A um mês de completar 100 anos, australiano bate recordes mundiais

(dv) Twitter

George Corones

Aos 99 anos, George Corones bateu o recorde mundial de 50m: 56.12 segundos, tirando 35 segundos ao tempo feito pelo britânico John Harrison, em 2014.

“Quando se está na água, naquele ambiente, é tudo lindo.” Palavras de George Corones, o esportista que começou a fazer natação em criança, parou no início da Segunda Guerra Mundial e regressou às piscinas quando fez 80 anos, “pelo exercício físico”.

Nos Gold Coast Swimming Trials da Austrália para os Jogos da Commonwealth, no Aquatic Center da cidade, o nadador atrai todas as atenções: tanto por ser o único inscrito na prova de 50m livres, como pela sua entrada mais lenta. No entanto, depois de tirar a roupa e subir no bloco com ajuda da organização, ninguém consegue pará-lo.

Um peixe dentro d’água, é como Corones se sente quando nada. A um mês de atingir a marca centenária, o fato de ser o único atleta do seu escalão não o impede de ir mais além. Corones bateu o recorde mundial de 50m: 56.1 segundos, tirando 35 segundos ao tempo feito pelo britânico John Harrison, em 2014.

Mas, como se não fosse suficiente, no dia seguinte juntou uma nova melhor marca nos 100m livres, escalão 100-104 anos, com menos um minuto do que o registro anterior, conta o Observador.

“Não me importo nada de pular sozinho na piscina, quando estou nadando não existe nada para mim além da água, estou centrado naquela linha preta“, contou em entrevista após a primeira prova.

Ao El País, Corones não escondeu o peso da idade. “Com a idade, uma pessoa se cansa de forma mais rápida, mas se fizer tudo com sensatez, as recompensas são astronômicas”, confessa o recordista.

No Campeonato Mundial da Itália, há seis anos, o australiano tinha já batido uma série de recordes. Na época, integrava o escalão 90-94 anos e treinava três dias por semana natação e fazia academia nos outros dois dias.

“A natação é a única atividade que os humanos podem fazer e onde a gravidade é gratuita. Com a idade, não podemos escapar da gravidade nem mesmo quando estamos sentados. Na água não temos peso e podemos usar todos os músculos do corpo sem o peso do mesmo”, disse Corones em declarações divulgadas pelo The Guardian.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …

Governo brasileiro publica lei que agiliza venda de bens do tráfico de drogas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 13886/19, que pretende acelerar a destinação de bens apreendidos ou sequestrados que tenham vinculação com o tráfico ilícito de drogas. Essa lei, que converte a Medida Provisória nº 885, …

Criaram uma bebida com probióticos geneticamente modificados para prevenir ressacas

Beber moderadamente pode ser garantia de uma noite especialmente divertida, mas quem se aventura pelos bares da vida sabe que basta um pequeno erro de cálculo ou deslize nos preparativos – como, por exemplo, esquecer …

Manifestantes desafiam proibição em Hong Kong

Milhares voltam às ruas, apesar de governo ter proibido protestos na região semiautônoma, e são recebidos com jatos d'água e gás lacrimogêneo. Há quatro meses, colônia britânica atravessa a sua maior crise política. Milhares de manifestantes …

Brexit pode causar ao Brasil perdas anuais de exportações de mais de US$ 700 milhões

Nas próximas semanas, empresários e exportadores brasileiros deverão acompanhar com grande atenção os capítulos finais da novela do Brexit, como é chamada a saída do Reino Unido da União Europeia. Isso por que, a depender de …

Motivos de artrópodes se moverem em fila indiana há 480 anos são revelados

Um novo estudo revela que os fósseis de artrópodes descobertos em fila podem indicar um comportamento coletivo devido a fatores ambientais. O estudo publicado pela revista Scientific Reports sugere que o comportamento em grupo de trilobitas …

Arqueólogos encontram 20 sarcófagos de madeira perto de Luxor

Arqueólogos encontraram mais de 20 caixões antigos de madeira, ainda coloridos, na necrópole de Asasif, em Tebas, na margem oeste do rio Nilo, próximos à cidade de Luxor, no Egito. Os caixões estavam posicionados em duas …

Mão robótica aprendeu sozinha como solucionar o cubo de Rubik

Provavelmente você já deve ter passado pelo desafio de deixar o cubo de Rubik, mais conhecido como cubo magico, com as cores das faces iguais. Saiba que uma mão robótica conseguiu resolver teste desafio sozinha. Provavelmente …

Planalto suspende indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

O Palácio do Planalto decidiu deixar em suspenso a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para assumir a embaixada brasileira nos Estados Unidos, em meio a uma crise política …