Cientistas criaram um fluido com massa negativa

Pesquisadores dos Estados Unidos afirmam ter criado um fluido com massa negativa em laboratório. Você leu corretamente, massa negativa. O que isso significa é que ao contrário de todos os outros objetos físicos conhecidos, quando você empurra este fluido, ele acelera para trás ao invés de para frente.

A Física não para de ficar mais estranha. Esta nova esquisitice traz informações para os cientistas sobre possíveis comportamentos que acontecem em buracos negros e estrelas de nêutrons.

Mas como é possível que algo tenha uma massa negativa? Hipoteticamente falando, da mesma forma que uma carga elétrica pode ser negativa ou positiva, a matéria poderia ter massa negativa.

Isso funciona no papel, mas pesquisadores ainda estão debatendo se objetos com massa negativa podem realmente existir sem quebrar as leis da física.

A segunda lei de Newton diz que força é igual à massa multiplicada pela aceleração, ou f=ma. Se reescrevermos esta fórmula isolando a aceleração, ela ficaria: a=f/m.

Neste caso, uma massa negativa causaria uma aceleração negativa.

Claro que tentar imaginar esta aceleração negativa em um ambiente comum seria impossível. Seria como se você deslizasse um copo na superfície de uma mesa e em vez de se afastar o copo acelerasse contra a sua mão.

Pesquisas teóricas mostraram evidências iniciais de que massas negativas podem existir no universo sem quebrar a teoria da relatividade geral. Mais que isso, físicos acreditam que a massa negativa poderia estar ligada a algumas coisas estranhas que detectamos no universo, como buracos negros e estrelas de nêutrons.

Superfluido com massa negativa

Agora, os pesquisadores estão tentando recriar a massa negativa em laboratório, com certo sucesso. Cientistas da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, dizem ter conseguido criar um fluido de átomos supergelados que atuam como se tivessem massa negativa.

“O que é novidade aqui é o controle delicado que temos sobre a natureza dessa massa negativa, sem outras complicações”, afirma um dos pesquisadores, Michael Forbes.

Para criar este fluido estranho, a equipe usou lasers para gelar átomos de rubídio a temperaturas muito próximas ao zero absoluto, criando o que é conhecido como um Condensado de Bose-Einstein.

Neste estado, partículas se movem de forma incrivelmente lenta e seguem princípios estranhos da mecânica quântica, ao invés da física clássica. Isso significa que as partículas começam a se comportar como onda, com uma localização que não pode ser precisamente identificada.

As partículas também entram em sincronia e se movem como se fossem uma só, formando o que é conhecido como superfluido, uma substância que se move sem perder energia no atrito.

Além de congelar o fluido, o laser também foi utilizado para prendê-lo em um campo minúsculo com formato de tigela. Enquanto o fluido continuava contido nesse espaço, ele tinha massa regular, mas quando o superfluido era forçado a escapar com um segundo conjunto de lasers, o fluido se comportava como se tivesse massa negativa.

“Quando você o empurra, ele acelera para trás. É como se o rubídio batesse em uma parece invisível”, diz Forbes.

Os resultados foram publicados na revista Physical Review Letters.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …