Britcoin: governo britânico estuda uma criptomoeda para rivalizar com o Bitcoin

Autoridades do governo do Reino Unido estariam planejando o lançamento de uma nova criptomoeda para competir com outras representantes do setor, como o Bitcoin.

Mas, ao contrário de outras moedas digitais, essa seria apoiada pelo Estado britânico e já tem até mesmo um apelido: “Britcoin.

Em uma conferência da indústria do Reino Unido, o chanceler Rishi Sunak afirmou que o governo britânico “está lançando uma nova força-tarefa entre o Tesouro Nacional e o Banco da Inglaterra para coordenar o trabalho exploratório que poderia resultar em uma moeda digital em potencial, devidamente supervisionada pelo Banco Central britânico”. Ainda segundo o político, “o processo de consulta visa fornecer um livro de regras que seja justo, baseado em resultados e apoie a competitividade, garantindo ao mesmo tempo que o Reino Unido mantenha os mais altos padrões regulatórios.”

Por fim, Sunak até mesmo tuítou o nome provisório da criptomoeda em questão:

Setor a todo vapor

Os planos para uma “criptomoeda estatal” vêm depois da indústria das moedas digitais estremecer na última semana. Isso porque a Coinbase, uma das principais corretoras de criptomoedas do mundo abriu o seu capital (IPO, sigla em inglês para Oferta Pública Inicial) na Nasdaq, com o preço de uma ação da companhia abrindo em US$ 381. Com isso, a empresa foi avaliada em US$ 100 bilhões. No embalo do sucesso desse IPO, a cotação de moedas digitais como Bitcoin e o Dogecoin subiu a níveis recordes.

De acordo com um estudo recente do Bank of International Settlements, cerca de 80% dos bancos centrais, incluindo o Federal Reserve (EUA) e o Banco Central Europeu, estão analisando o potencial de lançamento de moedas digitais. Muitos deles colocaram CBDCs (sigla para “Moedas Digitais do Banco Central”) em suas agendas futuras, com cerca de 20% das 66 autoridades monetárias dizendo que provavelmente emitirão uma moeda digital nos próximos cinco a seis anos.

Além disso, vários bancos centrais sinalizaram o risco de perder o controle do sistema de pagamentos global para criptomoedas. Normalmente, elas não são controladas – ou lastreadas – por nenhum órgão central – ou para entidades privadas, como o Diem, que deve ser lançado ainda este ano e que será administrada pelo Facebook.

As Bahamas se tornaram o primeiro país a lançar um CBDC de propósito geral, conhecido como Sand Dollar, em outubro do ano passado Enquanto isso, o Banco Popular da China expandiu em agosto de 2020 um teste de um renminbi digital para suas três maiores regiões urbanas que, juntas, contêm 400 milhões de pessoas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …