Banksy financia navio que resgatou ao menos 200 refugiados

O novo trabalho artístico de Banksy é, acima de tudo, um projeto humanitário. O misterioso artista britânico é o financiador do Louise Michel, nome de um barco de resgate que está atuando no Mediterrâneo para ajudar refugiados que tentam chegar à Europa pelo mar.

O trabalho é feito em parceria com uma tripulação formada por ativistas europeus com experiência na questão.

O barco, batizado em homenagem a uma feminista anarquista francesa do século XIX, zarpou da costa espanhola no último dia 18 de agosto. Na última semana, ele resgatou 89 pessoas que estavam à deriva na região central do Mediterrâneo. Em outras duas operações anteriores, a embarcação financiada por Banksy salvou outras 109 imigrantes.

Quem vê o Louise Michel, logo identifica o trabalho de Banksy: com traços característicos do artista, uma menina com cabelos ao vento segura uma boia de resgate rosa em forma de coração. A embarcação, que navega com a bandeira alemã, ainda tem escrito “Rescue” (“Resgate”) em letras capitais na lateral e é decorado com tinta na mesma cor.

“Como a maior parte das pessoas que consegue se dar bem no mundo da arte, eu comprei um iate para cruzar o mediterrâneo”, diz um vídeo publicado nas redes sociais do artista. Enquanto essas frases aparecem, imagens de refugiados caindo no mar desesperados aparecem. “Era um navio da marinha francesa, que nós transformamos em um navio de resgate porque as autoridades europeias deliberadamente ignoram chamadas de socorro de ‘não europeus’.”

View this post on Instagram

. . mvlouisemichel.org

A post shared by Banksy (@banksy) on

A ligação de Banksy com o resgate de refugiados já dura um ano. Em setembro de 2019, ele entrou em contato com a ativista Pia Klemp, por e-mail, oferecendo ajuda para comprar um barco para o trabalho voluntário na região. Ao “Guardian”, ela afirmou que o envolvimento do artista com a causa é limitado. “Banksy não finge saber como operar um navio de resgate e nós não fingimos ser artistas”, disse.

Um dos objetivos do navio é chegar aos refugiados antes que eles sejam capturados de volta pela guarda-costeira da Líbia, de onde a maioria vêm. Há relatos de maus tratos e até mesmo da venda de alguns refugiados quando esses são retornados aos portos líbios.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …