Cabelo de George Washington, o primeiro presidente dos EUA, é descoberto em livro do século 18

Union College

Cabelo de George Washington em um livro encontrado em uma Faculdade em Nova York

Uma mecha de cabelo de George Washington, o primeiro presidente dos EUA, foi descoberta dentro de um livro velho na biblioteca de uma pequena Faculdade de Nova York.

Os fios de cabelos brancos de um dos “pais fundadores” dos EUA estavam escondidos dentro de um livro de couro intitulado “Gaines Universal Register or American and British Kalendar for the Year 1793” [Registo Universal Gaines ou Calendário Americano e Britânico para o Ano de 1793], um antigo livro sobre as colônias americanas.

A descoberta foi feita durante uma revisão do inventário da biblioteca da Union College, uma pequena Faculdade de Artes no norte de Nova York.

Trata-se de um “tesouro muito significativo” que “é um tremendo testemunho da história”, como refere a responsável dos arquivos e coleções da faculdade, India Spartz, em comunicado sobre o achado.

O livro teria pertencido a Philip J. Schuyler, filho do general Philip Schuyler, que foi um dos fundadores da faculdade e amigo próximo do primeiro presidente norte-americano.

As páginas incluem várias anotações manuscritas feitas por Schuyler. Sua letra também aparece no envelope que continha os fios de cabelo e a seguinte inscrição: “Cabelo de Washington, L.S.S. & (rabiscado) GBS de James A. Hamilton dado pela sua mãe, Ag. 10, 1871.”

Assim, acredita-se que James Alexander Hamilton, neto do general Schuyler e filho de Alexander Hamilton, que foi secretário do Tesouro de George Washington, cedeu as mechas de cabelo que lhe foram dadas pela mãe, Eliza Schuyler Hamilton, às netas, Louisa Lee Schuyler e Georgina Schuyler – que correspondem às iniciais L.S.S. e GBS que aparecem no envelope.

Alexander Hamilton foi tenente-coronel sob as ordens de Washington durante a Guerra de Independência dos EUA e, quando ele se tornou presidente, o escolheu como seu secretário do Tesouro. George Washington e a esposa Martha manteriam uma amizade com Hamilton e com sua esposa Eliza.

“Numa era em que as pessoas trocavam, frequentemente, cabelo como uma lembrança, é muito provável que Martha [Washington] tenha dado a Eliza [Hamilton] algum cabelo de George [Washington] e que esta, por seu turno, o tenha dado ao seu filho, James, que, mais tarde, o distribuiu, fio por fio, como um momento precioso para aproximar amigos e membros da família”, explica Susan Holloway Scott, citada pela faculdade.

A Union College refere que os seis fios de cabelo delicadamente envolvidos em outro fio não revelam indícios da cor castanho avermelhada que Washington tinha na juventude.

“Seu cabelo era, originalmente, castanho avermelhado e ele o pulverizava regularmente para atingir a cor branca da moda“, nota a Faculdade. “Contudo, na época da sua presidência, o castanho avermelhado tinha desbotado para a cor acinzentada branca vista nos fios” agora encontrados, acrescenta.

Não é possível ter provas de DNA de que se trata mesmo do cabelo de George Washington, mas a Union College está certa da autenticidade da descoberta.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …