Joe Biden promete tirar os EUA dos “tempos de escuridão”

DNCC / EPA

Joe Biden

Ex-vice-presidente é nomeado candidato democrata para concorrer à presidência dos Estados Unidos. Em discurso, Biden destaca sua experiência política e acusa Trump de fracassar na gestão da crise gerada pela pandemia.

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden aceitou formalmente nesta quinta-feira (21/08) a nomeação para concorrer à presidência pelo Partido Democrata. Ele prometeu tirar o país dos “tempos de escuridão”, após quase quatro anos do governo de seu adversário nas eleições de novembro, o presidente Donald Trump.

“O atual presidente mergulhou os EUA na escuridão por tempo demais. Há demasiada raiva, demasiado medo, demasiada divisão”, acusou Biden. “Aqui e agora, dou minha palavra, se me confiarem a presidência, vou recorrer ao que há de melhor em nós, não o pior.”

“Serei um aliado da luz, não da escuridão”, completou. “E, não se enganem, juntos podemos e poderemos superar esse período de escuridão“, destacou.

Biden ressaltou que o momento atual é “um dos mais difíceis que os Estados Unidos já enfrentaram”, com os problemas no país agravados pela a pandemia de covid-19, que gerou o que chamou de “a maior crise econômica desde a Grande Depressão”, juntamente com “o maior movimento pelos direitos civis [afro-americanos] desde os anos 1960”.

O democrata criticou a gestão do governo Trump na crise gerada pelo novo coronavírus, acusando o presidente de fracassar “em seu dever mais fundamental para com os Estados Unidos”. “Ele não nos protegeu, e, meus compatriotas americanos, isso é imperdoável. O presidente ainda não tem um plano. Mas, eu tenho”, afirmou o candidato no último dia da convenção do partido, realizada de forma virtual, em razão da pandemia de covid-19.

Biden, que passou grande parte de sua campanha denunciando e rebatendo as críticas de Trump, utilizou seu discurso na convenção para se apresentar como um político experiente e também para mostrar algumas dificuldades que atravessou em sua vida pessoal, buscando uma identificação com as pessoas que enfrentam problemas em razão da pandemia e da crise econômica.

Ele garantiu que sua eleição irá assegurar os direitos dos desempregados, das vítimas da pandemia e “das comunidades que conheceram a injustiça de um joelho no pescoço“, em referência ao homicídio do George Floyd, um homem negro de 46 anos morto pela polícia em Minneapolis, cuja morte originou protestos em massa no país e no mundo contra o racismo e a violência policial.

Se eleito, Biden, com 77 anos, será o presidente mais velho da história dos Estados Unidos. Ao final do discurso, fogos de artifício deram um tom de comemoração ao evento marcado pela ausência de público, que normalmente são realizados em arenas lotadas de militantes e apoiadores do partido.

Após o discurso, Trump evitou rebater as críticas de Biden. Por meio do Twitter, ele se limitou a dizer que “em 47 anos, Joe não fez nenhuma das coisas de que fala agora” e alegou que as promessas seriam apenas “palavras” do adversário.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …