Ataques de extraterrestres invadem linha telefônica anti-imigração de Trump

A administração Trump criou um novo gabinete e uma linha telefônica especial de apoio a vítimas de crimes cometidos por imigrantes ilegais que está sendo inundada de chamadas reportando ataques de extraterrestres.

Lançada no âmbito da apresentação do VOICE – Victims of Immigration Crime Engagement Office, o Gabinete de Vítimas Envolvendo Crimes de Imigração, esta linha telefônica tem por objetivo apoiar “vítimas de crimes cometidos por criminosos estrangeiros”.

Trata-se de uma medida do Departamento de Segurança Interna (DHS na sigla original) dos EUA que vem ao encontro de promessas deixadas por Donald Trump, durante a campanha eleitoral, e que é vista como mais uma iniciativa anti-imigração.

A medida está provocando a revolta de muitos norte-americanos, que resolveram protestar, brincando com a terminologia usada pelo DHS no comunicado em que anuncia o VOICE e a nova linha telefônica. A expressão escolhida foi “criminal aliens”, sendo que “aliens” significa tanto estrangeiros como extraterrestres, em inglês.

As redes sociais depressa repararam nesse detalhe e geraram um movimento apelando às pessoas para telefonarem para a linha reportando casos de violência de “aliens” do espaço.

No Twitter, a hashtag #AlienDay esteve entre os destaques da rede social e tantas pessoas aderiram à ideia que a linha telefônica esteve praticamente inutilizada, devido ao excesso de chamadas.

O veterano da marinha norte-americana Alexander McCoy, um dos que impulsionou este movimento no Twitter, conta ao BuzzFeed que telefonou para a linha comunicando que tinha sido raptado por um ovni, e que teve que esperar 20 minutos para poder falar com alguém, que lhe informou que devia aguardar pela “investigação da DHS” sobre o relato.

No seu perfil do Twitter, McCoy destaca que a linha serve apenas “para recolher anedotas para Trump e os seus aliados poderem demonizar e desumanizar vizinhos imigrantes e famílias”.

Administração Trump não gostou nada da brincadeira

Um porta-voz do VOICE revela ao BuzzFeed o incômodo da administração Trump com esta forma de protesto. “Há, certamente, formas mais construtivas de fazer ouvir a nossa opinião do que impedir vítimas legítimas de crimes de receberem a informação e recursos que procuram porque as linhas estão ocupadas por telefonemas de brincadeira”, destaca esta fonte.

No comunicado de apresentação do VOICE, o Secretário de Estado da Segurança Interna, John F. Kelly, realça que “todos os crimes são terríveis, mas estas vítimas são únicas e muitas vezes ignoradas”.

“Há infortúnios de crimes que nunca deveriam ter acontecido porque, muito frequentemente, as pessoas que vitimizaram não deveriam estar no país“, acrescenta Kelly.

Porém, muitos norte-americanos notam o fato de a linha telefônica não servir para comunicar crimes, questionando qual seria, afinal, seu objetivo. E teme-se que possa vir a ser usada para cometer abusos contra os direitos dos imigrantes, como recolher informações sobre estrangeiros.

Há ainda quem critique que o programa “não vai fazer nada para aumentar a segurança pública”, nos EUA, e que só vai “servir como mais um veículo para os que têm tendências nacionalistas, xenófobas, criminalizarem e espalharem o medo entre as famílias e comunidades imigrantes”, refere o diretor da Black Alliance for Just Immigration, Carl Lipscombe, em declarações ao Fusion.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. o presidente trump está certo. tem mesmo de divulgar os crimes com nomes e endereços dos imigrantes ilegais que os cometeram!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …