Banksy financia navio que resgatou ao menos 200 refugiados

O novo trabalho artístico de Banksy é, acima de tudo, um projeto humanitário. O misterioso artista britânico é o financiador do Louise Michel, nome de um barco de resgate que está atuando no Mediterrâneo para ajudar refugiados que tentam chegar à Europa pelo mar.

O trabalho é feito em parceria com uma tripulação formada por ativistas europeus com experiência na questão.

O barco, batizado em homenagem a uma feminista anarquista francesa do século XIX, zarpou da costa espanhola no último dia 18 de agosto. Na última semana, ele resgatou 89 pessoas que estavam à deriva na região central do Mediterrâneo. Em outras duas operações anteriores, a embarcação financiada por Banksy salvou outras 109 imigrantes.

Quem vê o Louise Michel, logo identifica o trabalho de Banksy: com traços característicos do artista, uma menina com cabelos ao vento segura uma boia de resgate rosa em forma de coração. A embarcação, que navega com a bandeira alemã, ainda tem escrito “Rescue” (“Resgate”) em letras capitais na lateral e é decorado com tinta na mesma cor.

“Como a maior parte das pessoas que consegue se dar bem no mundo da arte, eu comprei um iate para cruzar o mediterrâneo”, diz um vídeo publicado nas redes sociais do artista. Enquanto essas frases aparecem, imagens de refugiados caindo no mar desesperados aparecem. “Era um navio da marinha francesa, que nós transformamos em um navio de resgate porque as autoridades europeias deliberadamente ignoram chamadas de socorro de ‘não europeus’.”

View this post on Instagram

. . mvlouisemichel.org

A post shared by Banksy (@banksy) on

A ligação de Banksy com o resgate de refugiados já dura um ano. Em setembro de 2019, ele entrou em contato com a ativista Pia Klemp, por e-mail, oferecendo ajuda para comprar um barco para o trabalho voluntário na região. Ao “Guardian”, ela afirmou que o envolvimento do artista com a causa é limitado. “Banksy não finge saber como operar um navio de resgate e nós não fingimos ser artistas”, disse.

Um dos objetivos do navio é chegar aos refugiados antes que eles sejam capturados de volta pela guarda-costeira da Líbia, de onde a maioria vêm. Há relatos de maus tratos e até mesmo da venda de alguns refugiados quando esses são retornados aos portos líbios.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …