Foram registados danos em 200 casas e lojas e pelo menos 50 carros ficaram soterrados, na sequência da tempestade de granizo que atingiu este fim-de-semana a cidade de Guadalajara, no México.
Seis subúrbios da cidade de Guadalajara, no México, foram cobertos por uma espessa camada de gelo após uma forte tempestade de granizo no domingo. O gelo, que chegou a 1,5m de espessura em alguns lugares, deixou alguns veículos praticamente soterrados.
As autoridades afirmam que em algumas ruas o gelo atingiu mesmo os dois metros de profundidade, provocando estragos num total de 200 casas e lojas e fazendo com que ao menos 50 carros fossem arrastados pelo gelo e ficassem soterrados.
“Nunca tinha visto uma cena destas em Guadalajara”, afirmou Enrique Alfaro, Governador do Estado mexicano de Jalisco. “Depois nos perguntamos se as alterações climáticas são reais. Estes são fenômenos naturais nunca antes vistos. É incrível”, disse ainda.
Equipamentos da defesa civil foram usados para limpar as ruas da cidade de cinco milhões de habitantes, localizada ao norte da capital, Cidade do México. De acordo com as autoridades locais, também foram registradas enchentes e quedas de árvores, mas tudo indica que não houve feridos.
A cidade estava desfrutando de temperaturas de mais de 30ºC. E já havia sido atingida por tempestades de granizo antes, mas poucas vezes de forma tão violenta.