Caixa de ferramentas viking de mil anos encontrada em misteriosa fortaleza dinamarquesa

(dr) Danish Castle Center

Os restos de uma caixa de ferramentas viking com 1000 anos de idade encontrados na Fortaleza de Borgring, na Dinamarca

Os restos de uma caixa de ferramentas viking com 1000 anos de idade encontrados na Fortaleza de Borgring, na Dinamarca

Uma caixa de ferramentas vikings de 1.000 anos foi encontrada na Dinamarca, revelando um conjunto extraordinário de instrumentos de ferro que podem ter sido usados para fazer navios e casas, de acordo com arqueólogos.

As ferramentas foram encontradas em uma misteriosa fortaleza em formato de anel em Borgring, na ilha da Zelândia. Acredita-se que o famoso rei dinamarquês Haroldo I, do século X, tenha ordenado a construção da fortaleza.

Esse e outros quatro fortes parecidos podem ter sido construídos em torno de 980 dC, como postos militares para impor o governo de Haroldo “Dente Azul”, conforme o rei introduzia o cristianismo na Dinamarca e em partes da Suécia e Noruega.

Ferramentas sofisticadas

Até agora, os arqueólogos encontraram pelo menos 14 ferramentas de ferro dentro de um único depósito de terra escavado da fortaleza.

Os pesquisadores disseram que restam apenas vestígios do baú de madeira que uma vez abrigou as ferramentas.

O ferro era valioso na Dinamarca na época viking, e os cientistas acreditam que as ferramentas pertenciam a um artesão que ocupava uma sala trabalhando na fortaleza, até ela desmoronar no final do século X.

Os arqueólogos estão estudando os objetos fortemente enferrujados, mas já identificaram várias ferramentas sofisticadas, incluindo um conjunto de “brocas” usado para fazer buracos na madeira, um par de pinças ou alicates pequenos, um “prego” usado para prender tábuas de madeira, quatro elos de corrente cuidadosamente anexados a um anel de ferro, e um draw-plate para fazer fios de metal que pode ter sido usado para fazer joias.

(dr) Thue C. Leibrandt

Os arqueólogos acreditam que Borgring pode ser um dos cinco fortes em forma de anel construidos pelo rei viking Haroldo Dente Azul depois de 980 D.C., quando uniu as tibos vikings do sul da Dinamarca e Suécia, impondo o Cristianismo como religião. Na foto, o forte de Trelleborg.

Os arqueólogos acreditam que Borgring pode ser um dos cinco fortes em forma de anel construidos pelo rei viking Haroldo Dente Azul depois de 980 D.C., quando uniu as tibos vikings do sul da Dinamarca e Suécia, impondo o Cristianismo como religião. Na foto, o forte de Trelleborg.

A arqueóloga Nanna Holm, curadora do Danish Castle Center em Vordingborg, que está liderando as escavações da fortaleza, disse que esta é a primeira vez que um conjunto de ferramentas foi descoberto em um local de trabalho viking.

“Este não é um achado comum”, disse a cientista, citada pelo Live Science. “Não se encontram muitas ferramentas na Escandinávia, e as encontradas antes disso foram todas deixadas para os deuses, ao serem colocadas em um pântano”.

As novas ferramentas encontradas em Borgring são muito especiais, porque foram descobertas onde o artesão teria trabalhado. O conteúdo da caixa de ferramentas fornece um raro vislumbre da vida profissional na era viking tardia.

Evidência de habitação

Primeiro, a equipe escavou o depósito de terra contendo todas as ferramentas, um processo delicado que levou dois dias.

Depois, o pedaço de terra, ferrugem e ferro foi transportado para um hospital local, onde foi digitalizado com tomografia computadorizada. A tomografia revelou o arranjo preciso de pelo menos 14 ferramentas de ferro, que foram escavadas para estudos com raios-X individuais.

Todas as ferramentas estão fortemente corroídas, mas grande parte do ferro original permanece. Mais objetos podem estar escondidos na ferrugem.

A caixa é um achado importante para os arqueólogos, que irão realizar outras escavações em Borgring nos próximos três anos.

Ela é a primeira evidência direta de habitação humana nessa região. “Até agora, não encontramos nenhuma casa, mas agora temos provas de que havia pessoas aqui – espero que, no próximo ano, encontremos seus domicílios”, afirma Holm.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …