No Congresso, Biden promete empregos e ajuda às famílias

Gage Skidmore / Wikimedia

Joe Biden, Presidente dos EUA

Em discurso, Presidente apresenta seus planos trilionários para geração de empregos e acesso à educação e assistência social, defende vacinação e diz que “os Estados Unidos estão se movendo de novo”.

Na véspera de completar 100 dias de governo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu investimentos e defendeu a vacinação contra a covid-19 em seu primeiro discurso numa sessão conjunta do Congresso, nesta quarta-feira (27/04).

O discurso foi marcado por um momento histórico: pela primeira vez um Presidente dos Estados Unidos falou em frente a duas mulheres, a vice Kamala Harris e a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

Biden apresentou seus planos de investimentos em geração de emprego, educação e assistência social e afirmou que “os Estados Unidos estão se movendo de novo”.

“Depois de apenas 100 dias, posso dizer à nação: os EUA estão se movendo de novo, transformando perigo em possibilidade, crise em oportunidade, revés em força”, afirmou no plenário da Câmara, com a presença física de poucos legisladores, que cumpriam as regras de distanciamento social.

O Presidente disse que herdou uma nação em crise, com a pior pandemia do século, a pior crise econômica desde a Grande Depressão e o “pior ataque à nossa democracia desde a Guerra Civil”, numa referência à invasão do Capitólio.

Biden apresentou um plano de 1,8 trilhão de dólares voltado às famílias, para investimentos em educação, com foco na pré-escola e na assistência a crianças, entre outros pontos, e um plano de investimentos em infraestrutura para geração de emprego de 2,3 trilhões de dólares.

Combate à pandemia

Ao lembrar que herdou o combate à covid-19 quando iniciou o mandato, em 20 de janeiro, Biden disse que a campanha de vacinação é um dos maiores sucessos logísticos na história do país. Ele lembrou que havia prometido 100 milhões de doses de vacinas aplicadas em 100 dias e destacou que acabaram sendo 220 milhões.

“Mais da metade dos adultos receberam pelo menos uma dose”, disse Biden, acrescentando que as mortes de idosos recuaram 80% desde janeiro. O Presidente lembrou que todos os adultos com mais de 16 anos já podem se vacinar. “Então vá já tomar a vacina!”, afirmou.

Impostos para os ricos

O discurso foi também marcado pela defesa da classe média, com propostas econômicas para ajudar os mais afetados pela crise sanitária e aumentar os impostos dos mais ricos. “É tempo de as empresas americanas e de os 1% mais ricos começarem a pagar a sua parte”, afirmou.

“Wall Street não construiu este país. A classe média construiu este país, e os sindicatos construíram a classe média”, disse Biden. “Vinte milhões de americanos perderam o emprego durante a pandemia”, recordou, destacando que, “ao mesmo tempo, cerca de 650 bilionários viram a sua riqueza aumentar mais de 1 trilhão de dólares”.

Promessa de empregos

Biden afirmou que os Estados Unidos vão crescer este ano ao maior ritmo em quatro décadas e prometeu mais empregos.

O democrata acrescentou que, durante os primeiros cem dias do mandato, foram criados mais de 1,3 milhão de postos de trabalho, “mais do que qualquer Presidente” no mesmo período, e defendeu o seu programa de criação de emprego, apresentado no início do mês, que representa um investimento de 2,3 trilhões de dólares em infraestruturas. “É o maior plano de criação de emprego desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou.

Ele também argumentou que as mudanças climáticas são uma oportunidade. “Quando eu penso em mudanças climáticas em penso em empregos. Não há nenhuma razão para que os trabalhadores americanos não possam liderar no mundo na produção de veículos e baterias elétricas.”

Racismo

A morte do afro-americano George Floyd por um policial branco também foi lembrada por Biden. Ele apelou ao Congresso para que haja avanços contra o racismo e a violência policial. “Todos nós vimos o joelho da injustiça no pescoço da América negra”, afirmou.

O Presidente disse que chegou a hora de avançar na questão e pediu ao Congresso que lhe envie um projeto de reforma da polícia com o nome de Floyd até o aniversário da morte, em 25 de maio.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …