Herança dos vikings: arqueólogos descobrem fortaleza com mil anos na Dinamarca

Thue C. Leibrandt / Wikimedia

A perfeita forma circular da fortaleza significa que além de servir fortificação militar, era símbolo político do poder do rei
(na foto, a fortaleza de Trelleborg)

Arqueólogos dinamarqueses descobriram uma fortaleza viking, antes desconhecida, que data do século X, diz o artigo publicado na revista Antiquity. Segundo o artigo, a arquitetura extremamente avançada da fortaleza indica que os normandos não eram vagabundos e piratas primitivos.

“A descoberta desta fortaleza foi uma verdadeira investigação misteriosa para nós”, afirma Soren Sindbaek, arqueólogo da Universidade de Aarhus (Dinamarca), citado pela revista Science.

As primeiras fortalezas deste tipo, designadas pelos arqueólogos como castelos vikings em anel, foram descobertas na Dinamarca nos anos 30 do século passado.

Cada fortaleza era construída conforme um “plano tipo” — tinham quatro entradas, localizadas perpendicularmente uma à outra, duas ruas cruzadas precisamente no centro da fortificação e algumas “casas alongadas”, residências coletivas de vikings, entre outros edifícios.

Estas fortificações eram construídas em zonas estratégicas da Escandinávia, perto do mar, e também serviam de lugar onde se reuniam as tropas dos vikings antes de grandes campanhas militares.

No total, sublinha Soren Sindbaek, os arqueólogos descobriram cinco dessas fortificações em várias regiões da Dinamarca e no sul da Suécia. O estudo das últimas revelou que os vikings, além de fazer guerra, sabiam construir. No entanto, os cientistas ainda não têm opinião unânime quanto ao propósito e data de construção das fortalezas.

Sindbaek e seus colegas encontraram vestígios de mais uma fortaleza deste tipo na ilha de Zelândia (Dinamarca).

O mistério que há muito tempo suscitava a curiosidade do arqueólogo é que faltava parte das fortificações em lugares “evidentes”, onde devia haver tais castelos em anel.

Os vestígios apagados da história

Baseando-se nesta ideia, o cientista estudou mapas topográficos a três dimensões daquelas regiões da Dinamarca onde deviam estar situadas as fortificações, assim como imagens de geotradares das camadas superiores do solo.

Graças a estes métodos, foi descoberta a fortificação de Borgring, na ilha de Zelândia, cuja história difere significativamente em comparação com outros castelos em anel, por isso o estudo completo da fortaleza levou três anos após ter sido descoberta em 2014.

Segundo os especialistas, os vikings moraram no castelo durante várias gerações em vez de o abandonar após um ou dois séculos, como costumavam fazer com outras fortificações. Isso indica que o castelo tinha um estatuto especial.

A perfeita forma circular do castelo de Borgring, e de outros em anel, de acordo com Sindbaek e seus colegas, significa que além de servirem de fortificações militares, eles eram símbolos políticos, do poder do rei que submeteu e uniu toda a Dinamarca.

Caso a hipótese seja provada como verdadeira, no país devem existir vestígios de mais quatro castelos, a uns 50-70 quilômetros do castelo de Borgring e dos outros.

Os cientistas esperam que as próximas análises de imagens de radar ajudarão a encontrar essas fortificações e a entender que papel eles desempenhavam na vida política da Dinamarca, mais de um milhar de anos atrás.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …