Ataques de extraterrestres invadem linha telefônica anti-imigração de Trump

A administração Trump criou um novo gabinete e uma linha telefônica especial de apoio a vítimas de crimes cometidos por imigrantes ilegais que está sendo inundada de chamadas reportando ataques de extraterrestres.

Lançada no âmbito da apresentação do VOICE – Victims of Immigration Crime Engagement Office, o Gabinete de Vítimas Envolvendo Crimes de Imigração, esta linha telefônica tem por objetivo apoiar “vítimas de crimes cometidos por criminosos estrangeiros”.

Trata-se de uma medida do Departamento de Segurança Interna (DHS na sigla original) dos EUA que vem ao encontro de promessas deixadas por Donald Trump, durante a campanha eleitoral, e que é vista como mais uma iniciativa anti-imigração.

A medida está provocando a revolta de muitos norte-americanos, que resolveram protestar, brincando com a terminologia usada pelo DHS no comunicado em que anuncia o VOICE e a nova linha telefônica. A expressão escolhida foi “criminal aliens”, sendo que “aliens” significa tanto estrangeiros como extraterrestres, em inglês.

As redes sociais depressa repararam nesse detalhe e geraram um movimento apelando às pessoas para telefonarem para a linha reportando casos de violência de “aliens” do espaço.

No Twitter, a hashtag #AlienDay esteve entre os destaques da rede social e tantas pessoas aderiram à ideia que a linha telefônica esteve praticamente inutilizada, devido ao excesso de chamadas.

O veterano da marinha norte-americana Alexander McCoy, um dos que impulsionou este movimento no Twitter, conta ao BuzzFeed que telefonou para a linha comunicando que tinha sido raptado por um ovni, e que teve que esperar 20 minutos para poder falar com alguém, que lhe informou que devia aguardar pela “investigação da DHS” sobre o relato.

No seu perfil do Twitter, McCoy destaca que a linha serve apenas “para recolher anedotas para Trump e os seus aliados poderem demonizar e desumanizar vizinhos imigrantes e famílias”.

Administração Trump não gostou nada da brincadeira

Um porta-voz do VOICE revela ao BuzzFeed o incômodo da administração Trump com esta forma de protesto. “Há, certamente, formas mais construtivas de fazer ouvir a nossa opinião do que impedir vítimas legítimas de crimes de receberem a informação e recursos que procuram porque as linhas estão ocupadas por telefonemas de brincadeira”, destaca esta fonte.

No comunicado de apresentação do VOICE, o Secretário de Estado da Segurança Interna, John F. Kelly, realça que “todos os crimes são terríveis, mas estas vítimas são únicas e muitas vezes ignoradas”.

“Há infortúnios de crimes que nunca deveriam ter acontecido porque, muito frequentemente, as pessoas que vitimizaram não deveriam estar no país“, acrescenta Kelly.

Porém, muitos norte-americanos notam o fato de a linha telefônica não servir para comunicar crimes, questionando qual seria, afinal, seu objetivo. E teme-se que possa vir a ser usada para cometer abusos contra os direitos dos imigrantes, como recolher informações sobre estrangeiros.

Há ainda quem critique que o programa “não vai fazer nada para aumentar a segurança pública”, nos EUA, e que só vai “servir como mais um veículo para os que têm tendências nacionalistas, xenófobas, criminalizarem e espalharem o medo entre as famílias e comunidades imigrantes”, refere o diretor da Black Alliance for Just Immigration, Carl Lipscombe, em declarações ao Fusion.

// ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. o presidente trump está certo. tem mesmo de divulgar os crimes com nomes e endereços dos imigrantes ilegais que os cometeram!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …