Refrigerante diet afinal pode não ajudar no emagrecimento

O cirurgião Richard Hodin, juntamente com a sua equipe, verificou que o adoçante artificial inibe fosfatase alcalina do intestino (IAP), que é uma enzima intestinal.

De acordo com um estudo publicado na Applied Physiology, Nutrition and Metabolism por uma equipe de cientistas do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, foi encontrado o possível motivo de as pessoas não perderem peso através de bebidas lights que usam aspartame.

O refrigerante diet pode ser sim uma grande fraude.

Richard Hodin, cirurgião do Hospital Geral de Massachusetts e autor sênior do estudo, disse que os “substratos do açúcar como o aspartame são projetados para promover a perda de peso e diminuir a incidência de síndrome metabólica, mas uma série de estudos clínicos e epidemiológicos tem sugerido que estes produtos não funcionam muito bem e até podem piorar a situação”.

Hodin e sua equipe verificaram que o adoçante artificial inibe a fosfatase alcalina do intestino (IAP), que é uma enzima intestinal que os cientistas acreditam que previna a obesidade.

Deste modo, mesmo que não haja açúcar na dieta de uma pessoa, o uso da bebida diet não irá contribuir para a perda de peso.

Os pesquisadores, para poderem investigar o efeito do aspartame em IAP, examinaram quatro grupos de ratos no período de quatro semanas.

Dois grupos foram alimentados com um alto teor de gordura; um grupo recebeu água fortificada com aspartame, enquanto o outro só água potável. Os dois grupos restantes foram alimentados com dietas normais, sendo que um grupo com água e aspartame e outro com água normal.

Os ratos que bebiam água com aspartame consumiram o equivalente a três latas e meia de refrigerante diet por dia.

De acordo com os investigadores, “enquanto havia pouca diferença de peso entre os dois grupos alimentados com uma dieta normal, os ratos com uma dieta rica em gordura, e que receberam aspartame ganharam mais peso do que aqueles que receberam água pura”.

Para completar, os ratos que receberam água com aspartame tiveram pressão arterial elevada e ainda níveis de açúcar no sangue mais elevados.

“Embora não possamos descartar outros mecanismos que contribuíram, nossos estudos mostram claramente que o aspartame bloqueia a atividade IAP, independente de outros efeitos”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

UE teme que política autoritária adotada na Hungria por causa do coronavírus tenha efeito dominó no bloco

Em nome da luta contra o novo coronavírus, a Hungria estabeleceu estado de emergência e concedeu poderes ilimitados ao governo de Viktor Orbán. A Europa condena o uso político da pandemia da Covid-19 e …

Grécia põe campo de refugiados em quarentena após infeção

Autoridades confirmam ao menos 20 infecções, todas sem sintomas. Exames foram feitos após uma mulher que deu à luz ter testado positivo para o novo coronavírus no hospital. A Grécia colocou em quarentena o campo de …

Bactérias em rochas a 6 km de profundidade no Pacífico reacendem esperanças de vida em Marte

Bactérias unicelulares recém-descobertas nas profundezas marinhas deram aos investigadores pistas sobre como podem encontrar vida em Marte. A novidade científica foi anunciada hoje (2) no portal SciTechDaily em um artigo da Universidade de Tóquio, Japão. Estas …

JK Rowling lança portal do Harry Potter e salva quarentena mundial

A saga de ‘Harry Potter’ acabou faz muito tempo e conquistou milhões de fãs ao redor de todo o mundo. E nesse momento de quarentena, quem poderia esquecer do bruxinho mais famoso da cultura pop? Quem …

Potência agrícola da Europa, Itália enfrenta falta de mão de obra para manter cadeia produtiva de alimentos

“Existe o risco de escassez de alimentos no mercado mundial, devido a perturbações derivadas da COVID-19 no comércio internacional e nas cadeias de suprimentos” . Este foi o alarme lançado na quarta-feira (1) em …

"Gangue" de cabras selvagens toma conta das ruas de uma cidade britânica em quarentena

Um rebanho de cabras selvagens simplesmente tomou as ruas desertas de Llandudno, no País de Gales, enquanto seus residentes ficam dentro de casa para limitar a propagação do coronavírus. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, …

Floresta tropical de mais de 90 milhões de anos é descoberta na Antártica

Os restos do que outrora teria sido uma floresta tropical na Antártica foram descobertos em uma amostra de gelo obtida no continente congelado. A floresta, que existiu há 90 milhões anos, quando os dinossauros ainda habitavam …

Há uma mensagem codificada no rover Perseverance, que será enviado a Marte

Em breve, a missão Mars 2020 levará, no rover Perseverance, três chips com os nomes de 10.932.295 pessoas ao Planeta Vermelho. Uma foto da placa onde os chips estão anexados foi divulgada, mas o que …

Brasil ruma para "tempestade perfeita" em meio a pandemia

Abril teria sido um mês ocupado para os hospitais brasileiros, de qualquer modo: enquanto a população ainda enfrentas o vírus da dengue, a estação da gripe vai começar a se manifestar. Em 2020, porém, o …

Empresa japonesa testa nova molécula contra a Covid-19

O grupo japonês Fujifilm anunciou nesta quarta-feira (1) o início de testes clínicos de seu medicamento antigripal Avigan para avaliar sua eficácia contra o novo coronavírus. Até o final de junho, o produto vai ser …