Caixa de ferramentas viking de mil anos encontrada em misteriosa fortaleza dinamarquesa

(dr) Danish Castle Center

Os restos de uma caixa de ferramentas viking com 1000 anos de idade encontrados na Fortaleza de Borgring, na Dinamarca

Os restos de uma caixa de ferramentas viking com 1000 anos de idade encontrados na Fortaleza de Borgring, na Dinamarca

Uma caixa de ferramentas vikings de 1.000 anos foi encontrada na Dinamarca, revelando um conjunto extraordinário de instrumentos de ferro que podem ter sido usados para fazer navios e casas, de acordo com arqueólogos.

As ferramentas foram encontradas em uma misteriosa fortaleza em formato de anel em Borgring, na ilha da Zelândia. Acredita-se que o famoso rei dinamarquês Haroldo I, do século X, tenha ordenado a construção da fortaleza.

Esse e outros quatro fortes parecidos podem ter sido construídos em torno de 980 dC, como postos militares para impor o governo de Haroldo “Dente Azul”, conforme o rei introduzia o cristianismo na Dinamarca e em partes da Suécia e Noruega.

Ferramentas sofisticadas

Até agora, os arqueólogos encontraram pelo menos 14 ferramentas de ferro dentro de um único depósito de terra escavado da fortaleza.

Os pesquisadores disseram que restam apenas vestígios do baú de madeira que uma vez abrigou as ferramentas.

O ferro era valioso na Dinamarca na época viking, e os cientistas acreditam que as ferramentas pertenciam a um artesão que ocupava uma sala trabalhando na fortaleza, até ela desmoronar no final do século X.

Os arqueólogos estão estudando os objetos fortemente enferrujados, mas já identificaram várias ferramentas sofisticadas, incluindo um conjunto de “brocas” usado para fazer buracos na madeira, um par de pinças ou alicates pequenos, um “prego” usado para prender tábuas de madeira, quatro elos de corrente cuidadosamente anexados a um anel de ferro, e um draw-plate para fazer fios de metal que pode ter sido usado para fazer joias.

(dr) Thue C. Leibrandt

Os arqueólogos acreditam que Borgring pode ser um dos cinco fortes em forma de anel construidos pelo rei viking Haroldo Dente Azul depois de 980 D.C., quando uniu as tibos vikings do sul da Dinamarca e Suécia, impondo o Cristianismo como religião. Na foto, o forte de Trelleborg.

Os arqueólogos acreditam que Borgring pode ser um dos cinco fortes em forma de anel construidos pelo rei viking Haroldo Dente Azul depois de 980 D.C., quando uniu as tibos vikings do sul da Dinamarca e Suécia, impondo o Cristianismo como religião. Na foto, o forte de Trelleborg.

A arqueóloga Nanna Holm, curadora do Danish Castle Center em Vordingborg, que está liderando as escavações da fortaleza, disse que esta é a primeira vez que um conjunto de ferramentas foi descoberto em um local de trabalho viking.

“Este não é um achado comum”, disse a cientista, citada pelo Live Science. “Não se encontram muitas ferramentas na Escandinávia, e as encontradas antes disso foram todas deixadas para os deuses, ao serem colocadas em um pântano”.

As novas ferramentas encontradas em Borgring são muito especiais, porque foram descobertas onde o artesão teria trabalhado. O conteúdo da caixa de ferramentas fornece um raro vislumbre da vida profissional na era viking tardia.

Evidência de habitação

Primeiro, a equipe escavou o depósito de terra contendo todas as ferramentas, um processo delicado que levou dois dias.

Depois, o pedaço de terra, ferrugem e ferro foi transportado para um hospital local, onde foi digitalizado com tomografia computadorizada. A tomografia revelou o arranjo preciso de pelo menos 14 ferramentas de ferro, que foram escavadas para estudos com raios-X individuais.

Todas as ferramentas estão fortemente corroídas, mas grande parte do ferro original permanece. Mais objetos podem estar escondidos na ferrugem.

A caixa é um achado importante para os arqueólogos, que irão realizar outras escavações em Borgring nos próximos três anos.

Ela é a primeira evidência direta de habitação humana nessa região. “Até agora, não encontramos nenhuma casa, mas agora temos provas de que havia pessoas aqui – espero que, no próximo ano, encontremos seus domicílios”, afirma Holm.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …