Bomba da Segunda Guerra Mundial é encontrada na central nuclear de Fukushima

Ministério da Administração Interna e Transportes do Japão / Wikimedia

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

Uma suposta bomba da Segunda Guerra Mundial foi encontrada nesta quinta-feira (10) nas instalações da central nuclear de Fukushima, no Japão, informa a AFP, que cita um funcionário.

Supõe-se que o objeto, com 85 centímetros de comprimento, seja uma bomba lançada pelos EUA durante o conflito que acabou não explodindo.

De acordo com o porta-voz da empresa responsável pela central, Tokio Electric Power Co (TEPCO), a bomba foi descoberta por trabalhadores que estão construindo um parque de estacionamento próximo das instalações. De imediato, a TEPCO chamou a polícia ao local e os trabalhos na zona foram suspensos.

De acordo com a AFP, não houve impacto nas atuais operações de desmantelamento da central que, em 2011, sofreu um dos piores acidentes nucleares da História, depois de um poderoso terremoto seguido de uma enorme tsunami.

A agência de notícias japonesa Jiji Press explicou que, nestes casos, especialistas em destruição de bombas do exército japonês são chamados pelas autoridades ao local.

Mais de 70 anos depois da Segunda Guerra, que acabou em 1945, ainda hoje são encontrados no território japonês bombas e projéteis norte-americanos que não chegaram a explodir. Isto acontece, sobretudo, na ilha de Okinawa, onde aconteceu uma das batalhas mais sangrentas do conflito.

A localização da mais recente bomba pode ser explicada pelo fato de, na zona de Fukushima, existir na época um aeroporto militar japonês que foi alvo de bombardeios do exército americano.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro colocou vida de brasileiros em risco, diz Human Rights Watch

O novo relatório mundial da ONG Human Rights Watch (HRW) de 2021 acusa o presidente Jair Bolsonaro de tentar sabotar os esforços para retardar a disseminação da Covid-19 no Brasil e investir em políticas …

Novo navio insígnia da Rússia é considerado 'maior ameaça' pelo Ocidente

Com novos mísseis, modernos equipamentos a bordo e uma capacidade de combate única, o cruzador nuclear pesado do projeto 1144 Orlan, Admiral Nakhimov, deverá assumir o posto de navio insígnia da Marinha russa em 2022. O …

Biden anuncia pacote de estímulo de quase US$ 2 trilhões

Para revitalizar a maior economia do mundo em meio à pandemia, "Plano de resgate americano" apresentado pelo presidente eleito inclui auxílio a desempregados e escolas e investimento na vacinação. O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe …

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …