Bebidas light não ajudam a manter o peso e até aumentam o apetite

Um novo estudo revela que, apesar de terem menos calorias, as bebidas light não só não ajudam a perder peso como ainda aumentam o desejo de comer devido aos adoçantes artificiais que contêm.

Os pesquisadores analisaram o impacto de adoçantes não-nutritivos como o aspartame, que estão se tornando cada vez mais comuns em bebidas consideradas dietéticas, para substituir o açúcar.

Ao longo do estudo, os cientistas deram a um grupo de 30 participantes do sexo masculino três diferentes tipos de adoçantes, ou açúcar, antes de registrarem sua ingestão de alimentos durante alguns dias.

Em cada dia do teste, os participantes comeram o café da manhã e depois, a meio da manhã, ingeriram uma bebida com açúcar normal ou com adoçante artificial. Em seguida, os indivíduos foram convidados a almoçar até ficarem completamente satisfeitos.

As concentrações de glicose no sangue e insulina foram analisadas e foi ainda registrado tudo o que os homens comeram ao longo dos dias.

Os cientistas concluíram que não houve diferença no consumo diário de energia, o que significa que os participantes em geral consumiram a mesma quantidade de calorias.

Ou seja, os voluntários que ingeriram adoçantes artificiais encontrados nas bebidas light deveriam ter perdido peso evitando o açúcar em bebidas normais, mas tal não aconteceu, porque ingeriram mais calorias ao almoço – o que fez com que mantivessem o mesmo peso.

Os resultados, publicados no International Journal of Obesity, foram descritos como “surpreendentes” pela autora principal, Siew Ling Tey, da Agência de Ciência, Tecnologia e Investigação de Singapura.

“A energia poupada através da substituição do açúcar por adoçantes não nutritivos foi totalmente compensada em refeições subsequentes neste estudo, portanto, não foi encontrada nenhuma diferença no consumo total de energia diária”, destaca Tey, citado pelo Huffington Post.

“Parece que a fonte de edulcorantes, sejam artificiais ou naturais, não produz qualquer efeito sobre a ingestão de energia, glicose e insulina”, conclui a cientista.

BZR // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro anuncia saída do PSL

Em meio à crise por disputa de poder na legenda, presidente afirma que pretende criar novo partido. Cerca de 30 parlamentares aliados de Bolsonaro devem seguir exemplo e deixar o PSL. O presidente Jair Bolsonaro anunciou …

Israel mata comandante da Jihad Islâmica em ataque aéreo

Forças israelense bombardeiam casa de líder extremista na Faixa de Gaza. Militantes palestinos reagem disparando dezenas de mísseis contra Israel. Autoridades pedem que população fique em casa. Um importante comandante militar do grupo extremista palestino Jihad …

Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras

Stella tem 18 meses e, apesar de ser um cachorro, já sabe “falar” mais do que muitos humanos da sua idade. Através de uma máquina criada por sua tutora, o animal consegue se comunicar usando …

Saída de Lula da prisão pode ser “oportunidade” para Bolsonaro, diz especialista ao Le Monde

O jornal Le Monde deste domingo e segunda-feira, feriado em que a França comemora o Armistício da Primeira Guerra Mundial, traz uma reportagem de página inteira sobre a liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da …

Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México

O agora ex-presidente Evo Morales deixou a Bolívia na noite desta segunda-feira (11) e pegou um avião em direção ao México. Em comunicado via Twitter, Evo Morales disse que estava agradecido ao México por ter lhe …

Turquia repatria jihadistas estrangeiros do "Estado Islâmico"

A Turquia começou a repatriar nesta segunda-feira (11/11) jihadistas estrangeiros do grupo terrorista "Estado Islâmico" (EI) que foram capturados no norte da Síria. Um alemão, um dinamarquês e um americano foram os primeiros deportados por …

Fumar aumenta o risco de depressão e esquizofrenia?

De acordo com um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido), fumar pode aumentar o seu risco de desenvolver depressão ou esquizofrenia. Os pesquisadores queriam estudar a relação conhecida entre tabagismo e doenças mentais. Muitas …

Prisões não vão abrir as portas após decisão do STF, dizem especialistas

Segundo especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o momento da execução da pena não vai fazer com que as "portas dos presídios sejam abertas para criminosos perigosos". Na quinta-feira …

EUA acusam China de exportar drones autônomos letais para o Oriente Médio

O exército hi-tech de autômatos letais, antes uma visão do futuro, já é uma realidade e está em pleno curso, inclusive com comércio dessa nova tecnologia em andamento. Isso é o que diz o secretário de …

Um simples exame de sangue já pode prever câncer de mama 5 anos antes de se manifestar

O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo, e também o que mais mata mulheres. No entanto, o grande paradoxo é que, enquanto a doença é a responsável por uma das principais …