Como bilhões de raios podem ter sido a origem da vida na Terra

Há uma nova peça no quebra-cabeça da origem da vida na Terra. Bilhões de raios que bombardearam a Terra por um longo período podem ter sido a faísca que permitiu que a vida começasse a se formar em nosso planeta.

Essa é a conclusão de uma pesquisa recente da Universidade Yale, nos Estados Unidos, e da Universidade de Leeds, no Reino Unido.

O estudo aponta que, durante milhões de anos, os raios que atingiram a Terra liberaram o fósforo necessário à criação das biomoléculas que eram a base da vida no planeta.

Os autores da pesquisa dizem que a descoberta ajuda a entender como a vida pode ter se formado na Terra e como poderia estar se formando em outros planetas.

A chave é o fósforo

O fósforo é essencial para que a vida ocorra. Este elemento químico, no entanto, não estava prontamente disponível na Terra primitiva, pois estava preso em minerais insolúveis na superfície do planeta.

Os cientistas se perguntam, há muito tempo, como o fósforo da Terra se tornou acessível para ajudar na formação do DNA e de outras biomoléculas necessárias à vida.

O novo estudo sugere que o fósforo se tornou disponível graças a raios que atingiram a Terra.

Quando um raio atinge o solo, ele pode criar fulguritos, uma formação vítrea que contém schreibersita, um mineral que, por sua vez, contém fósforo. Os fulguritos contêm parte do fósforo da superfície do solo, mas na forma solúvel.

Com base em modelos de computador, os pesquisadores calcularam que entre 3,5 e 4,5 bilhões de anos atrás, quando a vida começou a se formar, a terra do planeta foi atingida por cerca de 100 a 1 bilhão de raios por ano.

Em um período de um bilhão de anos, isso equivaleria a um total de 0,1 a 1 quintilhão de raios (1 seguido por 30 zeros) ajudando na formação do fósforo no planeta.

Bombardeio constante

Pesquisas anteriores haviam sugerido que a origem da schreibersita eram meteoritos. Esse novo estudo, porém, afirma que o número de meteoritos não teria sido suficiente, nem teria sido constante, como os relâmpagos.

Além disso, os raios foram provavelmente mais prevalentes em regiões tropicais, proporcionando áreas mais concentradas de fósforo utilizável, de acordo com o estudo.

Os pesquisadores calcularam que, durante o estágio de formação de vida do planeta, os raios podem ter sido a origem de 110 a 11.000 quilos de fósforo a cada ano.

Essa quantia pode ter sido suficiente para ajudar na formação da vida, segundo afirmou Benjamin Hess, aluno de pós-graduação do Departamento de Ciências da Terra e Planetárias de Yale, coautor do estudo, ao portal Live Science.

“Para a vida se formar, você só precisa ter um lugar que tenha os ingredientes adequados”, disse Hess ao Live Science.

“Se 110 kg de fósforo por ano estivessem concentrados em um único arco de ilha tropical, então sim, poderia muito bem ter sido o suficiente. Mas é mais provável que isso aconteça se houver muitos lugares assim.”

De acordo com Hess, essas descobertas tornam os raios bons candidatos para ajudar a entender a origem da vida na Terra.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …