Bebidas diet estão mesmo associadas ao aumento de peso

Uma vez anunciados como substitutos para o açúcar, adoçantes artificiais como sucralose e aspartame foram muito bem recebidos pelo público – até há pouco tempo.

Recentemente, os pesquisadores começaram a olhar com crescente suspeita para essas moléculas, em meio a estudos que as ligavam ao aumento de gordura na barriga, entre outros problemas de saúde.

Agora, um grupo internacional de pesquisadores realizou uma revisão de dezenas de estudos sobre os efeitos a longo prazo dos substitutos do açúcar, e a conclusão é de que não só eles não ajudam no controle de peso, como podem levar a um aumento no índice de massa corporal e no risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Melhores pesquisas

Segundo Meghan Azad, pesquisadora da Universidade de Manitoba envolvida na revisão, precisamos de mais evidências vindas de outros estudos para saber com certeza, mas, enquanto isso, as pessoas deveriam levar esses resultados preliminares em consideração. A pesquisa foi publicada no Canadian Medical Association Journal.

Por exemplo, a maioria dos estudos revisados pela pesquisa se concentrava em pessoas que estavam ativamente tentando perder peso ou que tinham outras condições médicas, como pressão arterial elevada.

Ainda assim, em todos eles, os adoçantes artificiais foram significativamente associados com modestos aumentos no peso corporal, IMC e circunferência da cintura a longo prazo.

A gordura da barriga ou a gordura visceral tem sido associada a uma maior chance de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e resistência à insulina, além de ser um componente da síndrome metabólica, uma constelação de fatores de risco para a saúde que também inclui triglicerídeos altos, pressão arterial e glicemia.

Diabetes e bebidas diet

William Cefalu, médico e membro da Associação Americana de Diabetes, analisou o estudo a pedido do The Washington Post e diz que os adoçantes artificiais ainda são uma boa ferramenta para os diabéticos tentando gerenciar seus níveis de glicose no sangue.

Mas ele enfatizou a moderação, e concordou que eram necessários mais estudos sobre os efeitos a longo prazo de adoçantes artificiais.

“O que seria mais definitivo é um estudo controlado randomizado em indivíduos com diabetes em que você poderia realmente medir a ingestão e aderência”, disse ele. “Nestes estudos observacionais, é realmente difícil ser preciso devido ao autorrelato”.

Aumento do peso

Uma ligação entre adoçantes artificiais e aumento de peso parece existir, mas a razão é evasiva. Talvez o corpo sinta gosto doce e ainda pense que está comendo açúcar, ativando seus processos metabólicos de acordo.

Ou talvez haja um interruptor biológico desconhecido que é desencadeado pelos produtos químicos em adoçantes artificiais. Ou a razão poderia estar na cabeça das pessoas, tornando-as mais propensas a escolher alimentos calóricos por estarem tomando bebidas diet, entre outras possibilidades.

Meghan Azad é especializada em bactérias intestinais e teorizou ainda que as bebidas dietéticas também podem afetar a composição dos pequenos organismos no trato digestivo, o que pode afetar a digestão e a saúde geral.

Precaução

A causalidade entre adoçantes artificiais e aumento de peso também poderia ser de outra direção – as pessoas que estão ganhando peso por outras razões podem procurar mais alimentos artificialmente adoçados.

Ou, como outras pesquisas mostraram, pessoas que seguem dietas (com mais chances de beber refrigerantes dietéticos) geralmente perdem peso, mas ganham mais depois.

Os pesquisadores ainda estão buscando respostas concretas. Por enquanto, o melhor conselho é não assumir automaticamente que produtos artificialmente adoçados são a alternativa mais saudável.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …