anos

Decisão deixará o país de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de Futebol de 2022. Agência Mundial Antidoping (Wada) conclui que Moscou manipulou dados laboratoriais de seus atletas. A Rússia está …

Pessoas em situação de rua viram guias turísticos na Irlanda

Olha só que iniciativa maravilhosa. Na Irlanda, o projeto ‘Secret Street Tours’ treina pessoas em situação de rua para usar seu conhecimento sobre a cidade para serem guias de turistas em tours pela cidade de …

Cientistas finalmente criam neurônios artificiais

Uma equipe internacional liderada por pesquisadores da Universidade de Bath (Inglaterra) realizou um feito inédito: conseguiu reproduzir a atividade biológica de neurônios usando chips de silicone. E o que é ainda melhor: esses “neurônios artificias” requerem …

Huawei pode lançar novos smartphones no Brasil, afirma executivo

A Huawei oficializou, nesta quinta-feira, 5, uma plataforma de auxílio aos desenvolvedores para publicarem e divulgarem seus aplicativos para os dispositivos da companhia. Chamada Huawei Ability Gallery, trata-se de uma expansão do ecossistema da App Gallery, …

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …