Cabelo de George Washington, o primeiro presidente dos EUA, é descoberto em livro do século 18

Union College

Cabelo de George Washington em um livro encontrado em uma Faculdade em Nova York

Uma mecha de cabelo de George Washington, o primeiro presidente dos EUA, foi descoberta dentro de um livro velho na biblioteca de uma pequena Faculdade de Nova York.

Os fios de cabelos brancos de um dos “pais fundadores” dos EUA estavam escondidos dentro de um livro de couro intitulado “Gaines Universal Register or American and British Kalendar for the Year 1793” [Registo Universal Gaines ou Calendário Americano e Britânico para o Ano de 1793], um antigo livro sobre as colônias americanas.

A descoberta foi feita durante uma revisão do inventário da biblioteca da Union College, uma pequena Faculdade de Artes no norte de Nova York.

Trata-se de um “tesouro muito significativo” que “é um tremendo testemunho da história”, como refere a responsável dos arquivos e coleções da faculdade, India Spartz, em comunicado sobre o achado.

O livro teria pertencido a Philip J. Schuyler, filho do general Philip Schuyler, que foi um dos fundadores da faculdade e amigo próximo do primeiro presidente norte-americano.

As páginas incluem várias anotações manuscritas feitas por Schuyler. Sua letra também aparece no envelope que continha os fios de cabelo e a seguinte inscrição: “Cabelo de Washington, L.S.S. & (rabiscado) GBS de James A. Hamilton dado pela sua mãe, Ag. 10, 1871.”

Assim, acredita-se que James Alexander Hamilton, neto do general Schuyler e filho de Alexander Hamilton, que foi secretário do Tesouro de George Washington, cedeu as mechas de cabelo que lhe foram dadas pela mãe, Eliza Schuyler Hamilton, às netas, Louisa Lee Schuyler e Georgina Schuyler – que correspondem às iniciais L.S.S. e GBS que aparecem no envelope.

Alexander Hamilton foi tenente-coronel sob as ordens de Washington durante a Guerra de Independência dos EUA e, quando ele se tornou presidente, o escolheu como seu secretário do Tesouro. George Washington e a esposa Martha manteriam uma amizade com Hamilton e com sua esposa Eliza.

“Numa era em que as pessoas trocavam, frequentemente, cabelo como uma lembrança, é muito provável que Martha [Washington] tenha dado a Eliza [Hamilton] algum cabelo de George [Washington] e que esta, por seu turno, o tenha dado ao seu filho, James, que, mais tarde, o distribuiu, fio por fio, como um momento precioso para aproximar amigos e membros da família”, explica Susan Holloway Scott, citada pela faculdade.

A Union College refere que os seis fios de cabelo delicadamente envolvidos em outro fio não revelam indícios da cor castanho avermelhada que Washington tinha na juventude.

“Seu cabelo era, originalmente, castanho avermelhado e ele o pulverizava regularmente para atingir a cor branca da moda“, nota a Faculdade. “Contudo, na época da sua presidência, o castanho avermelhado tinha desbotado para a cor acinzentada branca vista nos fios” agora encontrados, acrescenta.

Não é possível ter provas de DNA de que se trata mesmo do cabelo de George Washington, mas a Union College está certa da autenticidade da descoberta.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …

Bebê nasce de embrião congelado há 27 anos: quase a idade da mãe

A pequena Molly Everette Gibson, de um mês, estabeleceu um novo recorde no mundo. A garotinha, filha de Tina e Ben Gibson, nasceu de um embrião que foi congelado há 27 anos e gerado por …

Covid-19: exame pioneiro mostra danos em pulmões 3 meses depois de infecção por coronavírus

A covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, pode estar causando anormalidades pulmonares ainda detectáveis mais de três meses após os pacientes serem infectados, revela um novo estudo. Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

"Hyperloop de levitação": a próxima revolução nas viagens?

Imagine viajar para o trabalho a quase 1.000 km/h, pairando um pouco acima do solo, sem barulho de motor. Pode soar como um filme de ficção científica, mas este cenário se aproximou da realidade quando o …