O presidente da Venezuela está sendo duramente criticado por ter jantado em um dos restaurantes mais caros de Istambul, na Turquia, enquanto o seu povo enfrenta uma das piores crises da sua história.
Segundo o Independent, as imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em um dos restaurantes mais caros de Istambul, durante uma parada na cidade turca quando regressava da visita oficial à China.
Em vídeo, ouve-se o presidente venezuelano, que está acompanhado pela mulher e primeira-dama, Cilia Flores, dizendo que “isso é só uma vez na vida”, enquanto o chef do restaurante, Nusret Gokce, também conhecido por Salt Bae, corta de forma dramática um pedaço de carne.
Em outro vídeo, é possível ver o chefe de Estado fumando um charuto, enquanto recebe uma camiseta personalizada com a imagem do chef, que ficou conhecido graças ao gesto caricato que faz para pôr sal na comida.
De acordo com o jornal britânico, Maduro confirmou a ida ao restaurante, nesta segunda-feira (17), em transmissão estatal, dizendo que tinha se tratado de um convite. “Nusret nos recebeu pessoalmente. Estivemos falando e passamos um bom tempo com ele. Ama a Venezuela. Disse várias vezes”, afirmou.
A visita ao restaurante de luxo não caiu bem na Venezuela, num momento em que o povo enfrenta uma das piores crises da história, onde milhões de pessoas lutam diariamente para conseguir se alimentar, comprando até carne estragada.
Os preços são inacessíveis para a maioria da população, que vive na pobreza e, no ano passado, os adultos perderam, em média, onze quilos.
“Enquanto os venezuelanos sofrem e morrem de fome, Nicolás Maduro e Cilia desfrutam de um dos restaurantes mais caros do mundo, tudo às custas do dinheiro roubado do povo venezuelano”, escreveu no Twitter Julio Borges, líder da oposição e ex-presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, agora exilado na Colômbia.
Nas redes sociais, muitos venezuelanos compartilharam uma imagem do chef turco fazendo sua famosa pose por cima de um esqueleto de uma criança, escreve o jornal inglês. No Twitter, também é possível ler vários apelos de boicote ao chef e imagens de venezuelanos famintos em um “gesto de agradecimento” a Nusret Gokce.
Ciberia // ZAP
Sempre foi igual aqui no Brasil, enquanto a milícia do PT, os cegos, comem pão com mortadela, O Sr. Lula sempre comeu em melhores restaurantes pelo Brasil e afora, Agora é a Presidenta do Pt Sra. Gleise Hofman que come nos melhores restaurantes enquanto a milícia cega come o pão com mortadela esperando a salvação do mundo. Trabalhar pra quê? Se tem a população trouxa, que paga impostos, para alimentar essa corja de vagabundos. Esse é o Brasil que eu não quero. Fora esquerda, fora comunismo, enquanto eu trabalho os vagabundos ficam recebendo bolsa família, bolsa prisão, vale gás, vale tudo, porque os petistas não vão pra Venezuela, lá esta uma maravilha, é desse jeito que o PT ia deixar nosso País. Mudança já, chaga da esquerda que não trabalha.