A um mês de completar 100 anos, australiano bate recordes mundiais

(dv) Twitter

George Corones

Aos 99 anos, George Corones bateu o recorde mundial de 50m: 56.12 segundos, tirando 35 segundos ao tempo feito pelo britânico John Harrison, em 2014.

“Quando se está na água, naquele ambiente, é tudo lindo.” Palavras de George Corones, o esportista que começou a fazer natação em criança, parou no início da Segunda Guerra Mundial e regressou às piscinas quando fez 80 anos, “pelo exercício físico”.

Nos Gold Coast Swimming Trials da Austrália para os Jogos da Commonwealth, no Aquatic Center da cidade, o nadador atrai todas as atenções: tanto por ser o único inscrito na prova de 50m livres, como pela sua entrada mais lenta. No entanto, depois de tirar a roupa e subir no bloco com ajuda da organização, ninguém consegue pará-lo.

Um peixe dentro d’água, é como Corones se sente quando nada. A um mês de atingir a marca centenária, o fato de ser o único atleta do seu escalão não o impede de ir mais além. Corones bateu o recorde mundial de 50m: 56.1 segundos, tirando 35 segundos ao tempo feito pelo britânico John Harrison, em 2014.

Mas, como se não fosse suficiente, no dia seguinte juntou uma nova melhor marca nos 100m livres, escalão 100-104 anos, com menos um minuto do que o registro anterior, conta o Observador.

“Não me importo nada de pular sozinho na piscina, quando estou nadando não existe nada para mim além da água, estou centrado naquela linha preta“, contou em entrevista após a primeira prova.

Ao El País, Corones não escondeu o peso da idade. “Com a idade, uma pessoa se cansa de forma mais rápida, mas se fizer tudo com sensatez, as recompensas são astronômicas”, confessa o recordista.

No Campeonato Mundial da Itália, há seis anos, o australiano tinha já batido uma série de recordes. Na época, integrava o escalão 90-94 anos e treinava três dias por semana natação e fazia academia nos outros dois dias.

“A natação é a única atividade que os humanos podem fazer e onde a gravidade é gratuita. Com a idade, não podemos escapar da gravidade nem mesmo quando estamos sentados. Na água não temos peso e podemos usar todos os músculos do corpo sem o peso do mesmo”, disse Corones em declarações divulgadas pelo The Guardian.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …