Brasileiros arriscam sua segurança ao utilizar Wi-Fi público, diz pesquisa

Muitas pessoas usam diariamente os sinais abertos de internet, seja onde for. Porém, o que nem todas sabem é que a prática pode ser perigosa. Mesmo que a ideia possa ser facilitar a vida das pessoas, quem acessa esse tipo de rede precisa ficar atento. Ao que tudo demonstra os brasileiros não estão sendo cuidadosos com a sua segurança.

O indicativo é da empresa de segurança digital Norton em Wi-Fi Risk Report de 2017. A companhia, no relatório, diz que 58% dos brasileiros acreditam que as informações enviadas através de uma rede Wi-Fi pública estejam seguras. Deste modo, 60% deles dizem que nunca tomam qualquer cuidado extra para proteger os seus dados.

“Existe uma profunda diferença entre o que as pessoas pensam que é seguro quando se trata de usar o Wi-Fi público e a realidade”, diz o engenheiro de segurança da Norton Nelson Barbosa Jr.

“O que alguém pensa que é privado em seu dispositivo pessoal pode ser acessado facilmente por cibercriminosos através de redes sem fio não seguras ou mesmo por meio de aplicativos com vulnerabilidades de privacidade”, acrescenta.

Para o levantamento foram entrevistadas mais de 15 mil pessoas distribuídas em 15 países diferentes. A intenção era descobrir os hábitos quanto o uso da internet gratuita.

No que diz respeito ao Brasil, o dado que mais chama a atenção é que 96% das pessoas acessam Wi-Fi público, colocando em risco várias informações, como senhas, e-mail e dados de contas bancárias.

Mesmo assim, os brasileiros ficaram em segundo lugar no ranking dos países que mais se preocupam em proteger as suas conexões. Entre os entrevistados, 37% afirmam que usam uma rede virtual privada (VPN) em todas as suas conexões via Wi-Fi.

Para poder continuar usufruindo dos pontos de acesso gratuitos de Wi-Fi, a Norton fornece três dicas importantes: verifique se a conexão é segura; utilize um software de segurança; compartilhe apenas as informações necessárias.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apple quer proibir lançamento de livro que revela segredos comerciais da empresa

O livro alemão App Store Confidential, de Tom Sadowski, é uma publicação temida pela Apple. Isso porque o autor foi o líder de desenvolvimento da loja de aplicativos da Gigante de Cupertino na Alemanha, Áustria …

Chineses acusam governo de usar epidemia de coronavírus para prender dissidentes

No momento em que a China enfrenta a epidemia do COVID-19 que já causou 2 mil mortes e infectou 74 mil pessoas no país, o mundo se pergunta se a crise reforça ou, pelo …

Suíça quer devolver dinheiro ganho com tráfico de escravizados para as Américas

O horror do tráfico de pessoas escravizadas entre os séculos XVI e XIX para os EUA, Caribe, América Latina e principalmente o Brasil teve mais responsáveis do que nos dita a história. E a Suíça …

Reino Unido pós-Brexit fecha portas para imigrantes pouco qualificados

No Reino Unido pós-Brexit, os estrangeiros que quiserem obter um visto de trabalho no país vão ter que provar muitas habilidades. Os candidatos receberão pontos de acordo com seu nível de inglês, diploma e profissão …

Síria realiza primeiro voo comercial entre Damasco e Aleppo desde 2013

Diretores de aeroportos da Síria mencionam o trabalho realizado no aeroporto de Aleppo para permitir o feito, realizado graças à vitória do Exército sírio e esforço dos operários. A Síria realizou seu primeiro voo comercial em …

Mudanças climáticas ameaçam futuro das crianças do mundo, diz ONU

Estudo de Nações Unidas, Unicef e revista 'The Lancet' aponta ações de sustentabilidade insuficientes. Países ricos fracassam em prover meio ambiente favorável, apesar de melhor ponto de partida. Países de todo o mundo estão fracassando em …

Bug no sistema do McDonald's forneceu lanches de graça sem limite de quantidade

Imagine você poder realizar quantos pedidos quiser no McDonald's e não ter que arcar com um só centavo para isso. Bem, essa mamata virtual era o que vinha acontecendo no sistema da multinacional de fast-food …

Governo chinês está até "queimando" dinheiro para combater o coronavírus

A briga do governo chinês contra o Covid-19 (também conhecido como "novo coronavírus") tem colocado diversos órgãos governamentais em alerta, e o governo da China parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença …

Maior organização de escoteiros dos EUA declara falência após processos de abuso sexual

O grupo Boys Scouts of America, principal movimento de escoteiros dos Estados Unidos, apresentou um pedido de falência nesta terça-feira (18), em um esforço para salvaguardar as indenizações às vítimas de abuso sexual, afirma um …

Ações humanas alteram dispersão de sementes na Amazônia, aponta estudo

Análise de mais de 26 mil árvores demonstra que atividades como queimadas e desmatamento abalam o equilíbrio entre fauna e flora. Com degradação, restam animais pequenos na floresta, que espalham sementes menores. Quando se fala em …