Refrigerante diet afinal pode não ajudar no emagrecimento

O cirurgião Richard Hodin, juntamente com a sua equipe, verificou que o adoçante artificial inibe fosfatase alcalina do intestino (IAP), que é uma enzima intestinal.

De acordo com um estudo publicado na Applied Physiology, Nutrition and Metabolism por uma equipe de cientistas do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, foi encontrado o possível motivo de as pessoas não perderem peso através de bebidas lights que usam aspartame.

O refrigerante diet pode ser sim uma grande fraude.

Richard Hodin, cirurgião do Hospital Geral de Massachusetts e autor sênior do estudo, disse que os “substratos do açúcar como o aspartame são projetados para promover a perda de peso e diminuir a incidência de síndrome metabólica, mas uma série de estudos clínicos e epidemiológicos tem sugerido que estes produtos não funcionam muito bem e até podem piorar a situação”.

Hodin e sua equipe verificaram que o adoçante artificial inibe a fosfatase alcalina do intestino (IAP), que é uma enzima intestinal que os cientistas acreditam que previna a obesidade.

Deste modo, mesmo que não haja açúcar na dieta de uma pessoa, o uso da bebida diet não irá contribuir para a perda de peso.

Os pesquisadores, para poderem investigar o efeito do aspartame em IAP, examinaram quatro grupos de ratos no período de quatro semanas.

Dois grupos foram alimentados com um alto teor de gordura; um grupo recebeu água fortificada com aspartame, enquanto o outro só água potável. Os dois grupos restantes foram alimentados com dietas normais, sendo que um grupo com água e aspartame e outro com água normal.

Os ratos que bebiam água com aspartame consumiram o equivalente a três latas e meia de refrigerante diet por dia.

De acordo com os investigadores, “enquanto havia pouca diferença de peso entre os dois grupos alimentados com uma dieta normal, os ratos com uma dieta rica em gordura, e que receberam aspartame ganharam mais peso do que aqueles que receberam água pura”.

Para completar, os ratos que receberam água com aspartame tiveram pressão arterial elevada e ainda níveis de açúcar no sangue mais elevados.

“Embora não possamos descartar outros mecanismos que contribuíram, nossos estudos mostram claramente que o aspartame bloqueia a atividade IAP, independente de outros efeitos”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Maioria considera justa a soltura de Lula, mostra Datafolha

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (09/12) sugere que a maioria da população brasileira considera justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida em novembro após ele cumprir um ano …

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …