
Ninguém sabe explicar porque é que dezenas de pássaros caíram mortos dos céus de Boston, nos EUA, na semana passada. Enquanto as autoridades investigam o mistério, já existem várias teorias da conspiração sobre o que aconteceu.
Os responsáveis ambientais estão perplexos com a “chuva” de pássaros que ocorreu em Dorchester, bairro na zona de Boston, na semana passada. As aves caíram do céu e das árvores e foram encontradas já mortas ou então moribundas, incapazes de se segurar em pé.
A Liga de Salvamento Animal de Boston (ARLBoston) anunciou que foram encontradas 47 gralhas nas ruas, das quais 12 morreram no local, enquanto outras oito morreram no caminho para o abrigo e 12 foram alvo de eutanásia nas instalações da associação.
Apenas 15 dos pássaros encontrados sobreviveram e estão em boas condições num centro de vida selvagem em Grafton, Massachusetts.
A causa deste fenómeno estranho – que não é inédito, com ocorrências semelhantes em 2015, no Idaho, e em 2011, no Arkansas – continua sendo um mistério e as autoridades estão a investigar o caso.
“Não sabemos bem o que está acontecendo, se é uma toxina ambiental ou alguma doença que está se espalhando pelos pássaros”, nota a técnica da LSAB Danielle Genter, em declarações à CBS News.
As gralhas foram as únicas espécies afetadas, de acordo com o jornal The Boston Herald, que refere que também foi encontrado um gato doméstico morto.
O mistério em torno do caso está gerando várias teorias da conspiração pela Internet, e no Reddit há quem fale na hipótese de terem sido os EUA a testar a sua “arma secreta de terremotos”, ou devido a testes nucleares ou ainda fruto de uma “explosão de metano“.
Os mais imaginativos falam mesmo de um ataque de extraterrestres, dizem que é culpa de uma “mutação de neutrinos” ou apontam que “o núcleo da Terra parou de se mover”.
“Parece que os pássaros mataram o gato e executaram um ritual suicida em seguida”, diz um utilizador do Reddit com a veia humorística mais afinada.
Já algumas pessoas que vivem no local onde os pássaros caíram referem que parecia “uma cena saída de um filme de terror” e que, na altura da queda dos pássaros, “a cobertura das nuvens estava invulgarmente perto do chão e havia quase 100% de humidade”.
Também há quem fale do “vapor da atividade da cidade”, causado por uma excessiva concentração da poluição atmosférica.
No entanto, segundo a CBS News, o envenenamento por um agente químico chamado avitrol, que é usado nos pesticidas, parece ser a causa mais plausível para o que aconteceu.
// ZAP