Austrália se prepara para construir a maior usina solar de energia concentrada do mundo

(dr) SolarReserve

-

Batizado como Aurora Solar Energy Project, ele será construído pela SolarReserve e terá capacidade de gerar 150 megawatts

Na Austrália, um novo projeto de usina será a maior do mundo no modelo de exploração da “energia solar concentrada” com torre única.

Quando alguma notícia sobre um novo projeto de usina de energia solar começa a correr, geralmente se trata de algo grandioso, ainda mais quando o modelo em torre, também conhecido como “energia solar concentrada“, é o escolhido.

Nele, heliostatos refletem a luz do sol para uma torre central, aquecendo uma mistura de sal fundido que, em contato com a água, produz vapor em seu interior. Este vapor aciona, então, as turbinas e os geradores de eletricidade.

Para estocar calor e operar 24 horas, mesmo em dias de pouca radiação solar, as usinas usam sofisticadas tecnologias de armazenamento térmico, que mantêm milhares de litros de sal fundido a temperaturas elevadas.

Na Austrália, um novo projeto do tipo segue à risca essa ideia de grandeza. A usina deve ser a maior do mundo no modelo de exploração da “energia solar concentrada” com torre única (há outras usinas do tipo que possuem mais de uma torre) quando estiver concluída, em 2020.

Batizado como Aurora Solar Energy Project, ele será construído pela SolarReserve e terá capacidade de gerar 150 megawatts (MW).

A usina gerará cerca de 495 gigawatts-hora de eletricidade por ano, o que será suficiente para abastecer até 90 mil famílias. O montante suprirá cerca de 5% das necessidades totais de eletricidade da região em que o empreendimento está sendo construído, no sul do país.

Produção noturna

A tecnologia do sal fundido pode armazenar 1.100 MW de energia, o que equivale a cerca de oito horas de armazenamento de saída máxima. Isso dá à usina a capacidade de produzir continuamente eletricidade, mesmo durante a noite.

Israel também está construindo um enorme complexo solar com torre como parte de seu projeto de energia Ashalim. Esse projeto combinará energia solar térmica, energia solar fotovoltaica e armazenamento de energia para uma capacidade combinada de 310 MW.

A maior instalação de energia solar térmica no mundo é Ivanpah, na Califórnia, nos Estados Unidos, que possui três torres e tem capacidade de geração de 392 MW.

// EcoD

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …