Ataques de extraterrestres invadem linha telefônica anti-imigração de Trump

A administração Trump criou um novo gabinete e uma linha telefônica especial de apoio a vítimas de crimes cometidos por imigrantes ilegais que está sendo inundada de chamadas reportando ataques de extraterrestres.

Lançada no âmbito da apresentação do VOICE – Victims of Immigration Crime Engagement Office, o Gabinete de Vítimas Envolvendo Crimes de Imigração, esta linha telefônica tem por objetivo apoiar “vítimas de crimes cometidos por criminosos estrangeiros”.

Trata-se de uma medida do Departamento de Segurança Interna (DHS na sigla original) dos EUA que vem ao encontro de promessas deixadas por Donald Trump, durante a campanha eleitoral, e que é vista como mais uma iniciativa anti-imigração.

A medida está provocando a revolta de muitos norte-americanos, que resolveram protestar, brincando com a terminologia usada pelo DHS no comunicado em que anuncia o VOICE e a nova linha telefônica. A expressão escolhida foi “criminal aliens”, sendo que “aliens” significa tanto estrangeiros como extraterrestres, em inglês.

As redes sociais depressa repararam nesse detalhe e geraram um movimento apelando às pessoas para telefonarem para a linha reportando casos de violência de “aliens” do espaço.

No Twitter, a hashtag #AlienDay esteve entre os destaques da rede social e tantas pessoas aderiram à ideia que a linha telefônica esteve praticamente inutilizada, devido ao excesso de chamadas.

O veterano da marinha norte-americana Alexander McCoy, um dos que impulsionou este movimento no Twitter, conta ao BuzzFeed que telefonou para a linha comunicando que tinha sido raptado por um ovni, e que teve que esperar 20 minutos para poder falar com alguém, que lhe informou que devia aguardar pela “investigação da DHS” sobre o relato.

No seu perfil do Twitter, McCoy destaca que a linha serve apenas “para recolher anedotas para Trump e os seus aliados poderem demonizar e desumanizar vizinhos imigrantes e famílias”.

Administração Trump não gostou nada da brincadeira

Um porta-voz do VOICE revela ao BuzzFeed o incômodo da administração Trump com esta forma de protesto. “Há, certamente, formas mais construtivas de fazer ouvir a nossa opinião do que impedir vítimas legítimas de crimes de receberem a informação e recursos que procuram porque as linhas estão ocupadas por telefonemas de brincadeira”, destaca esta fonte.

No comunicado de apresentação do VOICE, o Secretário de Estado da Segurança Interna, John F. Kelly, realça que “todos os crimes são terríveis, mas estas vítimas são únicas e muitas vezes ignoradas”.

“Há infortúnios de crimes que nunca deveriam ter acontecido porque, muito frequentemente, as pessoas que vitimizaram não deveriam estar no país“, acrescenta Kelly.

Porém, muitos norte-americanos notam o fato de a linha telefônica não servir para comunicar crimes, questionando qual seria, afinal, seu objetivo. E teme-se que possa vir a ser usada para cometer abusos contra os direitos dos imigrantes, como recolher informações sobre estrangeiros.

Há ainda quem critique que o programa “não vai fazer nada para aumentar a segurança pública”, nos EUA, e que só vai “servir como mais um veículo para os que têm tendências nacionalistas, xenófobas, criminalizarem e espalharem o medo entre as famílias e comunidades imigrantes”, refere o diretor da Black Alliance for Just Immigration, Carl Lipscombe, em declarações ao Fusion.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. o presidente trump está certo. tem mesmo de divulgar os crimes com nomes e endereços dos imigrantes ilegais que os cometeram!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …