Incêndios florestais matam quatro pessoas e centenas de cangurus na Austrália

O número de vítimas pelos incêndios no leste da Austrália, onde 140 focos ainda continuam ativos, subiu para quatro nesta quinta-feira (14), com a descoberta de um cadáver perto da cidade de Kempsey, em Nova Gales do Sul. A região foi uma das mais atingidas pelos incêndios florestais nos últimos dias.

A polícia australiana informou que o corpo de um homem foi achado em uma área de mata, perto de Kempsey. Segundo a polícia, a identificação formal ainda não foi feita. A vítima, de 58 anos, morava em um galpão e foi vista pela última vez na sexta-feira (11). Outras três pessoas morreram na mesma região.

Centenas de casas foram danificadas ou destruídas e mais de um milhão de hectares de terra foram queimados. De acordo com as autoridades australianas, as temperaturas e os ventos devem subir em Queensland e Nova Gales do Sul no final de semana, criando condições desfavoráveis. Mais de 100 focos estavam ativos nesta quinta-feira.

Todos os anos, o país é atingido pelos incêndios durante a primavera e o verão. Mas, neste ano, o fogo começou mais cedo que o habitual e de forma mais violenta, de acordo com as autoridades. Michael Wassing, chefe dos bombeiros de Queensland, disse que uma nova mudança na direção ou intensidade do vento na tarde de quarta-feira pode aumentar os incêndios em áreas de difícil acesso.” As previsões de longo prazo nos fazem pensar que isso está longe de terminar“, disse ele.

Segundo Shane Fitzsimmons, chefe dos bombeiros de Nova Gales do Sul, a situação só estará sob controle dentro de “várias semanas”. “O que precisamos é que chova. Chova muito. E as previsões do tempo não indicam que as condições atuais mudarão”, afirmou o chefe.

Os incêndios florestais também provocaram a morte de pelo menos 350 cangurus na reserva de Port Macquerie, colocando em risco a preservação da espécie na área. Nick Boyle, da Taronga Conservation Society, disse também que os koalas sofrem com o fogo.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …