J. K. Rowling revela origem do símbolo de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”

The British Library / BBC

Harry Potter: A History of Magic

Um dos símbolos de Harry Potter e as Relíquias da Morte se encontra ligado à morte da mãe de J. K. Rowling. A revelação foi feita esta semana pela autora em entrevista à BBC, para o documentário Harry Potter and History of Magic.

Em comemoração do 20º aniversário da publicação de Harry Potter e a Pedra Filosofal, a BBC lançou um novo documentário intitulado de Harry Potter e a História da Magia. No vídeo de 60 minutos são desvendados detalhes mágicos da vida real, detalhes de uma história de magia que enfeitiçou gerações.

A criadora de Harry Potter revela neste documentário todas ligações entre As Relíquias da Morte e sua mãe, incluindo a inspiração de um dos mais famosos símbolos da saga.

Na entrevista dada à BBC, J. K. Rowling recorda ainda que na noite em que desenhou os primeiros esboços de Pomona Sprout, a professora de Herbologia de Hogwarts, assistia ao filme The Man Who Would Be King. Sem saber, após ver o filme, J. K. Rowling se preparava para receber uma chamada no dia seguinte, a qual lhe traria a notícia do falecimento da sua mãe.

Segundo a autora, que diz não ter certeza se pode confia em alguém que não acredita em magia, o símbolo maçônico é muito importante neste filme.

A autora afirma só ter percebido como o símbolo que reúne todas as relíquias da Morte é tão parecido com o símbolo maçônico 20 anos depois.

Quando vi o filme novamente e vi o símbolo maçônico, senti um arrepio e pensei: será por isto que o símbolo d’As Relíquias da Morte é assim? Tenho a sensação de que, em algum nível do subconsciente, eles estão ligados”, conta em Harry Potter e a História da Magia.

A mãe da obra que vendeu mais de 450 milhões de cópias em todo o mundo explica que, após ter percebido este fato, se sente “como se tivesse feito o caminho de volta para aquela noite de 20 atrás anos porque, os livros e filmes de Harry Potter expressam sobretudo a perda e, como já disse anteriormente, se a minha mãe não tivesse morrido penso que as histórias teriam sido completamente diferentes do que são”.

O que esperar do documentário

Harry Potter e a História da Magia mostra as origens mitológicas do mundo criado por J. K. Rowling. É uma jornada onde espectador atravessa lendas, crenças e todas as histórias por trás das Horcrux, tendo como pano de fundo a exposição da British Library.

A partir deste trabalho da operadora de televisão britânica, o público poderá descobrir a relação inesperada entre magia, lendas e ciência.

Desde feitiços anglo-saxões, que curam bactérias virais, a bruxas que tiveram um papel importante na medicina contemporânea ou, até mesmo, a antigos astrônomos que mapearam pela primeira vez as maravilhas do céu, será possível saber tudo depois de ver a história real da criação do mundo mágico de Harry Potter.

O lançamento do projeto criado pela BBC foi programado para estrear uma semana após a abertura da exposição na British Library, que foi batizada com o mesmo nome do documentário e que ficará disponível aos visitantes até o dia 28 de fevereiro de 2018.

Aos interessados em viajar até a exposição

A History of Magic, pensada para celebrar os 20 anos da primeira publicação da saga, promete ao público mais de 100 artefatos mágicos espalhados pelo local e a criação das suas próprias poções.

Os fãs vão poder encontrar várias relíquias na British Library, entre elas: livros raros, objetos mágicos da coleção da biblioteca e desenhos feitos pelo ilustrador Jim Kay (especialmente para a exposição).

Pela primeira vez, o mundo original de Harry Potter e de J. K. Rowling estará exposto ao público. A autora emprestou manuscritos, desenhos, objetos que a inspiraram e rascunhos inéditos do seu arquivo para que estes, junto de muitos outros “tesouros”, possam ser exibidos, dando um novo olhar e compreensão à sua escrita e à história que fez milhões de pessoas sonhar.

Aos fãs de Hogwarts, que já estão planejando de todas as formas possíveis a ida à exposição, ela tem um preço 18 euros (cerca de R$ 70) para adultos e de 9 euros (R$ 35, aproximadamente) para crianças e jovens entre 5 e 17 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …

Famosa rajada rápida de rádio revela magnetosfera 'dançante' em estrela de nêutrons, diz estudo

Dois novos estudos holandeses revelam informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. Embora os artigos forneçam detalhes antes desconhecidos, eles também levantam questões inéditas. Duas equipes internacionais de astrônomos publicaram dois artigos científicos com …

Bolsonaro é 'grande responsável' por 'desastre' de covid, diz vice-presidente de delegação do Parlamento Europeu para o Brasil

Na visão da alemã Anna Cavazzini, eurodeputada pelo Partido Verde e vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para assuntos relacionados ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem "grande parcela de responsabilidade" pela crise …

Lockdown efetivo e vacinação em massa viabilizam reabertura de pubs no Reino Unido

O Reino Unido está colhendo os frutos de um lockdown efetivo e da vacinação em massa promovida pelo gestão de Boris Johnson para frear o avanço da pandemia de covid-19. O país celebra agora o relaxamento …