Camiseta de Priyanka Chopra em capa de revista causa polêmica

(dr) Condé Nast

Priyanka Chopra na capa da edição indiana da revista Traveller

Priyanka Chopra na capa da edição indiana da revista Traveller

A ex-Miss Mundo Priyanka Chopra teve uma reviravolta em sua vida quando passou de atriz de Bollywood para a protagonista de ‘Quântico’, uma das séries americanas de maior sucesso do momento. No entanto, as notícias recentes que envolvem seu nome não têm absolutamente nada a ver com sua carreira de sucesso.

A atriz indiana Priyanka Chopra, que atualmente vive nos Estados Unidos, vem sendo o centro de uma polêmica por estrelar a capa da última edição da revista Traveller, da Condé Nast, usando uma camiseta controversa. A peça mostra as palavras ‘refugiado’, ‘imigrante’ e ‘forasteiro’ riscadas, e dá destaque para a palavra ‘viajante’.

A imagem causou revolta nas redes sociais e a atriz foi acusada de insensibilidade à situação dos refugiados e de insultá-los. Além disso, os internautas ainda chamaram atenção para o fato de que ser um refugiado não é uma questão de opção.

A publicação pediu desculpas e, através da BBC, afirmou que sua intenção era ‘destacar os rótulos muitas vezes colocados sobre as pessoas’. A atriz também tentou se retratar e, em entrevista a um canal de televisão da Índia declarou que a ideia da camiseta surgiu da revista, que produziu a peça especialmente para a ocasião

Eles me imploraram para vesti-la. Disseram que estavam abordando a xenofobia que é um grande problema que está acontecendo”.

E continuou – “Eu acho que comprei a ideia. Eu realmente sinto muito sobre os sentimentos que feri. Sempre me posicionei contra os rótulos. Estou muito chateada e me sinto terrível, mas a mensagem foi mal interpretada“, declarou.

Por mais que a intenção da revista possa ter sido boa, dar a entender que ser refugiado é uma questão de escolha – e que eles são na verdade meros ‘viajantes’, como se estivessem fazendo turismo – soa como glamourização da terrível crise humanitária que está acontecendo atualmente no mundo.

Em seu website, a Conde Nast publicou um comunicado respondendo às críticas e explicando a intenção da mensagem.

É sobre rotular imigrantes, refugiados ou forasteiros criando uma cultura de xenofobia. É sobre como estarmos permitindo que alguns líderes poderosos construam barreiras que tornam ainda mais difícil que pessoas brilhantes, motivadas e trabalhadoras vejam mais do mundo, aprendam com ele e o tornem melhor para todos nós”.

De um lado, a insensibilidade à situação dos refugiados. Do outro, a liberdade criativa e de expressão. Onde fica o bom senso?

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …