Ataque terrorista deixa cinco mortos e vários feridos no centro de Viena

Christian Bruna / EPA

Polícia isola centro da capital austríaca. Governo afirma que vários homens armados abriram fogo. Um suspeito foi abatido. Chefe de governo condena “hediondo ataque terrorista”.

Um ataque terrorista deixou pelo menos cinco mortos e 15 feridos no centro de Viena na noite desta segunda-feira (02/11). Os disparos foram efetuados em seis pontos diferentes do centro da capital austríaca. Segundo as autoridades, a ação foi executada por vários homens armados com fuzis de assalto. Um suspeito foi abatido pela polícia.

No momento, forças de segurança de Viena estão conduzindo uma grande operação policial no centro da cidade, que foi isolado, para capturar os outros agressores.

O ministro do Interior, Karl Nehammer, afirmou à agência de notícias APA, acreditar que a ação tenha motivação terrorista. No Twitter, o chanceler federal conservador Sebastian Kurz foi mais direto: “Nossa polícia agirá de forma decisiva contra os autores deste hediondo ataque terrorista. Nunca nos permitiremos ser intimidados pelo terrorismo.”

O ataque teve início por volta de 20h (16h em Brasília), na rua Seitenstettengasse. Entre os feridos, está um policial. Imagens do ataque mostram um agente de segurança sendo baleado e um dos agressores carregando um fuzil de assalto.

A polícia da capital austríaca pediu que a população evite todos os locais públicos da cidade e o transporte público. As autoridades ainda apelaram aos usuários de redes sociais para que não divulguem fotos ou vídeos do ataque. Já a vizinha República Tcheca informou que impôs controles na fronteira com a Áustria.

A região que concentra os ataques fica próxima da principal sinagoga de Viena, o que levantou a suspeita de um ataque antissemita. Mas não está claro se o templo, que estava fechado no momento do ataque, era o alvo principal.

Imagens divulgadas por redes austríacas mostram que o ataque parece ter se concentrado contra clientes de restaurantes da rua, que tinham mesas instaladas na calçada. Vários estabelecimentos da região estavam cheios, com clientes aproveitando a última noite antes da imposição de um lockdown por causa da pandemia.

A Áustria, em contraste com países vizinhos, não costuma ser palco de ataques terroristas. Os últimos grandes atentados no país foram registrados na década de 1980, quando terroristas da Organização Abu Nidal, um grupo palestino, atacaram o aeroporto de Viena e uma sinagoga – a mesma que fica na região do ataque desta segunda-feira. Nos anos 1970, a capital austríaca também foi palco de uma célebre ação executada pelo terrorista Carlos, o Chacal, que tomou como reféns 60 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Após o ataque desta segunda-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, que vem enfrentando uma nova onda de atentados conduzidos por extremistas islâmicos no país, afirmou, pelo Twitter, que os franceses “compartilham o choque e a tristeza do povo austríaco, atingido por um ataque esta noite”.

“Depois da França, este é um país amigo que foi atacado. Esta é a nossa Europa. Não vamos ceder”, escreveu ele.

Já o Ministério alemão do Exterior disse na segunda-feira que “não podemos ceder ao ódio que tenta dividir nossas sociedades”. “Mesmo que ainda não possamos prever a extensão do terror, nossos pensamentos estão com os feridos e as vítimas nestas horas difíceis”, publicou no Twitter, classificando os relatos da vizinha Áustria como “horríveis e perturbadores”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …