Britcoin: governo britânico estuda uma criptomoeda para rivalizar com o Bitcoin

Autoridades do governo do Reino Unido estariam planejando o lançamento de uma nova criptomoeda para competir com outras representantes do setor, como o Bitcoin.

Mas, ao contrário de outras moedas digitais, essa seria apoiada pelo Estado britânico e já tem até mesmo um apelido: “Britcoin.

Em uma conferência da indústria do Reino Unido, o chanceler Rishi Sunak afirmou que o governo britânico “está lançando uma nova força-tarefa entre o Tesouro Nacional e o Banco da Inglaterra para coordenar o trabalho exploratório que poderia resultar em uma moeda digital em potencial, devidamente supervisionada pelo Banco Central britânico”. Ainda segundo o político, “o processo de consulta visa fornecer um livro de regras que seja justo, baseado em resultados e apoie a competitividade, garantindo ao mesmo tempo que o Reino Unido mantenha os mais altos padrões regulatórios.”

Por fim, Sunak até mesmo tuítou o nome provisório da criptomoeda em questão:

Setor a todo vapor

Os planos para uma “criptomoeda estatal” vêm depois da indústria das moedas digitais estremecer na última semana. Isso porque a Coinbase, uma das principais corretoras de criptomoedas do mundo abriu o seu capital (IPO, sigla em inglês para Oferta Pública Inicial) na Nasdaq, com o preço de uma ação da companhia abrindo em US$ 381. Com isso, a empresa foi avaliada em US$ 100 bilhões. No embalo do sucesso desse IPO, a cotação de moedas digitais como Bitcoin e o Dogecoin subiu a níveis recordes.

De acordo com um estudo recente do Bank of International Settlements, cerca de 80% dos bancos centrais, incluindo o Federal Reserve (EUA) e o Banco Central Europeu, estão analisando o potencial de lançamento de moedas digitais. Muitos deles colocaram CBDCs (sigla para “Moedas Digitais do Banco Central”) em suas agendas futuras, com cerca de 20% das 66 autoridades monetárias dizendo que provavelmente emitirão uma moeda digital nos próximos cinco a seis anos.

Além disso, vários bancos centrais sinalizaram o risco de perder o controle do sistema de pagamentos global para criptomoedas. Normalmente, elas não são controladas – ou lastreadas – por nenhum órgão central – ou para entidades privadas, como o Diem, que deve ser lançado ainda este ano e que será administrada pelo Facebook.

As Bahamas se tornaram o primeiro país a lançar um CBDC de propósito geral, conhecido como Sand Dollar, em outubro do ano passado Enquanto isso, o Banco Popular da China expandiu em agosto de 2020 um teste de um renminbi digital para suas três maiores regiões urbanas que, juntas, contêm 400 milhões de pessoas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …