A um mês de completar 100 anos, australiano bate recordes mundiais

(dv) Twitter

George Corones

Aos 99 anos, George Corones bateu o recorde mundial de 50m: 56.12 segundos, tirando 35 segundos ao tempo feito pelo britânico John Harrison, em 2014.

“Quando se está na água, naquele ambiente, é tudo lindo.” Palavras de George Corones, o esportista que começou a fazer natação em criança, parou no início da Segunda Guerra Mundial e regressou às piscinas quando fez 80 anos, “pelo exercício físico”.

Nos Gold Coast Swimming Trials da Austrália para os Jogos da Commonwealth, no Aquatic Center da cidade, o nadador atrai todas as atenções: tanto por ser o único inscrito na prova de 50m livres, como pela sua entrada mais lenta. No entanto, depois de tirar a roupa e subir no bloco com ajuda da organização, ninguém consegue pará-lo.

Um peixe dentro d’água, é como Corones se sente quando nada. A um mês de atingir a marca centenária, o fato de ser o único atleta do seu escalão não o impede de ir mais além. Corones bateu o recorde mundial de 50m: 56.1 segundos, tirando 35 segundos ao tempo feito pelo britânico John Harrison, em 2014.

Mas, como se não fosse suficiente, no dia seguinte juntou uma nova melhor marca nos 100m livres, escalão 100-104 anos, com menos um minuto do que o registro anterior, conta o Observador.

“Não me importo nada de pular sozinho na piscina, quando estou nadando não existe nada para mim além da água, estou centrado naquela linha preta“, contou em entrevista após a primeira prova.

Ao El País, Corones não escondeu o peso da idade. “Com a idade, uma pessoa se cansa de forma mais rápida, mas se fizer tudo com sensatez, as recompensas são astronômicas”, confessa o recordista.

No Campeonato Mundial da Itália, há seis anos, o australiano tinha já batido uma série de recordes. Na época, integrava o escalão 90-94 anos e treinava três dias por semana natação e fazia academia nos outros dois dias.

“A natação é a única atividade que os humanos podem fazer e onde a gravidade é gratuita. Com a idade, não podemos escapar da gravidade nem mesmo quando estamos sentados. Na água não temos peso e podemos usar todos os músculos do corpo sem o peso do mesmo”, disse Corones em declarações divulgadas pelo The Guardian.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Múmia e amuletos divinos são descobertos no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu várias múmias antigas no Egito – incluindo os restos de um misterioso indivíduo extremamente bem conservado – em uma sepultura comum na margem oeste do Rio Nilo.  A tumba foi encontrado …

Em caso raro, mulher doa órgãos e transmite câncer a quatro pessoas

Quatro pessoas que receberam órgãos da mesma doadora desenvolveram posteriormente câncer de mama, revelou um novo estudo. O caso, que remota a 2007, representa uma situação extremamente rara. Rins, pulmões, fígado e coração foram retirados de …

Criatura “alienígena” é encontrada em praia na Nova Zelândia

Uma família neozelandesa passeava ao longo de uma praia no norte de Auckland quando encontraram uma bizarra criatura vermelha em forma de bolha. A criatura, que foi identificada como uma espécie específica de medusa, tem um …

Veneza quer proibir turistas de sentarem ou deitarem no chão

Veneza, famosa pelos seus canais, testemunhou um dilúvio de turistas nos últimos anos, que ultrapassa em muito a população residente e sobrecarrega a cidade. As autoridades da cidade italiana têm tomado várias medidas para travar …

Teia de aranha gigantesca cobre praia na Grécia

Um enorme teia de aranha com cerca de 300 metros cobriu uma área à beira-mar na cidade de Aitoliko, na região oeste da Grécia. A época de acasalamento das aranhas transformou a praia no pior …

Depois dos morangos, agulhas chegam às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas investigam mais de 100 casos por todo o país. Agora, além dos morangos, as agulhas também já chegaram a frutas como maçãs, bananas e mangas. A Austrália investiga uma série de casos misteriosos …

Proibição de doações empresariais não blinda política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …

Filhote de lobo da Idade do Gelo é encontrado preservado em mina de ouro

Enquanto procuravam por ouro nos solos gelados do território de Yukon, no Canadá, um grupo de mineiros descobriu um tesouro ainda mais raro: os corpos extremamente preservados de um filhote de lobo e de um …

Foto de menino se despedindo do pai já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …