Há uma criptomoeda que se valorizou 800% em um mês – e não é a bitcoin

antanacoins / Flickr

Apesar de todas as dúvidas geradas pelo midiático crescimento da Bitcoin, nas últimas semanas, uma criptomoeda muito menos conhecida tem apresentado uma valorização bastante expressiva.

Trata-se da IOTA, um produto de investimento que se autodeclara a “coluna vertebral” da economia da Internet das Coisas (IoT, da sigla em Inglês para Internet of Things), termo usado para definir a comunicação via web entre objetos e equipamentos.

O valor da IOTA aumentou 774% desde o início de novembro até agora, apurou a BBC. Isto fez com que sua capitalização de mercado chegasse aos 12 mil milhões de dólares, permitindo que ingressasse na lista das cinco maiores divisas virtuais do mundo, a par de bitcoin, bitcoin cash, ehtereum e ripple, de acordo com o site MarketWatch.

O aumento foi verificado após a publicação de relatos de que várias empresas tecnológicas de renome, incluindo a Microsoft, coordenavam esforços com a ONG alemã que monitora a IOTA para criar um mercado seguro de dados, para que estes não sejam desperdiçados.

O cofundador e diretor executivo da IOTA, David Sonstebo, disse à rede americana CNBC que “99% dessa valiosa informação se perde no vazio”.

“A IOTA incentiva a ideia de compartilhar os dados por meio de transações livres de pagamento de uma taxa e assegurando gratuitamente a integridade da informação”, declarou.

Segundo o site especializado Cryptocurrencychart, no dia 6 de dezembro, a IOTA chegou a valer 4,5 dólares por unidade, enquanto a bitcoin ficou nos 12,9 dólares.

Crescimento polêmico

Ao contrário das moedas convencionais, as criptomoedas são representações digitais de um valor e não são emitidas por um banco central ou por uma entidade de crédito. São divisas virtuais.

A mais popular é mesmo a bitcoin, que teve um crescimento de 1.200% no seu valor, no último ano.

As moedas virtuais não são reguladas por governos, grandes bancos ou fundos de investimento, mas por investidores privados.

A bitcoin é basicamente um arquivo digital que existe online e que funciona como uma moeda alternativa. Não é impressa por governos ou bancos tradicionais, mas é criada por um processo computacional complexo conhecido como “mining” (mineração).

Todas as moedas e todas as transações feitas com as criptomoedas ficam registradas em um índice global – conhecido como blockchain, uma espécie de banco de dados descentralizado que usa um sistema de criptografia para registrar as transações.

Dessa forma, os arquivos não podem ser copiados ou defraudados e as transações não podem ser rastreadas.

As principais formas de comprar criptomoedas são com dinheiro “real”, vendendo produtos ou serviços remunerados em bitcoins, ou por meio de novas empresas que fabricam suas próprias moedas virtuais.

A IOTA diferencia-se das outras criptomoedas por não usar a tecnologia “blockchain”, mas uma outra chamada tangle, que promete ser mais veloz e não gera cobrança de taxas.

A maior bolha financeira da história?

Muitos analistas, incluindo o Nobel da Economia, Joseph Stiglitz, acreditam que a bitcoin será a maior bolha financeira da história.

“Por que as pessoas querem bitcoins? Por que as pessoas querem uma moeda alternativa? A verdadeira razão é para participar de atividades ilícitas: lavagem de dinheiro, evasão fiscal”, afirmou Stiglitz, citado pela BBC.

Para lá das advertências dos economistas, governos e bancos centrais, os investidores continuam apostando no crescimento do mercado das criptomoedas, ainda que continue a dúvida: se e quando essa bolha irá estourar.

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada a ver com atividade ilícitas e sim deixar a prisão deste sistema bancário fraudulento e injusto… Que os bancos se reinventem 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …