Camiseta de Priyanka Chopra em capa de revista causa polêmica

(dr) Condé Nast

Priyanka Chopra na capa da edição indiana da revista Traveller

Priyanka Chopra na capa da edição indiana da revista Traveller

A ex-Miss Mundo Priyanka Chopra teve uma reviravolta em sua vida quando passou de atriz de Bollywood para a protagonista de ‘Quântico’, uma das séries americanas de maior sucesso do momento. No entanto, as notícias recentes que envolvem seu nome não têm absolutamente nada a ver com sua carreira de sucesso.

A atriz indiana Priyanka Chopra, que atualmente vive nos Estados Unidos, vem sendo o centro de uma polêmica por estrelar a capa da última edição da revista Traveller, da Condé Nast, usando uma camiseta controversa. A peça mostra as palavras ‘refugiado’, ‘imigrante’ e ‘forasteiro’ riscadas, e dá destaque para a palavra ‘viajante’.

A imagem causou revolta nas redes sociais e a atriz foi acusada de insensibilidade à situação dos refugiados e de insultá-los. Além disso, os internautas ainda chamaram atenção para o fato de que ser um refugiado não é uma questão de opção.

A publicação pediu desculpas e, através da BBC, afirmou que sua intenção era ‘destacar os rótulos muitas vezes colocados sobre as pessoas’. A atriz também tentou se retratar e, em entrevista a um canal de televisão da Índia declarou que a ideia da camiseta surgiu da revista, que produziu a peça especialmente para a ocasião

Eles me imploraram para vesti-la. Disseram que estavam abordando a xenofobia que é um grande problema que está acontecendo”.

E continuou – “Eu acho que comprei a ideia. Eu realmente sinto muito sobre os sentimentos que feri. Sempre me posicionei contra os rótulos. Estou muito chateada e me sinto terrível, mas a mensagem foi mal interpretada“, declarou.

Por mais que a intenção da revista possa ter sido boa, dar a entender que ser refugiado é uma questão de escolha – e que eles são na verdade meros ‘viajantes’, como se estivessem fazendo turismo – soa como glamourização da terrível crise humanitária que está acontecendo atualmente no mundo.

Em seu website, a Conde Nast publicou um comunicado respondendo às críticas e explicando a intenção da mensagem.

É sobre rotular imigrantes, refugiados ou forasteiros criando uma cultura de xenofobia. É sobre como estarmos permitindo que alguns líderes poderosos construam barreiras que tornam ainda mais difícil que pessoas brilhantes, motivadas e trabalhadoras vejam mais do mundo, aprendam com ele e o tornem melhor para todos nós”.

De um lado, a insensibilidade à situação dos refugiados. Do outro, a liberdade criativa e de expressão. Onde fica o bom senso?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …

Professora diz aos alunos que o Papai Noel não existe (e é demitida)

Uma professora substituta, em uma cidade norte-americana, já não vai voltar a ser chamada para dar aulas – além do Papai Noel, ela também “matou” o Coelhinho da Páscoa e a Fada do Dente. Por todo …

Maior quebra-cabeças do mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …

O melhor amigo do homem é a solução para a depressão

Há muito tempo se ouve pessoas dizerem, mas a Ciência acaba de comprovar: o cão é mesmo o melhor amigo do homem, sobretudo quando este sofre de depressão. De acordo com um novo estudo, realizado por …

O arroz “esconde” um perigo para o corpo humano

O arroz, grão amplamente utilizado por todo o mundo como parte essencial da dieta alimentar humana, pode acumular grandes quantidades de arsênico e outras toxinas, a maioria das quais entra no corpo durante a digestão. A …

Teste experimental detecta câncer em apenas 10 minutos

Cientistas australianos desenvolveram um novo teste capaz de detectar câncer em apenas 10 minutos, utilizando o DNA obtido através de uma amostra de sangue. A detecção precoce tem melhorado significativamente o prognóstico do câncer. Por esse …

Nova regra em Wall Street: evitar mulheres a todo o custo

Os homens de Wall Street estão adotando certos comportamentos para afastar as mulheres da esfera econômica após o surgimento do movimento #MeToo. Evitam jantares com colegas de trabalho, não se sentam ao lado de mulheres nos …

Cientistas encontram a água mais estranha de todo o Sistema Solar

Febe, um dos satélites de Saturno, tem a água mais incomum do Sistema Solar, apontou um novo estudo realizado por uma equipe de cientistas do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, no estado norte-americano do …