Bebidas light não ajudam a manter o peso e até aumentam o apetite

Um novo estudo revela que, apesar de terem menos calorias, as bebidas light não só não ajudam a perder peso como ainda aumentam o desejo de comer devido aos adoçantes artificiais que contêm.

Os pesquisadores analisaram o impacto de adoçantes não-nutritivos como o aspartame, que estão se tornando cada vez mais comuns em bebidas consideradas dietéticas, para substituir o açúcar.

Ao longo do estudo, os cientistas deram a um grupo de 30 participantes do sexo masculino três diferentes tipos de adoçantes, ou açúcar, antes de registrarem sua ingestão de alimentos durante alguns dias.

Em cada dia do teste, os participantes comeram o café da manhã e depois, a meio da manhã, ingeriram uma bebida com açúcar normal ou com adoçante artificial. Em seguida, os indivíduos foram convidados a almoçar até ficarem completamente satisfeitos.

As concentrações de glicose no sangue e insulina foram analisadas e foi ainda registrado tudo o que os homens comeram ao longo dos dias.

Os cientistas concluíram que não houve diferença no consumo diário de energia, o que significa que os participantes em geral consumiram a mesma quantidade de calorias.

Ou seja, os voluntários que ingeriram adoçantes artificiais encontrados nas bebidas light deveriam ter perdido peso evitando o açúcar em bebidas normais, mas tal não aconteceu, porque ingeriram mais calorias ao almoço – o que fez com que mantivessem o mesmo peso.

Os resultados, publicados no International Journal of Obesity, foram descritos como “surpreendentes” pela autora principal, Siew Ling Tey, da Agência de Ciência, Tecnologia e Investigação de Singapura.

“A energia poupada através da substituição do açúcar por adoçantes não nutritivos foi totalmente compensada em refeições subsequentes neste estudo, portanto, não foi encontrada nenhuma diferença no consumo total de energia diária”, destaca Tey, citado pelo Huffington Post.

“Parece que a fonte de edulcorantes, sejam artificiais ou naturais, não produz qualquer efeito sobre a ingestão de energia, glicose e insulina”, conclui a cientista.

BZR // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …

Moradores do Catar compram novos celulares para escapar de aplicativo espião anti-Covid

Os aplicativos para smartphones destinados a rastrear pessoas infectadas com o novo coronavírus se tornaram instrumentos de controle das atividades de milhares de cidadãos, principalmente em países não democráticos. É o caso do emirado do Catar, …

Apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês, diz CNI

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês diante da crise do coronavírus. O relatório aponta que 45% das empresas podem …

Satélites podem ter problemas com o enfraquecimento do campo magnético da Terra

O campo magnético da Terra protege nosso planeta da radiação solar perigosa, mas ele não é estático. Nos últimos 200 anos ele ficou 9% mais fraco, e esse enfraquecimento pode causar problemas de funcionamento em …

Netflix não está enviando seus filmes para os festivais como costumava fazer

A pandemia de COVID-19 causou complicações em todas as áreas e festivais de todos os tipos tem sofrido intensamente com a impossibilidade de reunir pessoas. O Oscar 2021, um dos maiores festivais de cinema e, certamente, …

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …